Selecione o dia...

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Programa Mais Alimentos leva tecnologia para o meio rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231413.htm
[ POLITICA ] O Programa Mais Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi criado em 2008 com o objetivo de modernizar propriedades da agricultura familiar e aumentar a produtividade e a produção de alimentos desse setor. Para falar sobre o assunto, o NBR Entrevista conversou com o coordenador da iniciativa, Marco Antônio Viana Leite.

Documentário sobre os malefícios dos agrotóxicos estreia amanhã na TV Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231411.htm
[ VIDEOS ] Ao longo dos últimos 30 anos, câncer, doenças neurológicas, diabetes e disfunções reprodutivas cresceram muito. Como explicar esta epidemia preocupante, que afeta particularmente os países ditos "desenvolvidos"? É esta a premissa de "Nosso Veneno Cotidiano", documentário da jornalista francesa Marie-Monique Robin que a TV Brasil apresenta a partir de amanhã (21/01/15), às 22 horas, em dois episódios no formato de telefilme.

Biocarvão melhora fertilidade e ajuda na descontaminação do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231409.htm
[ TECNOLOGIA ] Cientistas e agricultores estão trabalhando juntos no Peru para reduzir os impactos das mudanças climáticas ao produzirem biocarvão. Em um forno revestido de alumínio instalado no pátio da Estação Biológica de Villa Carmen, ao norte da cidade de Pillcopata, em Cusco, eles produzem o composto a partir da queima de bambu, abundante na região. Desde 2012, o biocarvão é usado em plantações de mandioca, milho, pimentão e cana-de-açúcar. De acordo com pesquisadores, o material mostrou-se capaz de aumentar a fertilidade do solo e favorecer o crescimento das plantas cultivadas.

Economia solidária prioriza o desenvolvimento sustentável e a inclusão social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231407.htm
[ ECONOMIA ] A economia solidária prioriza o desenvolvimento sustentável, com inclusão social. Compreende diversas práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, comércio justo e consumo solidário. A meta do Plano Nacional de Economia Solidária é investir em financiamentos e capacitação para fortalecer os empreendimentos em todo o país.

Equoterapia: ferramenta para a reabilitação física

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231415.htm
[ TECNOLOGIA ] Tratamento realizado pelo Senar Goiás, em parceria com a Casa de Eurípedes é tema de matéria veiculada pela TV Serra Dourada. Entre os pacientes estão pessoas de mobilidade reduzida, portadores de necessidades físicas ou mental e dependência química.

Equoterapia: ferramenta para a reabilitação física

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231415.htm
[ TECNOLOGIA ] Tratamento realizado pelo Senar Goiás, em parceria com a Casa de Eurípedes é tema de matéria veiculada pela TV Serra Dourada. Entre os pacientes estão pessoas de mobilidade reduzida, portadores de necessidades físicas ou mental e dependência química.

Previsão 15 dias: ASAS se afasta e chove mais em SP, Nordeste seca mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231412.htm
[ TECNOLOGIA ] Confira com o meteorologista César Soares da Climatempo a tendência para os próximos 15 dias em todo o Brasil.

Extrato de planta pode ajudar na produção de soro antiofídico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231410.htm
[ TECNOLOGIA ] Embora existam soros específicos para as diferentes espécies de cobras, o processo de produção de todos eles segue o mesmo padrão. Primeiro, o veneno da serpente é introduzido no organismo de um cavalo, que reage produzindo anticorpos. Estes são retirados do seu sangue e formam o soro antiofídico. A quantidade de peçonha inoculada não é capaz de matar o animal, porém frequentemente gera um processo inflamatório local, comprometendo seu estado geral de saúde e sua produção de células de defesa. O veterinário e pesquisador Marcelo Abrahão Strauch, do Instituto Vital Brazil (IVB), está à frente de um projeto que tem como objetivo diminuir as lesões e os edemas apresentados pelos equinos durante o processo de imunização.

Suicídio e desespero entre os indígenas do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231408.htm
[ POLITICA ] Muitos jovens indígenas estão encontrando uma maneira definitiva de escapar do desespero: o suicídio. Por trás dessa tendência perturbadora estão os conflitos por terra.

Produção brasileira de grãos bate recorde em 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231406.htm
[ ECONOMIA ] Foram mais de 190 milhões de toneladas de grãos colhidos em todo o Brasil, um crescimento de 2,4% em relação à safra anterior. Os agricultores comemoram os números, mas seguem em alerta com as lagartas que estão surgindo nas lavouras de soja.

Pesquisar este blog