Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como se alimentar bem no verão?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231365.htm
[ VIDEOS ] Com tanto calor, muita gente que está de folga aproveita para curtir uma praia ou um banho na beira dos rios pelo país afora. O problema é que o calor também acaba afetando os alimentos que consumimos. O Ministério da Saúde registra a cada ano 13 mil casos de intoxicação alimentar no país. Nessa época, que é a mais quente do ano, é registrado, em média, um aumento de 20% no número desse tipo de atendimento em prontos-socorros e hospitais do brasil, principalmente, por causa de intoxicações alimentares e ingestão de alimentos mal armazenados e estragados. No programa de hoje, vamos falar sobre os principais cuidados que você deve ter com os alimentos durante o verão. Em nosso estúdio Melanie Rodackie, endocrinologista, nutróloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também a estudante Júlia Neiva.

Navio cargueiro movido a vento é uma enorme vela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231362.htm
[ TECNOLOGIA ] São muitas as propostas para que os navios incorporem novas tecnologias que os tornem mais "verdes", incluindo navios movidos a hidrogênio. No campo da exploração da energia dos ventos, a ideia de voltar no tempo para a navegação a vela tem seus adeptos, mas os desafios técnicos do lançamento e recolhimento das velas tem inibido a adoção desses projetos.

Cursos online e gratuitos para começar agora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231360.htm
[ CURSOS ] O início de um novo ano estimula muitas pessoas a realizarem novos projetos e a procura por cursos de capacitação costuma aumentar. Diversas universidades brasileiras oferecem cursos online e gratuitos e muitos deles podem ser iniciados a qualquer momento. Pensando nisso, o Porvir fez uma seleção dos cursos oferecidos por renomadas instituições de ensino do país. Entre eles, destacam-se cursos voltados para educadores.

Pesquisa pública e inovação: a agricultura na vanguarda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231359.htm
[ ARTIGOS ] Poucos sabem, mas, até os anos 1970, o Brasil era um grande importador de alimentos. Exportava café e açúcar, mas importava leite, manteiga, carnes, e até arroz e feijão. As famílias consumiam cerca de 40% da sua renda com alimentação. Nas últimas quatro décadas tudo mudou. Com investimentos em pesquisa e inovação e políticas públicas adequadas, o Brasil passou a produzir grande diversidade de alimentos com eficiência inigualável. A comida se tornou farta e mais barata: hoje gastamos algo como 16% da nossa renda com alimentação.

Livro aborda Energia Solar para produção de eletricidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231357.htm
[ LIVROS ] Com o encarecimento da energia elétrica gerada pelas termoelétricas e as dificuldades que atravessam as hidroelétricas, a energia solar ganhou grande repercussão no Brasil, sustentada pelo fato de o índice de radiação solar no Brasil ser um dos mais altos do mundo. Para se ter ideia, na região Nordeste, a irradiação solar varia de 5.700 a 6.100Wh/m² dia.

Atitudes simples ajudam na redução do consumo de água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231355.htm
[ ECONOMIA ] O consumo responsável é um grande aliado na preservação do meio ambiente. Quando o assunto é água, isso se torna ainda mais importante, já que este é um recurso finito. Mudar hábitos no dia a dia pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia familiar e também garantir o abastecimento em dias quentes como os que são registrados no Paraná neste mês.

Está no ar a 18ª edição da revista Inovação em Pauta - FINEP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231364.htm
[ TECNOLOGIA ] A 18ª edição da revista Inovação em Pauta já pode ser acessada em formato flip book, no site da Finep. A reportagem de capa da publicação destrincha a tecnologia da certificação digital e mostra os avanços do Brasil na área. A própria Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) já está em processo para adotar o método inovador, que oferece mais segurança e rapidez.

Inmetro lança edital de pós-graduação em biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231363.htm
[ CURSOS ] O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu as inscrições para o processo da pós-graduação em Biotecnologia, nas modalidades mestrado acadêmico e doutorado. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2015 para se inscreverem na chamada pública.

EUA anunciam medidas para reduzir emissões de metano em até 45%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231361.htm
[ POLITICA ] A Casa Branca anunciou ontem (14/01/15), no âmbito da luta contra as alterações climáticas, um conjunto de medidas que visam a reduzir as emissões de metano, que representam perto de 10% dos gases de efeito estufa emitidos pelos Estados Unidos. O objetivo traçado pela administração norte-americana é reduzir as emissões de metano, ligadas à exploração e à distribuição de gás e de petróleo, entre 40% e 45% até 2025, em relação aos índices de 2012.

Banco Mundial diz que economia global deve melhorar em 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231358.htm
[ ECONOMIA ] O Banco Mundial prevê que a economia global deve melhorar em 2015 com um crescimento de 3%, um pouco mais do que os 2,4% registrados no ano passado. A conclusão consta do relatório Perspectiva Econômica Global, lançado no dia 13 de janeiro. O documento diz ainda que a tendência de alta deve continuar em 2016 e 2017 com um avanço de 3,3% e 3,2% respectivamente.

Chamada Universal 2014 aprova cinco projetos da Embrapa Hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231356.htm
[ TECNOLOGIA ] Cinco propostas de projetos de pesquisas da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) foram aprovadas na Chamada Universal 2014 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e que atua no fomento à pesquisa científica e tecnológica. A mais concorrida entre as diversas modalidades de financiamento à pesquisa - o Edital 14/2014 aprovou 4.943 projetos em todo o Brasil - e com maior volume de recursos, a Chamada Universal está aberta a qualquer área do conhecimento científico, a exemplo de agronomia, farmácia, veterinária, engenharia, medicina, informática, entre muitos outros temas. A diversidade também está presente nos projetos de pesquisa de hortaliças aprovados, e que envolvem desde melhoramento genético a estudos comparativos de avaliação da qualidade do solo.

Pesquisar este blog