Selecione o dia...

sábado, 26 de setembro de 2009

Embrapa: uso de lodo na agricultura pode contaminar o solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211889.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As estações de tratamento de esgoto produzem grandes quantidades de lodo como resíduos dos processos ali utilizados. Para que a destinação desse material deixe de ser um problema ambiental de grande escala e se torne uma solução agrícola, uma das alternativas mais promissoras é o uso do lodo de esgoto ? rico em matéria orgânica, fósforo e nitrogênio ? como adubo de plantas cultivadas.

Lula acerta ao divulgar na ONU medidas sobre produção de cana no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211899.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A defesa do etanol brasileiro feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 23, em discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, é correta e importantíssima por ser levada a um público decisivo e global. Essa foi a avaliação do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, ao tomar conhecimento dos comentários de Lula em Nova York (EUA).

Governo prorroga linha especial de crédito para suinocultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211897.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A suinocultura, considerada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, como a área do setor rural com mais problemas, foi beneficiada no último dia 24 com a prorrogação, por mais um ano, da linha especial de crédito com uma taxa de juros de 6,75% ao ano, que terminaria no dia 30 de setembro. Os produtores de laranja, mel, lã ovina e leite de ovelha e de cabra também foram atingidos pela medida.

Belo Horizonte sedia o 10º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211895.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o tema Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável, o 10º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico será realizado em Belo Horizonte (MG) entre 14 e 16 de outubro. Discutindo o papel político, formador e conscientizador dos meios de comunicação, o evento terá o objetivo de enfatizar o papel dos jornalistas e divulgadores da ciência no combate a problemas ambientais e na mobilização dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e das entidades não-governamentais em favor do desenvolvimento sustentável do país e do mundo.

FAO pede aumento de 70% da produção de alimentos para combater fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211901.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Relatório da agência apela a mais investimentos na agricultura e no uso sustentável de recursos não renováveis, como forma de combater a fome e a pobreza no mundo. Um novo relatório divulgado no último dia 23 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), afirma que produtores rurais devem aumentar em 70% a produção de alimentos para surprir mais 2,3 bilhões de pessoas até 2050.

Resultado das eleições alemãs pode influenciar parcerias com o Brasil no setor energético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211900.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Projetos de cooperação em energia nuclear e biocombustíveis podem tomar rumos diferentes, dependendo da coligação partidária que tiver mais peso no Parlamento alemão a partir das próximas eleições. Uma mudança de ventos na política alemã não chegaria a alterar o leme das relações com o Brasil, mas seria capaz de inflar velas de setores nos quais os dois países têm parcerias importantes, como energia e meio ambiente.

Fundação Getulio Vargas lança Atlas do Bolso dos Brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211898.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou ontem (25/9), o Atlas do Bolso dos Brasileiros com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) entre 2003 e 2008. No período, 32 milhões de brasileiros subiram para as classes A, B e C - 6,7 milhões somente no ano passado.

Perspectivas da agricultura tropical

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211892.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O que a ciência pode fazer para ajudar o Brasil e o mundo a enfrentar os desafios da agricultura tropical? A pergunta foi feita no início do Seminário Internacional Os Desafios da Agricultura Tropical por Jacques Marcovitch, presidente do Conselho Administrativo da Fundação Bunge. O evento, promovido pela Fapesp e pela Fundação Bunge, integrou o Prêmio Fundação Bunge 2009, que neste ano premiou profissionais das áreas de Agricultura e Pintura.

Encontro Ágil 2009 reúne especialistas em desenvolvimento de software

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211888.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, sediará, nos dias 10 e 11 de outubro, o Encontro Ágil 2009, que reunirá especialistas em desenvolvimento de software da academia e da indústria, tanto do Brasil como do exterior.

Embrapa abre inscrições para eventos científicos em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211887.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoverá seu 3º Encontro de Pós-Graduandos e o 7º Encontro de Iniciação Científica nos dias 21 e 22 de outubro, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Pesquisar este blog