Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Governo quer acelerar adesão de produtores ao Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231581.htm
[ POLITICA ] A três meses fim do prazo para que os produtores rurais se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR), as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Agricultura, Kátia Abreu, se reuniram com secretários estaduais das duas áreas para encontrar caminhos e acelerar a adesão dos agricultores ao sistema. Até o momento, 40% dos mais de 371,8 milhões de hectares de áreas passíveis de cadastramento foram registradas como determina o Código Florestal.

Bactérias aumentam produtividade do milho e reduzem adubos químicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231585.htm
[ TECNOLOGIA ] Bactérias benéficas à cultura do milho, como o Azospirillum brasilense, podem trazer ganhos consistentes para o agricultor sem a necessidade de grandes investimentos com fertilizantes químicos, particularmente os nitrogenados. Pesquisas conduzidas pela Embrapa Soja em Londrina (PR) e pela Embrapa Milho e Sorgo, nos municípios de Sete Lagoas (MG), Goiânia (GO) e em Sinop (MT), revelam que pode haver redução de até 25% do uso de fertilizante nitrogenado de cobertura aplicado em plantios de altos rendimentos, onde há emprego de alta tecnologia.

Simulador: Simples ou Lucro Presumido, qual o melhor para sua empresa?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231583.htm
[ ECONOMIA ] O Simples Nacional é um regime de opção facultativa compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

7 cursos on-line e gratuitos de sustentabilidade de universidades brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231580.htm
[ CURSOS ] Que tal estudar nas melhores universidades brasileiras sem sair de casa? Em parceria com a plataforma Veduca, instituições de ensino como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), entre outras, oferecem cursos gratuitos pela internet. Selecionamos sete cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Confira a lista abaixo, escolha o(s) de sua preferência e bons estudos!

Minas Gerais inova e aposta na governança das águas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231579.htm
[ POLITICA ] Em meio à maior crise hídrica do Brasil, responsável por submeter mais de dois milhões de moradores ao racionamento em São Paulo e deixar em alerta o Rio de Janeiro, Minas Gerais inova e será o primeiro estado em aplicar o conceito de governança em sua Política Estadual de Recursos Hídricos. A partir de junho de 2015, um conjunto de indicadores, ainda em estudo, será implementado para monitorar a gestão das águas no estado e verificar, por exemplo, se a participação social na agenda do setor é efetiva, se a administração é transparente e se as ações da política estadual estão sendo adequadas. O objetivo é investir na prevenção de crises e em um modelo mais sustentável.

Índice de preço dos alimentos apresentou nova queda em janeiro, de 1,9%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231587.htm
[ ECONOMIA ] O Índice de Preço dos Alimentos apresentou nova queda em janeiro de 2015, atingindo 182.7 pontos, ou 1,9% menor do que o nível de dezembro de 2014. O balanço foi divulgado ontem (05/02/14) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A tendência vem ocorrendo desde abril do ano passado, segundo a FAO. Em janeiro, a queda foi influenciada pela desvalorização do euro, um dólar americano mais forte e a queda no preço do petróleo.

Bactérias reduzem custos de produção de mudas de banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231586.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma técnica nova, a microbiolização, reduz o tempo de produção de mudas de banana em até 20 dias, dependendo das condições e da variedade utilizada. Ela tem dado bons resultados quando aliada ao mais recomendado método de multiplicação de mudas de bananeira - a propagação vegetativa in vitro, também conhecida como micropropagação, atualmente, a maneira mais segura e rápida de se obter mudas de qualidade e livres de doenças importantes.

Índios prometem "guerra" para evitar aprovação da PEC das demarcações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231584.htm
[ POLITICA ] A possibilidade de desarquivamento da PEC das Terras Indígenas (215/00) foi alvo de reunião, realizada no dia 4 de fevereiro de 2015, entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um grupo de lideranças indígenas menkragnoti, da tribo Kaiapó, e deputados das Frentes Parlamentares Ambientalista e em Defesa dos Povos Indígenas.

Graziano é candidato único para a direção da FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231582.htm
[ POLITICA ] O brasileiro José Graziano da Silva deve ser confirmado em junho de 2015 para um novo mandato à frente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ele é o candidato único para a eleição a ser realizada em junho.

Novos nanobiossensores vão analisar presença de OGMs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231578.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma iniciativa coordenada pela Universidade do Porto, em Portugal, está pesquisando novos nanobiossensores e dispositivos baseados em nanomateriais que poderão analisar a presença de organismos geneticamente modificados (OGMs) em alimentos e produtos biotecnológicos. Em determinadas quantidades, os OGMs podem causar diversos danos à saúde, entre os quais, numerosos tipos de alergias e até poluição do meio ambiente.

Pesquisar este blog