Selecione o dia...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Agronegócio começa a contabilizar perdas com a falta de chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231546.htm
[ ECONOMIA ] A falta de chuvas começa a revelar prejuízos no setor do agronegócio brasileiro. São muitos os efeitos da escassez de chuvas sobre a produção de hortaliças, e também a pecuária vem sentindo impactos da crise hídrica, disse à Agência Brasil o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Monteiro Lobato e Região, José Augusto Rosa Santos. "Em todo o estado de São Paulo, a situação está complicada", afirmou Santos.

Inscrições para pós em Agroecossistemas, Bioquímica e Ciências da Computação terminam dia 6 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231542.htm
[ CURSOS ] Encerram-se no dia 6 de fevereiro, as inscrições para os últimos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com vagas abertas para 2015: doutorado em Agroecossistemas, mestrado e doutorado em Bioquímica, e estágio pós-doutorado em Ciências da Computação. Para se inscrever, acesse este link e escolha o programa desejado.

UFPE inscreve para concursos para professores adjuntos, assistentes e titulares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231541.htm
[ CONCURSOS ] Além do concurso para professor substituto, há três certames abertos para contratação de professores efetivos para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante 30 dias, a partir de hoje (02/01/15), estão abertas as inscrições para o concurso que oferece 49 vagas na classe adjunto A (com título de livre-docente ou doutor), campi Recife e Caruaru, no regime de 20 horas ou DE (dedicação exclusiva). Decorrido o prazo da inscrição sem que haja candidatos inscritos, o prazo será prorrogado em 30 dias. A remuneração é de R$ 2.752,60 para o regime de 20 horas e R$ 8.344,64 para o regime de dedicação exclusiva. Saiba mais informações e confira o edital.

67ª Reunião Anual da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231539.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá entre 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP).

Cisternas garantem água para o Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231538.htm
[ TECNOLOGIA ] Apesar de toda a abundância de água no Brasil, há um bioma no País onde ela é extremamente escassa e qualquer brasileiro sabe identificá-lo no mapa: o Semiárido nordestino. Nessa região, são inúmeras as localidades que não contam com fontes permanentes de água doce, como rios, lagos, açudes e poços. Nesses casos, a pouca água que existe vem do céu.

MEC reconhece mais 335 cursos de ensino superior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231545.htm
[ CURSOS ] O Ministério da Educação (MEC) reconheceu no dia 30 de janeiro de 2015, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), mais 335 cursos superiores. As vagas são em instituições públicas e privadas, presenciais e a distância.

UFJF seleciona seis vagas para professor substituto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231544.htm
[ CONCURSOS ] A partir de hoje (02/01/15), estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que irá escolher seis professores substitutos para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo cinco vagas em Juiz de Fora e uma no campus de Governador Valadares (MG). O período de inscrição irá até o dia 6 de fevereiro. Veja a distribuição de vagas no quadro abaixo.

Estudo indica baixa germinação de sementes do cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231543.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Instituto Florestal (IF), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, estão mais próximos de entender os fatores associados à germinação das espécies de plantas do cerrado, um dos ambientes mais degradados do Brasil. Em estudo publicado em dezembro de 2014 na revista Bioscience Journal, eles estudaram o comportamento de 15 espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas cultivadas em diferentes condições de luz. Destas, 12 germinaram, sendo três apenas à sombra e quatro apenas sob o sol. Os resultados, segundo eles, podem ajudar a aumentar as chances de sucesso de técnicas de produção de mudas, ampliando o número de espécies usadas na restauração do ecossistema. O cerrado está na lista de áreas no mundo com maior riqueza de espécies, e mais ameaçadas de extinção, devido à conversão de áreas para uso agropecuário.

Novo sistema de manejo conserva a palmeira-juçara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231540.htm
[ TECNOLOGIA ] As questões sobre a compatibilidade do desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade nas regiões tropicais têm sido um dos grandes desafios da humanidade. Assim, para alavancar a conservação e a recuperação da palmeira-juçara (Euterpe edulis) e, ao mesmo tempo, trazer melhoria dos meios de vida das populações humanas das regiões de Mata Atlântica, uma pesquisa foi desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, pelo doutorando Saulo Eduardo Xavier Franco de Souza. A orientação foi do professor Edson José Vidal da Silva, do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Esalq.

Solos do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231537.htm
[ TECNOLOGIA ] A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Um dos objetivos da ação é a conscientização em torno da proteção de solos produtivos. Degradação, perda de nutrientes, erosão e desertificação são problemas que afetam os solos e podem interferir na sua capacidade de produção. Sobre as causas e as práticas para combater a degradação dos solos, o programa recebe Djalma Martinhão, pesquisador da Embrapa.

Pesquisar este blog