Selecione o dia...

sábado, 28 de março de 2015

Proprietários rurais têm até o dia 5 de maio para se inscrever no CAR


O prazo para que os proprietários de imóveis rurais se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR) vai até o dia 5 de maio. O cadastro é obrigatório para todos os produtores rurais. A partir das informações do cadastro serão elaboradas estratégias de controle, monitoramento e combate ao desmatamento. O CAR pode ser feito pela internet, no endereço: www.car.gov.br.


Leia mais e compartilhe...


Cisternas auxiliam milhões de famílias brasileiras a conviver com as secas


Cisternas são uma tecnologia e de baixo custo que tem auxiliado milhões de famílias das regiões áridas do Brasil a armazenar água da chuva. Para falar sobre o assunto, o programa convida Arnoldo de Campos, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


Leia mais e compartilhe...


Pesquisa avalia impacto de feiras de ciências na escolha profissional de estudantes


As feiras de ciências realizadas em escolas são oportunidades de despertar o interesse de estudantes em diferentes profissões. Para avaliar o impacto desses eventos na escolha da engenharia como carreira, a pesquisadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adriana Depieri, investigou o impacto das feiras de ciências nas escolhas profissionais dos alunos envolvidos em projetos de pesquisa na área científica.


Leia mais e compartilhe...


Macarrão semi-instantâneo de arroz e milho


O processo trata da elaboração de macarrão pré-cozido, a partir da mistura de arroz integral e milho pelo processo de extrusão termoplástica. É obtida a massa pré-cozida com qualidade tecnológica e sensorial, capaz de atender às necessidades gastronômicas e nutricionais de indivíduos celíacos; bem como daqueles que estiverem em dietas sem glúten e com necessidade de um produto de maior digestibilidade e melhor valor nutricional com maior teor de fibras, vitaminas, minerais e lipídios.


Leia mais e compartilhe...


Aprenda a fazer o pré e pós-dipping para ordenha higiênica


Os índios brasileiros, e também nossos avós, sabiam que as plantas curam. O desenvolvimento da indústria farmacêutica nos levou a consumir medicamentos sintéticos. Mas, a natureza sempre foi um grande laboratório natural. Também para curar doenças dos animais. No noroeste gaúcho, os agricultores usam a fitoterapia para fazer a higiene na ordenha das vacas.


Leia mais e compartilhe...


Produção de maracujá: alternativa de renda para agricultores


A produção de maracujá, fruta nativa do Brasil pode ser cultivada em quase todo território nacional. Além das cultivares disponíveis no mercado, a Embrapa vem desenvolvendo há mais de 20 anos, pesquisas com tecnologias para o sistema de produção do maracujá, como: correção da acidez e fertilidade do solo; manejo da irrigação; uso das podas; adequação do sistema de condução; polinização manual e manejo integrado de pragas e doenças.


Leia mais e compartilhe...


Na Serra Gaúcha, escola oferece curso ténico na área agrícola


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos municípios do país tem uma economia essencialmente baseada no meio rural. E é com o princípio de que a vida no campo também ensina, que várias escolas rurais aplicam a pedagogia da alternância, um método que surgiu do movimento camponês na França em 1935.


Leia mais e compartilhe...


A história curiosa do tomate


O Jornal Futura mostra a série alimentos da mesa brasileira. O destaque de hoje é o tomate. Quatro países chamam pra si o fato de serem os donos desse alimento tão apreciado no mundo: México, Equador, Peru e Chile. Com a conquista do continente americano pelos europeus o tomate ganhou o mundo.


Leia mais e compartilhe...


A culinária com o coco


Ao longo do mês de março todas as terças, quartas e quintas, o Jornal Futura mostrou a origem, a trajetória e a permanência de 12 alimentos que fazem parte da mesa brasileira, principalmente, aqueles formadores da cultura culinária nacional. Na época das grandes embarcações, os alimentos agrícolas, em particular, experimentaram grandes deslocamentos entre os mais diversos cantos do planeta, promovendo trocas e influências culinárias entre culturas distantes e distintas.


Leia mais e compartilhe...


Os perigos do excesso de sódio na rotina alimentar


O Jornal Futura fala sobre a relação da saúde com a reeducação alimentar. Você costuma temperar a comida com muito sal? Pois a gente relembra o que os médicos costumam orientar que o excesso de sal, ou o cloreto de sódio nos alimentos pode provocar uma série de doenças do coração, na circulação e nos rins.


Leia mais e compartilhe...


Pesquisar este blog