Selecione o dia...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sistema de reuso de água economiza mais de 80 mil litros por mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231494.htm
[ TECNOLOGIA ] Um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) é o Modelo Fitogeográfico da Bacia do Rio Grande, que auxiliará programas de revitalização em áreas de preservação permanente na Bacia. O projeto realiza o inventário florestal; mapeamento da diversidade florística; mapeamento do uso do solo; estudo da diversidade genética de espécies arbóreas, monitoramento hídrico e análise de carbono.

Criação de equinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231490.htm
[ VIDEOS ] O Meio Ambiente por Inteiro desta semana trata de criação de equinos. Considerada uma atividade de peso na economia brasileira, ao contrário do que se pensa, ela causa impactos ambientais. Entre eles, o principal é a degradação das pastagens. O programa mostra o que os produtores têm feito para garantir lucros sem agredir o meio ambiente. Conheça, ainda, curiosidades sobre os cavalos e o uso do animal em modalidades esportivas. Uma delas exige muita rapidez e resistência. Leia a íntegra da sinopse http://is.gd/PdlDTR.

Artigo publicado na revista Science reconhece eficácia da Moratória da Soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231489.htm
[ POLITICA ] A revista Science, uma das mais importantes referências da literatura científica, publicou no dia 22 de janeiro de 2015 um artigo sobre a eficácia da Moratória da Soja no combate ao desmatamento da Amazônia. O estudo, assinado por cientistas brasileiros e norte-americanos, defende que o acordo, que promove uma restrição de mercado, obteve melhores resultados no combate ao desmatamento do que a própria legislação brasileira.

Saiba como se inscrever no ProUni e concorrer a uma bolsa no ensino superior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231487.htm
[ CURSOS ] O estudante que se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), a partir do dia 26 de janeiro de 2015, pode escolher até duas opções de curso, mas deve ficar atento às chamadas e prazos para matrícula. Nesta edição, o ProUni oferece 213.113 bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior. Do total, 135.616 bolsas são integrais e 77.497 são parciais. As inscrições terminam amanhã (29/01/15).

Tecnologia desenvolvida por startup mineira identifica alimentos fraudados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231495.htm
[ TECNOLOGIA ] Tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é capaz de indicar se um alimento foi fraudado, destaca reportagem do jornal Estado de Minas. O teste evita que o consumidor pague por algo que não está consumindo, além de evitar problemas de saúde relacionados à alergia.

UFPR vai pesquisar sementes de moranga gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231493.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma moranga rosa de 60 quilos está chamando a atenção da comunidade universitária do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR)). O vegetal, muito acima do tamanho habitual da espécie, foi adquirido pelo professor Flávio Zanette diretamente do produtor, Elizabeth Guedes, do Sítio São Marcos, em Campina Grande do Sul, parceiro da instituição em pesquisas da área de fruticultura.

Mestrado em Tecnologias de Bioprodutos Agroindustriais recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231492.htm
[ CURSOS ] Até o dia 13 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias de Bioprodutos Agroindustriais, do Setor Palotina, está recebendo inscrições para o mestrado. Os interessados podem optar por duas linhas de pesquisa em: Biocombustíveis e Meio Ambiente e Biotecnologia e Agrotecnologia. O processo seletivo é para ingresso no ano letivo de 2015.

Volume de chuva para os próximos 7 dias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231491.htm
[ TECNOLOGIA ] O racionamento de água no Espírito Santo devido à falta de chuva já é realidade. O setor agrícola estima um prejuízo de R$ 1,4 bilhão e a previsão para o estado não é animadora. Já as demais áreas da Região Sudeste como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, terão volumes expressivos de chuva!

Temperatura na Austrália pode aumentar até 5,1 graus Celsius em 2090

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231488.htm
[ TECNOLOGIA ] Estudo divulgado ontem (27/01/15) mostra que a temperatura na Austrália vai aumentar até 5,1 graus centígrados nos próximos 75 anos, em um cenário de "elevada emissão" de gases de efeito estufa. A previsão de subida da temperatura contrasta com o aumento de 0,9 graus centígrados registrado de 1910 até agora.

Crise hídrica pode afetar 60 mil indústrias em São Paulo, diz Fiesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231486.htm
[ POLITICA ] A indústria paulista já esperava uma crise de água para o ano de 2015, mas não com a intensidade que está ocorrendo, de acordo com o diretor titular do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Nelson Pereira dos Reis. Segundo ele, 60 mil estabelecimentos do setor, da Grande São Paulo e da região de Campinas, devem ser afetados pela falta de água. Eles representam quase 60% do PIB industrial do estado. "Não é difícil imaginar o que a escassez de água pode representar para a atividade econômica da indústria na região" disse.

Pesquisar este blog