Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Brasil pode perder 30% de suas línguas indígenas nos próximos 15 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231165.htm
[ POLITICA ] O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15 anos, um terço de suas línguas indígenas, estima o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho. Atualmente, os índios brasileiros falam entre 150 e 200 línguas e devem ser extintas, até 2030, de 45 a 60 idiomas. "Um número expressivo de povos, inclusive na Amazônia, tem cinco ou seis falantes apenas. Nós temos 30% [das línguas] dos cerca de 200 povos brasileiros com um risco de desaparecer nos próximos dez ou 15 anos, porque você tem poucos indivíduos em condições de falar aquela língua", alerta Levinho.

Instituto de Pesca de São Paulo oferece mestrado em Aquicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231155.htm
[ CURSOS ] O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Pesca do Instituto de Pesca, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), oferece um curso de mestrado stricto sensu em Aquicultura, com o objetivo de capacitar científica e tecnologicamente profissionais de nível superior nessa área.

Parklets se espalham e agradam paulistanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231146.htm
[ POLITICA ] Criados em São Francisco, nos estados unidos, os Parklets foram regulamentados pela prefeitura de São Paulo em abril deste ano. Já são mais de dez instalados na zona oeste aqui da capital. Veja na videorreportagem de Renata Falzoni e Felipe Meireles.

Homo Sapiens - Episódio 3 - "Ele domestica a natureza"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231125.htm
[ TECNOLOGIA ] Há 250 mil anos os representantes da nossa espécie exploravam a Terra e se deslocaram para cada território do nosso planeta. Este homem sábio imortalizou sua presença através de gloriosas obras: túmulos e monumentos dedicados aos Deuses. A escrita, arquitetura e a medicina completam estes exemplos que expressam a grandiosidade dos nossos antepassados.

Melhoramento genético da soja pode ser solução para fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231157.htm
[ TECNOLOGIA ] Aplicar conhecimentos sobre genética e melhoramento de plantas em favor da produtividade da soja e da sustentabilidade. Essa é a missão de cinco estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, sendo dois do programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e três do curso de Engenharia Agronômica.

O que esperar do Verão 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231145.htm
[ TECNOLOGIA ] O que esperar do verão 2015? Teremos a seca e o calor extremo que marcaram 2014? O meteorologista Alexandre Nascimento da Climatempo explica como será a nova estação em todo o Brasil. Confira!

Pesquisar este blog