Selecione o dia...

domingo, 11 de janeiro de 2015

Dança da chuva ? Parte 1: Rios voadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231320.htm
[ TECNOLOGIA ] De onde vem a água que chega às torneiras das cidades no Sudeste brasileiro? O que explica a escassez que causou alarme nos últimos meses, num país renomado pela abundância de água doce? Sem a possibilidade de chegar a uma resposta simples e incontestável, aspectos diversos do assunto foram tratados na reportagem de capa da edição de dezembro da revista Pesquisa Fapesp. E não cabe num único vídeo. Fomos perguntar ao pesquisador Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre a importância da Amazônia na formação de rios voadores que levam água para regiões distantes dentro do Brasil e nos países vizinhos. O que ele contou, na conversa realizada no jardim do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), é essencial para as reflexões da engenheira Monica Porto, da Escola Politécnica da USP, sobre a importância da chuva para abastecer os mananciais paulistas. As entrevistas foram realizadas em novembro de 2014.

Limites da urbanização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231318.htm
[ POLITICA ] O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra dois cenários. O primeiro está relacionado ao desenvolvimento das cidades no que diz respeito à realização de obras como prédios, pontes, viadutos e estradas. Ao lado disso, está a necessidade de retirar a vegetação. O segundo é uma das consequências da modernização: a perda do habitat natural. Leia a íntegra da sinopse http://is.gd/tPjk7e.

Peixes e anfíbios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231317.htm
[ TECNOLOGIA ] O Meio Ambiente por Inteiro desta semana trata de dois temas. Um deles é a pesca. Quais são os tipos de pesca praticados no Brasil e as regras para cada atividade? O programa traz, também, as curiosidades relacionadas aos anfíbios e a importância que exercem no ecossistema. E mais: um quadro super especial, com dicas de culinária em que o principal ingrediente é a rã. Leia a íntegra da sinopse http://is.gd/jMOk1y.

Supersimples promete agilizar a vida do pequeno empreendedor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231316.htm
[ ECONOMIA ] Desde o dia primeiro de janeiro está valendo a lei complementar que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e traz 81 mudanças em relação ao projeto anterior. A chamada "universalização" do imposto supersimples, além de reunir impostos num único boleto e reduzir a burocracia, amplia o acesso do setor de serviços ao supersimples. Mais de 140 atividades de serviços podem agora aderir a este novo regime de tributação.

Parque dos Xetás, no Paraná, ganha esperança em projeto de estudante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231315.htm
[ VIDEOS ] Situado no centro de Umuarama, uma cidade de cento e seis mil habitantes no estado do Paraná, está o Parque dos Xetá, também conhecido como Bosque do Índio. Uma área de duzentos mil metros quadrados que enfrenta diversos desafios. Entre eles, poluição, segurança e a ausência de infraestrutura adequada. A situação foi registrada pelo o Projeto Brasil Além. Uma produção colaborativa entre o Canal Futura e a organização holandesa Lookalmondial. A reportagem é dos estudantes de jornalismo Ana Carolina Vieira, Joana Pinto de Oliveira e Fernanda Batistela.

Artigos escolares terão ter selo de segurança do Inmetro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231322.htm
[ POLITICA ] O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou uma portaria que permite a comercialização e fabricação de artigos escolares apenas com o selo de certificação de segurança do Inmetro. O objetivo é fornecer mais segurança aos pais durante a compra do material escolar. A multa de infração da norma varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. A nova regra entra em vigor a partir de 28 de fevereiro de 2015.

Agricultura familiar e agroindústria: A esperança vem do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231321.htm
[ POLITICA ] O programa mostra a inciativa de agricultores que juntos conseguiram superar as dificuldades e perseverar no campo. Confira na reportagem.

SP: expectativas da pecuária para 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231319.htm
[ TECNOLOGIA ] Em todo o Brasil, 2014 foi positivo para a pecuária. O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, no interior de São Paulo, gravou uma entrevista com nossa equipe. Ele falou sobre novas tecnologias. Além, claro, das expectativas para 2015.

Profissional do Futuro realiza manejo que reduz custo de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231314.htm
[ TECNOLOGIA ] Manejo Integrado de Pragas (MIP) reduz custos de até uma saca e meia de soja por hectare.

Mecanização agrícola na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231313.htm
[ ECONOMIA ] Tecnologia e mecanização agrícola contribuem no aumento da produtividade no estado de Roraima, na Amazônia brasileira. Confira na reportagem do programa Amazônia Rural.

Pesquisar este blog