Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de março de 2015

Brasil responde por mais de 50% da redução global de emissão de carbono

De acordo com agência da Organização das Nações Unidas (ONU), houve uma desaceleração das taxas de desmatamento em todo o mundo. Entretanto, as emissões de carbono causadas pela degradação das florestas têm aumentado nos últimos 25 anos.


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou estimativas que apontam que o Brasil representa mais de 50% da redução global de emissões de carbono entre 2001 e 2015.


Leia mais e compartilhe...


Compostagem 100% vegetal: sucesso no campo e na internet

O agricultor Severino Soares, de Japeri (RJ), nunca tinha feito qualquer tipo de compostagem. Depois de participar de curso sobre composto 100% vegetal, em 2012, na Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ), ele aprendeu que há uma alternativa viável para substituir os adubos orgânicos nas lavouras. Logo fez uma pilha grande do material, que aplicou em suas mudas medicinais.


Leia mais e compartilhe...


Manejo inicial de bezerras é tema de palestra ao vivo na Repileite

A Rede de Pesquisa e Inovação em Leite (Repileite) – www.repileite.com.br -, da sequência à série de palestras técnicas no próximo dia dia 31 de março de 2015, a partir das 10 horas. O tema será “Manejo inicial de bezerras leiteiras”, com a pesquisadora Mariana Magalhães Campos. Para participar basta acessar a página inicial do site do Repileite no dia e horário marcados.


Leia mais e compartilhe...


Guia alimentar da UFRJ abre debate sobre redescoberta da comida de verdade

Os caminhos para se atingir a soberania alimentar, promovendo a sustentabilidade para o produtor e a alimentação saudável para a população, foi o tema do evento Conhecer e Comer: Caminhos para Redescobrir a Comida de Verdade — Perspectivas do Guia Alimentar para a População Brasileira, promovido no dia 24 de março de 2015 pelo programa de História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE) e pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Leia mais e compartilhe...


Uso de agrotóxicos no Brasil


O programa desta semana mostra que o país tem uma lei específica para definir as regras desde a pesquisa até a comercialização dos agrotóxicos. Você vai ver, por exemplo, tipos de agrotóxicos comercializados, como deve ser o nível de utilização, critérios para fornecer o registro, impactos dos fertilizantes na natureza e na saúde humana.


Leia mais e compartilhe...


Mulheres e agroecologia: publicação estimula o debate sobre a igualdade de gênero no campo

Conforme o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres compõem 47,9% da população do meio rural. Para dar visibilidade a esta parcela expressiva e estimular o pensamento crítico sobre práticas de igualdade entre homens e mulheres, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, no dia 24 de março de 2015, a “Coletânea sobre estudos rurais e gênero – Prêmio Margarida Alves 4ª edição – Mulheres e agroecologia”.


Leia mais e compartilhe...


A importância do transporte de carga no Brasil


Há semanas os caminhoneiros de vários pontos do Brasil organizam uma série de protestos nas principais rodovias do país contra o aumento do preço dos combustíveis e o baixo valor dos fretes. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), em 2009, 61% de toda carga transportada no Brasil foi usou o sistema modal rodoviário.


Leia mais e compartilhe...


Senado aprova benefício para pequenas empresas na substituição tributária

O Plenário do Senado Federal aprovou no dia 24 de março de 2015 projeto que beneficia pequenas empresas no pagamento de substituição tributária. Segundo o PLS 201/2013, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o pagamento de ICMS sobre produtos ou mercadorias sujeitos à substituição tributária passará a ser em uma única alíquota de 3,95%.


Leia mais e compartilhe...


Chip em abelha tenta desvendar mistério de declínio em espécie

Biólogos do Kew Gardens, o jardim botânico de Londres, estão testando um microtransmissor projetado para monitorar o comportamento das abelhas. O rastreador usa uma tecnologia simples baseada no equipamento usado para rastrear paletes em armazéns, disse o criador, Mark ONeill. O dispositivo tem um alcance de até 2,5 metros, ante 1 centímetro de modelos anteriores.


Leia mais e compartilhe...


Coletânea da UFV aborda fases do plantio à colheita de cinco culturas

Foram publicados pela Editora da UFV (Universidade Federal de Viçosa) no dia 19 de março de 2015, cinco títulos da coletânea Culturas: do plantio à colheita. Na ocasião, o livro sobre a cultura do milho, que conta com a colaboração de diversos pesquisadores da Embrapa, também está disponível para aquisição.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog