Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de março de 2015

IBGE confirma expectativa de safra recorde em 2015

A segunda estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas prevê recorde na produção, com um total de 199,6 milhões de toneladas, resultado 3,5% superior à safra obtida em 2014, que atingiu 192,8 milhões de toneladas.


Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro, divulgado ontem (10/03/15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Leia mais e compartilhe...


Novos sensores evitam desperdício de água na agricultura e jardinagem

A Embrapa desenvolveu dois tipos de sensores para determinar a umidade do solo no campo e em jardins e, assim, evitar irrigação desnecessária, excesso e falta de água. São sensores que podem ser produzidos com diferentes especificações adaptados a diferentes necessidades e custo competitivo no mercado. Desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), eles foram licenciados para comercialização por empresas brasileiras e norte-americanas.


Leia mais e compartilhe...


Começam a valer novos direitos do consumidor de serviços de telecomunicações

As novas regras previstas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começam a valer. Desde o dia 10 de março de 2015, as empresas de telecomunicações devem disponibilizar um espaço em sua página na internet para que o consumidor possa acessar livremente dados como o contrato e o plano de serviço, os documentos de cobrança dos últimos seis meses, o histórico de demandas, o perfil de consumo e os registros de reclamações, inclusive com a opção de solicitação de gravação de seus pedidos.


Leia mais e compartilhe...


Mais cuidadosas, são as preferidas para operar máquinas caríssimas


Máquinas que custam mais de um milhão de reais sob responsabilidade de mulheres. No setor da cana de açúcar, elas estão presentes em quase todos os departamentos, inclusive na direção das grandes colhedoras.


FONTE: SBT MS


Leia mais e compartilhe...


Reserva Legal


O Meio Ambiente por Inteiro desta semana trata de reserva legal, expressão que consta no novo Código Florestal Brasileiro e que, na prática, está presente em toda propriedade rural no país. A reserva representa a garantia de preservação da fauna, da flora e de recursos ambientais de uma determinada região. Leia a íntegra da sinopse http://is.gd/YApcEq.


Leia mais e compartilhe...


Safra 2014/2015 atingirá 198,54 milhões de toneladas, informa Conab

A produção de grãos no Brasil na safra 2014/2015 chegará a 198,54 milhões de toneladas, segundo o sexto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem (10/03/15). A estimativa caiu em comparação aos 200 milhões de toneladas projetadas no quinto levantamento divulgado em fevereiro. Mas supera em 4,98 milhões de toneladas, ou 2,6%, os 193,5 milhões da safra passada.


Leia mais e compartilhe...


População rural do Brasil é maior que a apurada pelo IBGE, diz pesquisa

Pesquisa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) calcula que 36% da população brasileira é rural, diferentemente dos cerca de 16% apontados pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual maior considera a aplicação de um conceito de rural defendido pelos pesquisadores. De acordo com o levantamento, como só existe o conceito de urbano na legislação, a ruralidade acaba sendo definida por exclusão.


Leia mais e compartilhe...


Fazenda urbana em Berlim produz verduras e peixes em larga escala

Um grupo de empreendedores alemães desenvolveu uma série de técnicas para produzir em larga escala peixes, verduras e legumes em uma fazenda urbana na capital Berlim. “A aquaponia, que combina a criação de peixes e a agricultura, é sistema antigo usado pelos astecas e chineses. O que nós fizemos foi profissionalizar a técnica para a produção comercial”, disse à BBC Brasil Nicolas Leschke, um dos criadores do sistema de fazendas ECT.


Leia mais e compartilhe...


Nova batata dará mais autonomia ao país

Mais um resultado da pesquisa foi disponibilizado à sociedade brasileira e promete mudar a realidade da cultura no país. Após 11 anos de pesquisa, a batata BRS Camila foi lançada dia 5 de março de 2015, em um Dia de Campo realizado em Palmas, na região dos Campos do Centro Sul do Paraná.


Leia mais e compartilhe...


Reforma agrária: MPF/SE consegue assentamento definitivo de 200 famílias


Você também vai ver que o Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe conseguiu garantir o assentamento de mais de 200 famílias que ocupam uma área improdutiva em Sergipe há mais de 20 anos. A regularização da situação das famílias só foi possível depois de ação civil ajuizada pelo MPF.


FONTE: TV MPF


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog