Selecione o dia...

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Safra de grãos pode atingir 199,9 milhões de toneladas, estima Conab

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230774.htm
[ ECONOMIA ] A safra de grãos 2014/2015 deve ficar entre 194,39 e 199,97 milhões de toneladas - o que representa variação 0,1% negativa ou 2,7% positiva em relação à safra passada. A previsão está no segundo levantamento da produção de grãos, divulgado ontem (11/11/14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O dado é provisório, por se tratar do início da safra. Este ano, o plantio começou com atraso em parte das áreas em função da falta de chuva.

Aplicativo permite que consumidor avalie operadoras de telefones celulares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230784.htm
[ SOFTWARES ] Um novo aplicativo lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite que usuários avaliem a qualidade do serviço das operadores de telefones celulares em itens como pacotes de voz e dados de redes, além de disponibilizar ranking construído a partir de indicadores de acessibilidade e conexão. Com a ferramenta, o consumidor terá mais segurança na hora de escolher a empresa prestadora. Para esclarecer o assunto, o NBR Entrevista convida o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Martins.

Pesquisadores do IAC desenvolvem feijão mais resistente à seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230782.htm
[ TECNOLOGIA ] Os produtores de feijão-carioca em diferentes regiões do Brasil começaram a cultivar, nas safras de 2013 e deste ano, uma variedade do feijoeiro Phaseolus vulgaris L. mais resistente à diminuição da disponibilidade de água durante o período de crescimento da planta.

CNA apóia Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230779.htm
[ POLITICA ] O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), lança a Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários. A ideia é alertar os integrantes da cadeia produtiva de proteína animal sobre os riscos e os malefícios do uso de medicamentos veterinários falsificados, contrabandeados, sem registro e produzidos a partir de formulações caseiras.

Drones na agricultura são debatidos no 5º GeoPantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230777.htm
[ EVENTOS ] As aplicações, vantagens e desvantagens do uso de veículos aéreos não tripulados (vant), ou drones, na agricultura de precisão e no monitoramento de áreas degradadas serão apresentadas durante o 5° Simpósio de Geotecnologias do Pantanal - 5º GeoPantanal, que ocorre de 22 a 26 de novembro de 2014, em Campo Grande (MS).

Dicas sobre segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230783.htm
[ TECNOLOGIA ] O direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentação de qualidade e em quantidade suficiente é garantido ao brasileiro pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de setembro de 2006. Ao Estado, cabe promover políticas públicas que assegurem esse direito aos cidadãos. Mas a população também deve tomar cuidados para que a segurança alimentar seja consolidada. Veja na reportagem de Paula Pontes.

Fortuna de super-ricos é incontrolável, diz pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230781.htm
[ TECNOLOGIA ] O pesquisador Antonio David Cattani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação na Paris-Sorbonne, diz ter escolhido um caminho diferente de 99% de seus colegas. Enquanto a maioria dos cientistas sociais se debruçam sobre questões relativas a pobreza e a miséria, Cattani resolveu desbravar o outro lado da problemática da desigualdade social - a extrema riqueza, ou os super-ricos.

Inovação tecnológica e mercado serão tema do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230778.htm
[ EVENTOS ] Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja. Esse será o tema do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015, que serão realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de 22 a 25 de junho de 2015, em Florianópolis (SC). A programação técnica acaba de ser definida e o debate estará focado nos vários aspectos do agronegócio da soja envolvendo, o manejo da cultura, o controle de pragas e doenças, o impacto das mudanças climáticas, a infraestrutura de produção, o armazenamento e transporte, a comercialização, entre outros. "Além disso, novas tecnologias que certamente irão mudar paradigmas de produção serão apresentadas, principalmente, as advindas da biotecnologia", destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja.

Lei Geral das Antenas avança e está pronta para votação no plenário do Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230776.htm
[ POLITICA ] O Plenário do Senado Federal deve votar nos próximos dias em regime de urgência o projeto que institui a Lei Geral das Antenas. O substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 293/2012 foi aprovado ontem (11/11/14) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) da Casa.

Receita faz leilão eletrônico de bens apreendidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230775.htm
[ ECONOMIA ] A Receita Federal realizará leilão eletrônico no dia 14 de novembro de 2014, com embarcações, motocicletas, máquinas de beneficiamento de madeira e extração de óleo de palma, sucata de ferro, artigos de armarinho, vestuário, eletrodomésticos e eletrônicos estão entre os itens ofertados. Os lances podem ser feitos de qualquer lugar do país e poderão participar pessoas físicas e jurídicas. Os bens leiloados são oriundos de apreensões realizadas pela Receita Federal e por órgãos parceiros.

Pesquisar este blog