Selecione o dia...

domingo, 8 de dezembro de 2013

Chico Mendes, sua luta e seu legado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227398.htm
[ POLITICA ] No coração da maior floresta do mundo, os últimos seringueiros do Brasil buscam continuar vivendo do extrativismo, mesmo com a constante desvalorização do látex. Nos áureos tempos da borracha, a região, que seria o futuro estado do Acre, foi o centro de uma disputa diplomática entre brasileiros e bolivianos. Em 1903, portanto há 110 anos, foi necessária a intervenção do Barão do Rio Branco para que o território, habitado em sua maioria por brasileiros, pertencesse definitivamente ao Brasil.

Arca das Letras completa dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227402.htm
[ POLITICA ] O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está completando dez anos. Ele incentiva a leitura no meio rural e já implantou dez mil bibliotecas, além de ter capacitado mais de 17 mil pessoas para atuar como agentes de leitura nas comunidades rurais. O trabalho é voltado especialmente as crianças e quem dá mais detalhes ao NBR Entrevista é a coordenadora-geral de Ação Cultural do MDA, Maria Dione de Souza Ferreira.

Rede Juvenil Chão de Sonhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227394.htm
[ TECNOLOGIA ] A Rede Juvenil Chão de Sonhos deu visibilidade aos jovens trabalhadores rurais de Lauro Müller, em Santa Catarina. Com acesso aos computadores e à Internet, eles se integram por meio de comunidades on-line. Com foco na inclusão digital, o projeto incentiva a troca de experiências sobre empreendimento, agricultura e vida no campo com o uso das redes sociais.

Projeto Fim da Picada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227401.htm
[ TECNOLOGIA ] A incidência do Borrachudo ocorre pela presença do esgoto doméstico nos rios, que, em sua maioria, não dispõe de fossas sépticas. Banheiro ligado a um sistema de tratamento de efluentes. Ações simples como esta trazem melhorias não só para o meio ambiente, mas também para a qualiade de vida dos agricultores familiares.

Dificuldade na leitura de informações em rótulos de produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227400.htm
[ ECONOMIA ] O Repórter Canção Nova traz agora uma reportagem sobre uma tarefa nada fácil: ler as informações escritas nos rótulos de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e bulas de medicamentos, principalmente, para quem tem algum problema de visão. Reportagem de Bruno Monteiro.

Brasil lança novo satélite em parceria com a China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227399.htm
[ TECNOLOGIA ] O Brasil vai lançar mais um satélite em parceira com a China, o CBERS-3, usando tecnologia de ponta. O evento está marcado para o 9 de dezembro de 2013, às 11h26 no horário de Pequim (1h26 em Brasília), um seleto grupo de engenheiros, cientistas, empresários e autoridades estará atento a uma contagem regressiva no Centro de Lançamento de Taiyuan, na China. Veja na reportagem de Bruno Monteiro.

O legado de Nelson Mandela ultrapassa os limites geográficos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227397.htm
[ POLITICA ] No dia 6 de dezembro de 2013, alunos de uma escola pública do Rio, que leva o nome dele, fizeram uma homenagem ao líder da luta pela igualdade racial.

"Trisca", ex-pedreiro apaixonado por orquídeas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227396.htm
[ TECNOLOGIA ] O parque Vila Lobos, na zona oeste, abriga o orquidário professora Ruth Cardoso. O responsável pelas plantas é Geraldo Trisca. Quando ainda era pedreiro, ele ajudou a construir o Jardim Botânico e suas estufas de flores. Foi ali que se apaixonou pelas orquídeas. Seu Geraldo é um personagem que é a Cara de São Paulo.

Sistema Integrado de Inovação Tecnológica Social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227395.htm
[ TECNOLOGIA ] Progresso científico e social em parceria. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) leva os estudantes para desenvolverem pesquisas e trabalhos de campo nas comunidades carentes da região da Baixada Cuiabana. O sistema de incubação e troca de experiências dos alunos com os moradores das zonas rurais permite o desenvolvimento socioeconômico local.

Grupo OCS Ferrabraz estimula a agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227393.htm
[ TECNOLOGIA ] Um grupo de agricultores ecologistas formaram a OCS Ferrabraz (Organização de Controle Social) nos municípios de Sapiranga e Araricá no Rio Grande do Sul. A entidade realiza aulas, reuniões e atividades promovendo a agroecologia e a educação ambiental na região.

Pesquisar este blog