Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de março de 2015

Em relatório, FAO promove “corredores agrícolas” como motores econômicos

Programas de desenvolvimento que priorizam pequenos agricultores podem impulsionar segurança alimentar em países de renda baixa e levar importante capital privado para áreas agrícolas em necessidade. A informação está em novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


Os programas, também chamados de “corredores agrícolas” pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU), destinam-se a fomentar agricultura em países em desenvolvimento, particularmente em locais ligados por linhas de transporte como rodovias, ferrovias, portos e canais.


Leia mais e compartilhe...


Trazido pela família real, arroz completa a culinária brasileira


O arroz é um dos alimentos mais populares da história da humanidade. Tanto que sequer sua origem é conhecida. Sabe-se que há registro de seu cultivo na Ásia, na Indonésia e China, há 5 mil anos, mas que também os índios brasileiros já conheciam o cereal, quando da chegada dos portugueses.


Leia mais e compartilhe...


OMS divulga novas orientações para limitar consumo excessivo de açúcar

A fama de vilão do doce açúcar só aumenta. Com base em um estudo global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou diretrizes para um consumo mais saudável do produto. A OMS recomenda que o consumo de açúcar adicionado aos alimentos se limite a 10% da quantidade de calorias necessárias, sendo que o ideal seria por volta de 5%.


Leia mais e compartilhe...


Gripe aviária H7N9 poderá se transformar em pandemia, aponta estudo

O segundo surto da gripe aviária H7N9 na China pode ter potencial para se transformar em uma pandemia, a menos que se estabeleçam as medidas de controle necessárias, indica estudo publicado pela revista britânica “Nature”.


A nova epidemia do vírus, que causou mais de 100 mortes entre humanos, se espalhou através dos mercados de aves vivas da China e, por isso, poderia se estender para outros países caso não haja iniciativas para combatê-la.


Leia mais e compartilhe...


Perdas na produção de trigo no RS superam 10%

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, estudaram a logística do trigo no estado do Rio Grande do Sul, principal produtor de trigo no Brasil. A pesquisa conduzida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log), em parceria com a University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), nos Estados Unidos, procurou identificar os pontos da cadeia produtiva em que acontece maior perda de grãos.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisadores desenvolvem kits de teste para diagnosticar chikungunya


Pesquisadores brasileiros dão um importante passo para o diagnóstico rápido da febre chikungunya. Laboratório no Paraná conseguiu isolar o vírus a partir de amostras humanas. Agora, os estudiosos estão desenvolvendo kits de teste rápido para diagnosticar a doença em poucos minutos, o que é fundamental para o tratamento correto.


FONTE: SBT MS


Leia mais e compartilhe...


Canyon atrai apreciadores de belezas naturais em Costa Rica


Na ultima matéria da série especial, vamos conhecer um Canyon localizado no município de Costa Rica. Um convite para apreciar as belezas naturais deste município que fica no nordeste do nosso Estado, Mato Grosso do Sul.


FONTE: SBT MS


Leia mais e compartilhe...


Exploração irregular


No litoral paulista, mineradora que retirava areia de forma irregular foi condenada pela Justiça Federal. A prática provocou danos ambientais e teve consequências graves para duas comunidades indígenas da região. A empresa terá de fazer um plano de recuperação da área afetada.


FONTE: Programa Via Legal


Leia mais e compartilhe...


Cientistas desvendam segredo da mudança de cor dos camaleões

Pesquisadores suíços descobriram como os camaleões conseguem trocar de cor: os cristais existentes dentro de suas células cutâneas se reorganizam em diferentes formas. Acreditava-se, até então, que a famosa habilidade do camaleão vinha de coletar ou dispersar pigmentos coloridos dentro de diferentes células.


Mas a nova pesquisa afirma que a coloração mutante vem de uma seleção de cristais.


Leia mais e compartilhe...


16º Simpósio Nacional do Agronegócio Café 2015

Em 2015, o Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé) – tradicionalmente o evento que abre o calendário oficial da cafeicultura no Brasil – será, pela primeira vez, realizado no período de 11 a 13 de maio de 2015, no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA). O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Centro do Comércio de Café da Bahia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog