Selecione o dia...

sábado, 15 de novembro de 2014

Região agrícola mais produtiva dos EUA está ameaçada pela seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230811.htm
[ ECONOMIA ] A Califórnia produz quase 60% dos alimentos consumidos no país. Porém, diante da seca prolongada, os produtos estão cada vez mais caros. Só nesta safra, cerca de 17 mil pessoas perderam o emprego. Veja na reportagem de Yula Rocha.

Pesquisadores da Funed transformam em remédio velhas receitas caseiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230812.htm
[ VIDEOS ] Duas plantas, comuns nos quintais das casas, são o princípio ativo de medicamentos que serão distribuídos pelo SUS.

Campanha explica funcionamento da oferta de telefonia fixa em área rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230807.htm
[ ECONOMIA ] As empresas de telefonia fixa começaram a fazer campanhas de esclarecimento para moradores rurais que queiram aderir ao serviço. A ação foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os pedidos para instalação residencial ou comercial de linhas telefônicas devem ser encaminhados para as concessionárias locais. Mais informações estão disponível no site da Anatel.

Ações garantem oportunidades a jovens que desejam viver no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230806.htm
[ POLITICA ] Os jovens nascidos no campo que desejam permanecer na área rural podem buscar auxílio em diversos programas governamentais. O Pronaf Jovem, modalidade específica para a juventude do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destina linha de crédito a agricultores entre 16 e 29 anos. Outro exemplo é o programa Nossa Primeira Terra, que disponibiliza crédito para que pessoas entre 18 e 29 anos possam comprar terras e começar a produzir, assim como o conjunto de serviços oferecidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que permite que o jovem tenha oportunidades para viver plenamente no campo.

Capes lança aplicativo que permite acesso a conteúdos científicos de alto nível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230805.htm
[ SOFTWARES ] Um aplicativo desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) permite ao usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos, que conta com mais de 400 instituições participantes. Entre os conteúdos disponíveis gratuitamente estão teses, dissertações, livros e arquivos abertos. Pelo aplicativo, o usuário pode realizar buscas rápidas por nome, além de navegar em sites sugeridos. A ferramenta pode ser baixada nos sistemas iOS e Android.

Pantanal brasileiro é objeto de diversas pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230802.htm
[ TECNOLOGIA ] E a região está sendo estudada agora por meio dos sons. Um projeto de cooperação internacional usa a técnica da bioacústica para compreender melhor o ritmo do Pantanal.

Novo atrativo busca o controle da mosca-das-frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230814.htm
[ TECNOLOGIA ] Para captura da mosca-das-frutas, os produtores utilizam diversos tipos de atrativos, que vão do suco de frutas a produtos comerciais. Mas alguns não têm demonstrado tanta eficácia. Na serra gaúcha, o trabalho da pesquisa com um novo atrativo tem demonstrado bons resultados para identificação das pragas nos pomares. A maior eficiência também permite o uso de uma técnica chamada captura massal.

Até maio de 2015, 55 milhões de hectares serão inscritos no Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230813.htm
[ POLITICA ] Até maio de 2015, o Governo Federal fará a inscrição de 55 milhões de hectares, distribuídos em 7,5 mil assentamentos da reforma agrária e 160 territórios quilombolas, no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Eduardo Sturm, uma parceria foi firmada com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para possibilitar o cumprimento da medida no prazo legal.

Embrapa desenvolve carne suína light que ajuda a reduzir o colesterol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230804.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma pesquisa da Embrapa ajudou a construir na cadeia suinícola do Brasil em busca de maior rentabilidade aos produtores, o suíno light. Desde o lançamento do primeiro suíno light, o MS58, há 18 anos, até a recente apresentação da fêmea suína a aposta é em uma carne diferenciada, com baixo teor de gordura, e com valor agregado para que produtores possam atuar de maneira competitiva no mercado.

Pesquisas mostram que boa alimentação melhora a qualidade de vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230803.htm
[ TECNOLOGIA ] Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mais de 12% da população mundial está subnutrida em termos de consumo energético. A má nutrição atinge até mesmo aqueles que possuem quantidade suficiente de alimentos, já que não está relacionada ao tamanho da porção que é ingerida, e sim, na variedade da dieta. Pesquisas na área revelam que além de fornecer calorias para a sobrevivência, uma boa alimentação pode prevenir doenças, ajudar no aumento da longevidade e na melhoria da qualidade de vida de uma forma geral. Para conversar sobre o tema, o Conexão Ciência convidou o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Esdras Sundfeld.

Pesquisar este blog