Selecione o dia...

terça-feira, 17 de março de 2015

Drone vai monitorar área rural para ajudar no uso da água na agricultura do Rio

A fase de testes do programa Rio Rural já foi iniciada para preparar o monitoramento ambiental em áreas rurais fluminenses, por meio de drone, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, cada vez mais popular no país e no mundo. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com o governo do estado, e o objetivo inicial do projeto é fazer o mapeamento do ecossistema das áreas ciliares, próximas às margens dos rios, para planejar ações sustentáveis do uso da água na agricultura.


Leia mais e compartilhe...


Embrapa Meio-Norte desenvolve estudos de melhoria genética do feijão-caupi

O feijão-caupi tem grande importância no País, tanto como alimento quanto como gerador de emprego e renda. É rico em proteínas, minerais e fibras, e constitui um componente alimentar básico das populações rurais e urbanas das regiões Norte e Nordeste. Atualmente, o cultivo do grão está se expandindo para a região dos cerrados – inclusive no Centro-Oeste.


Leia mais e compartilhe...


Tecnologias da Epamig contribuem para o sucesso de produtores de azeite

Minas Gerais se prepara, em 2015, para um novo recorde na agricultura, com produção de mais de 20 mil litros de azeite extravirgem, o dobro da safra do ano anterior. A previsão é da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), que reúne produtores dedicados às plantações de azeitona. No Estado, o Sul de Minas é o maior polo produtor.


Leia mais e compartilhe...


Minas vai adotar nova metodologia para identificar toxinas em alimentos

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) passará a adotar, ainda neste primeiro semestre de 2015, uma nova metodologia para identificação de micotoxinas (toxinas produzidas por fungos) em alimentos. Em um único processo de análise, será possível monitorar a ocorrência de várias micotoxinas e em menor tempo. A metodologia foi desenvolvida pelo analista e pesquisador de saúde e tecnologia da Funed, Fabiano Narciso Paschoal, durante curso de mestrado e aguarda apenas finalização de obras no laboratório para ser implementada e ofertada no sistema público de saúde do Estado de Minas Gerais.


Leia mais e compartilhe...


Prosa Rural mobiliza mais de 1.300 rádios para divulgar programas especiais sobre água na agricultura

Mais de 1300 rádios brasileiras que integram a rede de emissoras parceiras do Prosa Rural, programa radiofônico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), começam a receber, a partir deste mês, um CD com uma faixa especial sobre o uso racional da água na agricultura. A distribuição integra o conjunto de ações que a Embrapa está desenvolvendo em apoio ao enfrentamento da crise hídrica que ocorre em diversas regiões do País, e a expectativa é que os radialistas contribuam com a iniciativa, divulgando os temas em suas emissoras e mobilizando ações locais para a prática da racionalização da água na agricultura.


Leia mais e compartilhe...


Pantanal conquista selo de Indicação Geográfica pela produção de mel

Cerca de 2 mil apicultores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul comemoram o registro da Indicação Geográfica (IG) do Mel do Pantanal, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Essa é a primeira IG de uma região produtora de mel e também a primeira do Centro-Oeste. Agora, o Pantanal é reconhecido como uma Indicação de Procedência (IP) pelo mel produzido naquele território.


Leia mais e compartilhe...


Abertas inscrições de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Agroecologia

Estão abertas as inscrições de trabalhos e relatos de experiências para o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), evento que pretende reunir mais de 3 mil pessoas de todo país em Belém (PA), de 28 de setembro e 1º de outubro de 2015, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.


Leia mais e compartilhe...


Governo vai fazer leilão em agosto para contratar energia solar

O governo vai promover no dia 14 de agosto de 20158 o primeiro leilão de energia reserva deste ano. Será contratada apenas energia gerada a partir de fonte solar fotovoltaica. O suprimento começará em agosto de 2017, com prazo de contrato de 20 anos. Clique aqui para acessar a portaria publicada no DOU.


Leia mais e compartilhe...


Unicef apresenta radiografia do ensino médio no Brasil e destaca desafios

Um relatório lançado no dia 10 de março de 2015, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que universalizar o ensino médio com qualidade permanece, ainda hoje, um dos principais desafios da educação no país. Ainda que nas duas últimas décadas os indicadores de acesso e de permanência tenham evoluído, o Brasil apenas conseguirá universalizar o ensino médio em 30 anos se as condições atuais na educação prevalecerem.


Leia mais e compartilhe...


Propriedade rural torna restos de alimentos domésticos em adubo


O Jornal Futura fala agora de sustentabilidade ambiental. Nas diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos também devem ser coletados seletivamente pelo município e enviados para compostagem. No entanto, ainda não existem políticas de recuperação e manutenção da fertilidade dos solos que possam estabelecer mercados consolidados para estes produtos.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog