Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Nariz eletrônico identifica madeiras e pode ajudar no combate à extração ilegal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231516.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) construíram "narizes eletrônicos" capazes de identificar e classificar -- pelo odor -- diferentes tipos de madeira e de plásticos e de detectar precocemente a contaminação de laranja por fungos. Alguns dos dispositivos foram desenvolvidos por meio do projeto "Novos polímeros conjugados para células solares e narizes eletrônicos", realizado com apoio da Fapesp.

Governo de Minas implanta pauta bovina regionalizada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231515.htm
[ ECONOMIA ] A partir de primeiro de fevereiro de 2015, a pauta bovina será disponibilizada no site da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com os valores por arroba praticados em cada região do estado. A pauta bovina estabelece os valores mínimos de referência utilizados para a base de cálculo do Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com gado bovino e bufalinos. A pauta estará disponível no site para consulta no primeiro dia útil de cada mês e será atualizada quinzenalmente.

Para Le Monde, entrada de Kátia Abreu no governo reflete "mutações" do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231514.htm
[ POLITICA ] O jornal francês Le Monde publica um perfil da ministra da Agricultura do Brasil, Kátia Abreu, a "guerreira contra o lobby verde". O diário relata os primeiros passos no ministério "daquela que teve um papel essencial no enfraquecimento do Código Florestal, em favor dos grandes proprietários de terra".

Site Sistemas de Produção lança conteúdo sobre maracujazeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231513.htm
[ LIVROS ] A partir de agora, técnicos e produtores de maracujá da Bahia terão à disposição uma importante fonte de informação sobre o cultivo da espécie no Estado, que inclui orientações para todas as suas fases da produção: tratos culturais, controle de pragas e doenças, manejo na colheita e pós-colheita, uso de agrotóxicos e mercado e comercialização. A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade responsável pelo conteúdo técnico, acaba de lançar mais um conteúdo no site Sistemas de Produção especificamente sobre o tema.

Por que a chuva do verão é tão importante?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231510.htm
[ TECNOLOGIA ] A meteorologista Josélia Pegorim da Climatempo mostra as diferenças da climatologia de chuva nas diversas regiões do Brasil nos meses de verão e nos meses de inverno.

O passado remoto de um grande rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231508.htm
[ VIDEOS ] Em entrevista concedida à equipe de revista Pesquisa Fapesp, o geofísico Victor Sacek, do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), apresenta uma nova possível explicação para a formação do rio Amazonas e da bacia Amazônica. Segundo ele, o rio teria tomado seu sentido atual, de oeste para leste, não só em consequência de alterações no interior da Terra que desencadearam um soerguimento da porção oeste da Amazônia, mas também como resultado da movimentação da própria superfície terrestre.

Moratória da soja ainda é necessária para preservar Amazônia, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231517.htm
[ POLITICA ] Em 2006, ao seguirem um relatório do Greenpeace e sofrerem pressão dos consumidores, grandes companhias como McDonalds e Wal-Mart decidiram deixar de usar grão de soja cultivada em áreas desmatadas na Amazônia Brasileira. Essa pressão foi transferida para comerciantes de produtos agropecuários como a Cargill, que por sua vez concordou em não mais adquirir soja de fazendas que desmataram para expandir os campos de cultivo.

Avaliação financeira contribui para sucesso dos cultivos em Sistemas Agroflorestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231512.htm
[ TECNOLOGIA ] A proposta dos Sistemas Agroflorestias, de combinar o plantio de árvores com diferentes cultivos agrícolas numa mesma área, pode parecer complicada. Mas com planejamento, agricultores têm a chance de diversificar a produção e recuperar a fertilidade do solo. Para contribuir na etapa de gestão desse sistema, a Embrapa realiza, entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2015, o curso Análise da Viabilidade Financeira de Sistemas Agroflorestais (SAFs), em Rio Branco (AC).

Fitopatologista José Tadashi fala sobre cuidados com a lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231509.htm
[ ECONOMIA ] O PhD em Fitopatologia, doutor Jose Tadashi Yorinori, fala sobre os cuidados com a lavoura. Além da Ferrugem Asiática, há outras preocupações. Confira na reportagem.

Previsão 15 dias: Sudeste e Centro-Oeste ainda tem muita chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231507.htm
[ TECNOLOGIA ] Frente fria e a maior umidade disponível vão trazer bastante chuva para o Sudeste e Centro-Oeste. Confira a previsão para os próximos 15 dias com o meteorologista César Soares da Climatempo.

Pesquisar este blog