Selecione o dia...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Energia deve ter reajuste médio de 40% este ano, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231576.htm
[ ECONOMIA ] Mesmo com os aumentos nas tarifas de energia aprovados no dia 3 de fevereiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energia (MME) mantém a expectativa de que a média de reajuste das contas de luz não superará 40% este ano. A informação é do ministro Eduardo Braga, que participou ontem (04/02/15) da cerimônia de posse de Vital do Rêgo Filho no Tribunal de Contas da União (TCU).

Kátia Abreu vai propor redução de alíquotas incidentes sobre suco de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231574.htm
[ POLITICA ] A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse hoje que levará ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a proposta de redução das alíquotas de PIS/Cofins que incidem sobre os sucos de frutas, a fim de incentivar o consumo desses produtos. Hoje, as alíquotas dos sucos são as mesmas dos néctares.

Os impactos da seca no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231570.htm
[ ECONOMIA ] [video]http://youtu.be/33e9gD5ML6M[/video] Se 2014 preocupou o agronegócio brasileiro, a persistência da estiagem no Sudeste e parte do Centro-Oeste já sinaliza que 2015 será um ano desafiador para o setor. As principais commodites agrícolas como café, cana-de-açúcar e laranja já sentem os efeitos da falta de chuva regular. O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), João Roberto Rodrigues, explica o atual quadro e quais são as expectativas do setor para os próximos anos.

Remédios naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231569.htm
[ VIDEOS ] [video]http://youtu.be/tRZRF2BT3JU[/video] O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana debate os remédios naturais. Vamos mostrar a riqueza brasileira em relação às plantas que têm propriedades medicinais e fazem parte do dia a dia do brasileiro. Conheça alguns tipos, as finalidades de cada uma, e veja o que diz a lei quanto à extração, principalmente para fins comerciais. Leia a íntegra da sinopse http://bit.ly/1x7KPBQ.

Aplicativos digitais facilitam a rotina e caem no gosto da população

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231567.htm
[ SOFTWARES ] [video]http://youtu.be/4rgVpOkbV5E[/video] Na última semana, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 13.097/2015 que faz mudanças na legislação tributária e prorroga a isenção de PIS/Confins para os smartphones até o fim de 2018. Essa iniciativa faz parte da política do Ministério das Comunicações para propagar o uso de celulares inteligentes e incentivar a produção de aplicativos nacionais. Com a nova regra do Governo Federal, os smartphones produzidos no país e beneficiados com a isenção fiscal vão sair de fábrica com um pacote mínimo de 15 aplicativos nacionais. Um mercado aberto para desenvolvedores desse tipo de tecnologia. A equipe da FURB TV foi conhecer alguns projetos de novos aplicativos que estão sendo desenvolvidos na Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Santa Catarina.

Embraer faz primeiro teste de avião cargueiro que vai integrar frota da FAB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231577.htm
[ TECNOLOGIA ] O KC-390 fez o seu primeiro teste de voo no dia 3 de fevereiro de 2015, em Gavião Peixoto (SP). O avião, produzido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), é o maior já desenvolvido no Brasil. O voo durou uma hora e 19 minutos e tudo correu bem. O período de testes deve durar até o fim de 2016. A partir daí, as aeronaves começarão a ser entregues à Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 28 unidades em 12 anos.

Índice que monitora preços de commodities registra queda de 5,14% em janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231575.htm
[ ECONOMIA ] O índice que acompanha os preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) registrou, em janeiro, queda de 5,14%, na comparação com dezembro. Em 12 meses, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), medido mensalmente pelo Banco Central (BC), caiu 1,37%.

Inventário em áreas de reserva legal enriquecidas com espécies nativas mostra resultados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231572.htm
[ TECNOLOGIA ] Entre 28 e 30 de janeiro de 2015 foi realizado o inventário florestal das árvores plantadas pelo subprojeto AM15 "Sistemas silviculturais de restauração de RL em florestas amazônicas para a sua valorização ecológica e econômica - Restauração, Recuperação e Restabelecimento - 3R".

Composteira automática facilita reciclagem dos resíduos orgânicos de casa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231571.htm
[ TECNOLOGIA ] A maioria do lixo que produzimos (300 a 500 gramas por pessoa/dia) vai para aterros sanitários e lixões, o que contribui para a emissão de gases de efeito estufa e a contaminação de lençóis freáticos, entre outros prejuízos ao meio ambiente. Para reciclarmos nossos resíduos orgânicos, podemos utilizar a compostagem doméstica, um procedimento biológico que transforma resíduos orgânicos em adubo de ótima qualidade.

Projeto Conta Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231568.htm
[ ECONOMIA ] [video]http://youtu.be/Gt6IstrOmNs[/video] Criado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), o projeto incentiva os clientes a buscarem uma forma de compensar as emissões de gás carbônico (CO2) pelo consumo de energia elétrica. O Conta Verde faz parte do programa Ecoelce, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos projetos mais importantes para o alcance dos objetivos do milênio. Conversamos com o Coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo.

Pesquisar este blog