Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Diretoria da Embrapa é reconduzida para mais três anos de mandato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28870.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reconduziram a diretoria da Embrapa para um mandato de três anos. O ato foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (23/1). O diretor-presidente, Silvio Crestana, e os diretores-executivo, Kepler Euclides Filho, José Geraldo Eugênio de França e Tatiana de Abreu Sá assumiram a diretoria da Empresa em 2005, com a proposta de dar ênfase às ações estratégicas, entre elas, consolidar a liderança da Embrapa no domínio do conhecimento e tecnologia agropecuária para o mundo tropical. A idéia resultou na implantação de uma agenda de cooperação tanto com países mais desenvolvidos quanto com aqueles em processo de desenvolvimento.

Ministério da Agricultura aprova zoneamento de feijão comum para Sergipe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28868.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pela primeira vez, Sergipe é contemplado com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L.). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário da União, a Portaria Nº 263 que aprova o Zoneamento Agrícola do feijão para o ano safra 2008. A nota técnica, que acompanha a portaria, especifica os tipos de solos, cultivares mais indicados para plantio, períodos de semeadura e os municípios contemplados. As cultivares indicadas são BRS 9435 Cometa (ciclo precoce) e BRS Supremo (ciclo intermediário) desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás ? GO) e testadas e validadas, em Sergipe, pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE).

Paraná amplia em 12% as exportações de frango e atinge recorde na produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28867.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ano de 2007 foi de recorde na produção e exportação de carne de frango pelo Paraná. As exportações avançaram 12,3% em volume e 32,75% no faturamento, que atingiu US$ 1,15 bilhão em 2007. O levantamento é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) com base nas informações do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Embrapa Meio-Norte cria núcleo de multiplicação de galinhas caipiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28866.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras, que foi denominado mais tarde de Modelo Regeneração para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, sendo adotado em vários estados, ganha uma nova e avançada versão em 2008. A Embrapa Meio-Norte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), criou e está estruturando o Núcleo de Multiplicação de Galinhas Caipiras, através de dois projetos financiados pelo Banco do Nordeste e o Tesouro Nacional.

Faeg vai adotar medidas judiciais para garantir visitas às propriedades goianas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28872.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) vai entrar com uma ação na Justiça reivindicando o direito de todas as 2.700 propriedades goianas de receberem a visita de técnicos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para vistoria, conforme exigência feita pela União Européia ao Brasil para continuar comprando a carne nacional. Segundo o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, é impossível que todas estas fazendas sejam avaliadas até o dia 28 de janeiro, prazo limite estabelecido pelo Mapa.

MST promete novas ocupações se não houver reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28871.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Trezentas famílias de trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul desocuparam ontem (23/1) a Fazenda Finca, que pertencia ao traficante colombiano Juan Carlos Abadía. De acordo com a integrante do movimento Luciana da Rosa, as famílias estão saindo das terras mesmo sem receber ordem de reintegração de posse.

3º Seminário de Tomate foca qualidade e certificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28865.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alto Caxixe, realiza no próximo dia (25) o 3º Seminário de Tomate ? Qualidade e Certificação. A abertura oficial do evento será às 13h30, no Ginásio de Esportes de Alto Caxixe. Com informações técnicas que irão proporcionar a troca de experiências entre os produtores, técnicos e autoridades no assunto, o Seminário abrirá caminho para um Programa de Certificação de Controle da Qualidade de Tomate da região.

Atrás do boi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28855.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisa Principais Dificuldades Encontradas pelas Certificadoras para Rastrear Bovinos, de Marcos Aurélio Lopes e Glauber dos Santos, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), teve como objetivo relacionar os problemas comuns de rastreabilidade. Elaborou-se um questionário qualitativo semi-estruturado contendo 15 questões, sendo 14 de múltipla escolha e uma aberta.

AGROSOFT no celular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28819.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pensando em você, o Agrosoft coloca todo o conteúdo do seu portal na tela do seu celular. Sabemos que acessar a Internet usando o celular é uma tecnologia ainda pouco difundida e por este motivo é natural que você ainda não esteja acostumado a ela. Mas com o tempo, você não abrirá mão desta nova forma de navegar na Internet em qualquer lugar onde você estiver. Incorporamos esta nova tendência tecnológica e convidamos você para desfrutar dessa novidade que vai facilitar muito a sua forma de navegar na Internet.

Apiterapia - Tratamento com Produtos das Abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27928.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Usar mel, própolis, pólen, geléia real e o veneno das abelhas como um recurso medicinal é costume muito antigo. No que, nos dias atuais, vem sendo resgatado e valorizado, graças a uma tendência crescente de busca de terapias naturais, que possam devolver ao ser humano a ligação perdida com a natureza.

Apicultura Migratória Produção Intensiva de Mel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27927.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Técnica que permite o aumento da produção de mel e maior retorno financeiro na criação de abelhas. Neste curso contituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, indicado aos apicultores fixos que pretendem se profissionalizar na produção de mel, são apresentados os seguintes tópicos:

Manual Técnico para Manejo Integrado de Pragas de Grãos de Cereais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27476.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Manual técnico para o manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. O livro é referencial básico para que responsáveis por unidades armazenadoras de grãos promovam mudanças para assegurar a alta qualidade aos produtos. O manejo integrado de pragas de grãos armazenados (MIP grãos) propõe técnicas capazes de controlar pragas na etapa de armazenagem de cereais que serão comercializados e consumidos.

Frutas do Brasil - Coco Produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27475.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ]

Pesquisar este blog