Selecione o dia...

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Japão deve retomar compra de carne bovina brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231064.htm
[ ECONOMIA ] O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, Hisao Harihara, sinalizou, na tarde de ontem (08/12/14), que o mercado para a carne bovina brasileira deve reabrir. A notícia foi dada durante encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, no 1º Diálogo Brasil - Japão sobre Agricultura e Gêneros Alimentícios, que acontece em São Paulo (SP).

Biofábrica produz vespas que realizam o controle biológico de lagartas nas lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231059.htm
[ TECNOLOGIA ] Para se alcançar uma agricultura produtiva e sustentável, que preserva os recursos naturais, é necessário buscar tecnologias. O controle biológico de pragas é um alternativa sustentável, rentável e não tóxica de combate e prevenção de doenças nas lavouras. Para oferecer esta tecnologia aos produtores foi inaugurada, em 2014, no centro de treinamento da Emater/RS-Ascar, em Montenegro (RS), a biofábrica para a produção de vespas Trichogramma, visando o controle biológico de lagartas. Entenda como funciona esta biofábrica e os benefícios da utilização do controle biológico.

Banco Mundial diz que seca no nordeste brasileiro pode piorar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231057.htm
[ POLITICA ] A assessora regional sênior do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Karin Kemper, disse, em entrevista à Rádio ONU, que se a temperatura global continuar aumentando, a seca no nordeste do Brasil pode piorar. "Sabemos que o nordeste sempre sofreu com as secas, mas poderia ter uma frequência mais intensa ou poderia ter secas mais prolongadas. Sabemos que isso tem efeitos econômicos tanto para a população do interior, mas também podemos imaginar que, por exemplo, as cidades grandes do nordeste podem sofrer mais impactos por insegurança hídrica."

Como alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231054.htm
[ CONCURSOS ] Aplicar conhecimentos sobre genética e melhoramento de plantas em favor da produtividade da soja e da sustentabilidade. Essa é a missão de cinco estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), sendo dois do programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e três do curso de Engenharia Agronômica.

Tese avalia variedades de cana-de-açúcar que podem gerar mais energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231063.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) analisou as variedades genéticas de cana-de-açúcar para avaliar as que melhor podem gerar energia. O trabalho do doutorando Luís Cláudio Inácio da Silveira, técnico da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) foi defendido em banca de doutorado ontem (08/12/14). A tese, intitulada "Seleção de famílias de irmãos completos em cana-de-açúcar para produção de biomassa", foi orientada pelo professor Edelclaiton Daros. A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas mais eficientes na conversão de energia solar em energia química.

Leilão de energia alternativa terá 530 usinas eólicas e 40 de biomassa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231062.htm
[ ECONOMIA ] A energia eólica é o destaque do leilão de fontes alternativas que será feito em abril de 2015 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Serão 530 usinas eólicas, com um total de 12.865 megawatts (MW) de potência instalada. O leilão vai contratar energia elétrica com início de suprimento a partir de 1º de janeiro de 2015.

Publicidade de alimentos que fazem mal á saúde é alvo do Idec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231061.htm
[ POLITICA ] A publicidade de alimentos que fazem mal à saúde está na mira do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O instituto está divulgando uma publicação que alerta para os riscos de aumento da obesidade e de outras doenças.

Pesquisar este blog