Selecione o dia...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Saberes tradicionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231199.htm
[ VIDEOS ] Há várias formas de se construir o conhecimento, e uma delas é por meio empírico, onde os saberes tradicionais são adquiridos através da vivência. No Brasil, há várias comunidades espalhadas que apreendem dessa maneira. Para conciliar o saber acadêmico ao tradicional, as universidades vêm se aproximando dessas comunidades. Para conversar mais sobre o tema, o programa convidou José Jorge de Carvalho, coordenador do Instituto de Inclusão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) José Jorge de Carvalho.

Torre de 325 metros vai sentir o clima da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231196.htm
[ TECNOLOGIA ] Depois de anos de planejamento e acertos com parceiros internacionais, começou a ser construída uma torre de 325 metros de altura que será usada para estudar a Floresta Amazônica. A torre Atto (sigla em inglês para Torre Alta de Observação da Amazônia), que será mais alta do que a Torre Eiffel, está sendo erguida ao norte de Manaus, na Reserva Biológica do Uatumã, a leste da represa de Balbina.

As quase 200 nações que participavam da Conferência do Clima chegaram a acordo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231195.htm
[ POLITICA ] Mas o compromisso foi criticado por ambientalistas.

Brasil recebe prêmio da FAO por avanço na luta contra a fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231202.htm
[ POLITICA ] De acordo com o Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), várias razões foram importantes para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome: índices de emprego, aumento real do salário mínimo e políticas de transferência de renda. Por esses e outros motivos, o órgão premiou o Brasil pelo progresso na luta contra o problema. Para conversar sobre o tema, o NBR Entrevista recebe o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

Minas apresenta estudos de viabilidade técnica para implantação de oito parques tecnológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231201.htm
[ TECNOLOGIA ] Araxá, Brumadinho, Diamantina, Lavras, Montes Claros, Alto Paranaíba (Patrocínio e Patos de Minas), São João Del Rei e Teófilo Otoni poderão ganhar um forte instrumento indutor de desenvolvimento social e econômico. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente Gamarano, presidiu o encontro onde foram apresentados os resultados dos estudos de viabilidade técnica para os parques tecnológicos destas cidades, promovido em parceria com o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev/UFV). Na oportunidade, o secretário Vicente Gamarano e a superintendente de Inovação Tecnológica, Brenda Alves, receberam o relatório dos resultados, entregue pela diretora executiva do Centev, Adriana Ferreira de Faria.

A vida no Quilombo do Algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231198.htm
[ POLITICA ] Comunidades de baixa renda recuperam a auto estima com ações do programa Brasil Sem Miséria. Conheça a história da D. Rosa, do Quilombo do Algodão, no 5º Distrito de Pelotas. Para ela e as outras seis famílias da comunidade, coisas básicas como o acesso à energia elétrica e saneamento básico são recentes. Esse documentário mostra a melhora na condição de vida na comunidade após o início do trabalho desenvolvido pelos extensionistas da Emater/RS.

Pesquisar este blog