Selecione o dia...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Embrapa disponibiliza primeiro híbrido de sorgo biomassa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231354.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma planta que atinge até seis metros em apenas 180 dias é uma alternativa interessante para uma das grandes demandas da atualidade, a geração de energia. Trata-se de um tipo de sorgo que apresenta rápido crescimento e alto potencial produtivo. O chamado sorgo biomassa tem sido pesquisado pela Embrapa e apresenta qualidade para gerar energia com poder calorífico similar ao da cana, do eucalipto e do capim-elefante.

Conab divulga estimativas para a safra de café em 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231352.htm
[ ECONOMIA ] A estimativa para a safra de café deste ano está entre 44,11 milhões e 46,61 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. Os dados foram apresentados ontem (13/01/15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a divulgação do primeiro levantamento da safra.

Donos de pequenos negócios brasileiros estão conectados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231350.htm
[ TECNOLOGIA ] O acesso à internet é uma prática para a quase totalidade dos donos de micro e pequenas empresas brasileiras, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. De acordo com pesquisa inédita do Sebrae, 92% desses empresários usam a internet. Quando comparado ao acesso feito pelo conjunto da população brasileira, os empreendedores se mostram bem mais conectados. Dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) indicam que 59% da população utilizam a rede global de computadores.

ITAL divulga o calendário de eventos e cursos do ano de 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231349.htm
[ EVENTOS ] O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), está divulgando o calendário de eventos de 2015. Neste ano, o ITAL irá oferecer ao público o total de 56 eventos, entre workshops, cursos, seminários etc.

IAC oferece Curso de Verão em Solos e Gestão Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231348.htm
[ CURSOS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) elegeu 2015 o Ano Internacional dos Solos. Para apoiar a iniciativa, a Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), oferece o Curso de Verão em Solos e Gestão Ambiental, que será realizado de 23 a 27 de fevereiro de 2015, em Campinas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2015, pela internet. O valor do investimento é de R$ 50.

Governo anuncia medidas para facilitar escoamento de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231347.htm
[ POLITICA ] Com a estimativa de safra recorde de grãos em 2015, com produção superior a 202 milhões de toneladas, o governo anunciou ontem (13/01/15) série de medidas para facilitar o escoamento da produção, que incluem incentivo do uso de portos localizados nas regiões Norte e Nordeste, automatização do sistema de agendamento da chegada de caminhões ao Porto de Santos, colocação de cascalho e disponibilização de tratores para socorro de veículos atolados na BR 163.

Um mundo de cristais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231346.htm
[ VIDEOS ] No Meio Ambiente por Inteiro desta semana, você vai conhecer a cidade de Cristalina, em Goiás. Vamos mostrar a história da localidade e relatos curiosos de moradores. Você vai ver, também, como é feita a extração das pedras e o comércio dos cristais, e conhecer as leis que tratam do tema. Os produtos atraem, principalmente, turistas estrangeiros. Leia a íntegra da sinopse http://is.gd/pIk7bR.

Com discurso social, Patrus vira desafeto de produtores rurais de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231353.htm
[ POLITICA ] Produtores rurais do interior de São Paulo não esconderam a indigestão com o discurso de posse do ministro Patrus Ananias (PT) que, ao assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no início do mês de janeiro de 2015, falou em "função social da propriedade" e numa ampla discussão sobre reforma agrária com participação de conselhos, movimentos sociais e outras instituições.

Ibama e SDA proíbem a utilização de alguns ingredientes ativos em culturas de algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231351.htm
[ POLITICA ] O Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rodrigo Figueiredo, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Voney Zanardi Junior, publicaram no dia 9 de janeiro de 2015 a Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 1, no Diário Oficial da União (DOU), que proíbe, até o encerramento do processo de reavaliação ambiental do Ibama, a aplicação de produtos agrotóxicos e afins à base de Fipronil, Imidacloprido, Tiametoxam ou de Clotianidina na cultura do algodão e em culturas de inverno instaladas a menos de 300 metros das áreas de cultivo do algodoeiro em fase de florescimento.

Homeopatia na capricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231345.htm
[ TECNOLOGIA ] Cada vez mais a homeopatia se firma como um tratamento eficiente para manter a saúde das pessoas e dos animais. Tanto que a Emater-Ascar está proporcionando cursos para os extensionistas, para que eles levem este conhecimento até os agricultores. Este tratamento é mais barato e também não deixa resíduos no animal, o que propicia uma carne com mais qualidade. A matéria a seguir mostra a eficiência da homeopatia na criação de cabras.

Cultura de abelhas sem ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231344.htm
[ TECNOLOGIA ] Na Zona Sul do Rio Grande do Sul, um agricultor cuida das abelhas sem ferrão. Além do instinto de preservar a espécie de abelhas mirim, seu Lübke, no município de Turuçu é referência na meliponicultura e sua propriedade recebe visitas de estudantes, produtores, técnicos e pesquisadores que querem aprender mais sobre o assunto.

Pesquisar este blog