Selecione o dia...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Falta de água ameaça segurança alimentar no Brasil, diz chefe da FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231550.htm
[ POLITICA ] A crise hídrica que o Brasil atravessa põe em risco não só o abastecimento de suas cidades, mas também a oferta de alimentos nos mercados do país, diz o brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). "Estamos tendo uma quebra enorme da safra de todos os produtos", diz Graziano. Segundo ele, a estiagem deve resultar em preços mais altos nas prateleiras nos próximos meses.

Baixa pressão aumenta a chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231556.htm
[ ECONOMIA ] Parece uma frente fria, mas não é. Uma grande área de baixa pressão atmosférica será responsável pelo aumento da chuva no centro-sul do Brasil nos próximos dias. A meteorologista Josélia Pegorim da Climatempo explica como isto acontece.

Publicação do Iapar orienta a produção de maracujá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231553.htm
[ LIVROS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança no Show Rural, em Cascavel (Oeste do Paraná), um boletim técnico contendo orientações para a produção de maracujá-amarelo no Estado do Paraná. "Esperamos que esta obra ajude a consolidar o agronegócio desta fruta", afirma Pedro Antonio Martins Auler, coordenador das pesquisas em fruticultura da instituição.

Leis instituem datas comemorativas ligadas à Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231552.htm
[ POLITICA ] A lei N° 13.098, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, instituiu o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a ser comemorado no dia 5 de agosto. Também foram sancionadas as leis N° 13.099, que institui o Dia do Técnico Agrícola, a ser celebrado no dia 5 de novembro e a N° 13.101, que dispõe sobre o Dia Nacional do Milho, 24 de maio.

Que calor é esse?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231547.htm
[ TECNOLOGIA ] Nas últimas semanas, das mesas de bar às reuniões de trabalho, um assunto que tem soado de forma uníssona em nosso país é o calor. No Rio de Janeiro, as temperaturas passam dos 40 graus, com sensações térmicas dignas de um clima desértico. Porém, essa situação não é de exclusividade brasileira, pois cientistas norte-americanos revelaram que 2014 foi o ano mais quente já registrado em todo planeta. Falamos como são formadas as chamadas massas de ar seco, o que são ilhas de calor e as tendências climáticas para os próximos anos. No estúdio: Andrea Souza Santos, Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e Cecília Herzog, paisagista urbana e professora do Departamento de Urbanismo da PUC-Rio.

Convênio avalia concentrado proteíco para nutrição animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231555.htm
[ TECNOLOGIA ] Um Convênio firmado entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), ambos em Piracicaba (SP), e a empresa Essencis Soluções Ambientais irá analisar a viabilidade do uso do concentrado proteico obtido a partir do tratamento de resíduos de curtumes, especificamente na nutrição animal. Os pesquisadores da Esalq estudarão o valor nutricional do concentrado e a utilização na alimentação de peixes, enquanto o Cena avaliará sua toxicidade e a digestibilidade em suínos. A Essencis é associada desde 2013 a EsalqTec Incubadora Tecnológica, instituição vinculada à Esalq.

Iapar ensina a calcular potencial fertilizante de dejetos de suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231554.htm
[ LIVROS ] Um método para calcular o teor de nitrogênio, fósforo e potássio em dejetos da produção de suínos é tema de um boletim técnico que o Instituo Agronômico do Paraná (Iapar) está lançando no Show Rural Coopavel 2015, em Cascavel (Oeste do Paraná). "É um processo simples, que o produtor pode adotar facilmente na propriedade", afirma a pesquisadora Graziela Moraes de Cesare Barbosa. O livro "Dejeto líquido de suíno como fertilizante orgânico: método simplificado" pode ser baixado gratuitamente na página www.iapar.br.

Embrapa Suínos e Aves lança perfil no Facebook

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231551.htm
[ TECNOLOGIA ] Desde ontem (02/02/15), a Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), passa a contar com um novo canal de comunicação com a sociedade, estreando seu perfil no Facebook. O endereço é facebook.com/embrapasuinoseaves. A página é administrada pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade.

Material barato aumenta potência de células solares em 50%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231549.htm
[ TECNOLOGIA ] Colocar um novo tipo de material fotovoltaico sobre uma célula solar convencional pode aumentar a produção total de energia em 50%. Pesquisadores da Universidade de Stanford adicionaram um tipo de material conhecido como perovskita a uma célula solar de silício, validando uma ideia barata para aumentar a eficiência da energia solar que havia sido proposta pela primeira vez há vários anos.

Resultado da ação humana com o meio ambiente, o aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231548.htm
[ TECNOLOGIA ] Aumento da temperatura global. A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) já divulgou que 2014 foi o ano mais quente, desde o início dos registros, em 1880. No ano passado, a temperatura média ficou mais de meio grau célsius acima da média do século vinte. E a tendência é que o aquecimento prossiga a longo prazo. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, pesquisadores estudam os efeitos desse aumento da temperatura observando a Caatinga. Vamos ver na reportagem da TV Caatinga.

Pesquisar este blog