Selecione o dia...

domingo, 15 de março de 2015

Oceanos


O Ecoideias desta semana aborda os Oceanos: a importância da preservação, pesquisas, proteção costeira e poluição por óleos e o mar de plástico do Pacífico. Para isso Patricia Basseto entrevista o professor Dr. Dennis Abessa e o diretor do campus da Unesp São Vciente, Prof. Dr. Wganer Valenti.


FONTE: TV Unesp


Leia mais e compartilhe...


Mulheres do campo alcançam independência econômica


As mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, mas continuam ganhando menos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 42% da renda da agricultura familiar brasileira vem do trabalho feminino. Para falar sobre o assunto, o programa convidou Karla Hora, Diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Leia mais e compartilhe...


Curso de conservação do solo


Um dos problemas do ensino, no Brasil, é que ele leva aos alunos uma visão urbana, e desconhece a importância do meio rural. Alguns estados e municípios estão procurando adequar os currículos das escolas para conhecerem esta realidade. Em Canguçu, no sul do Estado, o Centro de Formação de Agricultores preparou um curso sobre conservação do solo, para professores.


Leia mais e compartilhe...


Manejo do Campo Nativo


O programa RS Biodiversidade é uma parceira do Governo do estado com o Banco Mundial. O objetivo é a preservação do bioma pampa, para que ele tenha condições de produzir, sem ser esgotado. No município de Rosário do Sul, os produtores rurais estão manejando adequadamente o campo nativo, para que o gado tenha uma boa pastagem no inverno.


Leia mais e compartilhe...


Para mudar os ares


Comparando mapas feitos a partir de imagens de satélite e por simulação de computador, a arquiteta e urbanista Alessandra Prata Shimomura, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), verificou que a temperatura média anual do centro da cidade de Campinas está três graus Celsius mais alta hoje do que há 10 anos.


Leia mais e compartilhe...


Entrevista com Peter May sobre a aplicação da Agenda 21


A gente fala agora sobre educação e sustentabilidade. De que forma a Agenda 21, um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, lançada na Rio 92, pode ser trabalhada pelos professores em sala de aula? Essa pergunta do professor Marlon Almeida dos Santos, de Itabuna na Bahia, moveu a produção de mais uma reportagem feita em parceria com o Conselho de Educadores do Canal Futura e a Fundação Ford.


Leia mais e compartilhe...


Artesanato com bambu e nó de pinho


Dois artesãos de Canela, na Serra Gaúcha, aproveitam as matérias-primas da natureza, como bambu, e até mesmo nó de pinho, para confeccionar diversas peças de artesanato.


FONTE: Emater/RS-Ascar


Leia mais e compartilhe...


Consumo de café deve crescer ainda mais em 2015


O consumo interno de café no país cresceu de 2013 para o ano passado. Com as novas ofertas, a expectativa é que em 2015 o brasileiro deverá consumir ainda mais um de seus produtos preferidos. Reportagem de Camila Morais e Messias Junqueira.


FONTE: TV Canção Nova


Leia mais e compartilhe...


A evolução dos celulares após 42 anos da primeira ligação


Depois de 42 anos da primeira chamada via telefone celular em Nova York, o aparelho adquiriu outras funções e deixou a principal um pouco de lado. Segundo o Ibope, 33% dos usuários utilizam o aparelho móvel para acessar a internet. Reportagem de Camila Morais e Messias Junqueira.


FONTE: TV Canção Nova


Leia mais e compartilhe...


Carla e Tiago chegam ao Brasil


A ONG alemã, ACTP, é uma das parceiras do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Projeto Ararinha na Natureza. A ACTP produziu um vídeo sobre a chegada de Carla e Tiago ao Brasil, no dia 3 de março de 2015.


FONTE: ICMBio


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog