Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Brasil avança para ser "celeiro do mundo"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216503.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A liderança brasileira na produção agropecuária e o seu reconhecimento por mercados exigentes em todo o mundo se fizeram não só da porteira para fora, mas também além das fronteiras. O país é hoje o principal exportador mundial de "café, açúcar, etanol e suco de laranja e desponta no mercado de carnes bovina e de frango. ?O peso da agricultura no mercado internacional de alimentos é crescente e devemos ampliar ainda mais essa participação como fornecedores de produtos agropecuários ao mundo daqui para frente", afirma o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.

IBGE comprova queda no consumo de arroz e feijão no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216501.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O brasileiro está comprando menos arroz e feijão. A aquisição média anual per capita dos produtos, tradicionais na alimentação nacional, teve queda entre os anos de 2003 e 2009. O indicador mede a quantidade de um produto adquirido em um ano por uma família, dividido pelo número de pessoas que a compõem. O arroz caiu 40,5%, tendo passado da média de 24,5 para 14,6 quilos por pessoa ao longo de um ano. Já o feijão, teve redução de 26,4%, passando de 12,4 para 9,1 quilos. A aquisição de açúcar refinado também diminuiu 48,3% (de 6,1 para 3,2 quilos) no período.

Lula encerra governo com aprovação recorde, mostra CNI-Ibope

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216499.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 87% da população, a maior registrada até agora, ao fim dos seus oito anos de mandato. O índice de brasileiros que aprovam o governo é de 80% e o dos que confiam no presidente é recorde: 81%. Em nove áreas de atuação do governo atual, sete tiveram avaliação positiva, com destaque para a segurança pública.

Embrapa entra com pedido para liberação comercial de feijão transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216498.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Arroz e Feijão, duas das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entregaram no dia 15 de dezembro de 2010 à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pedido de liberação para cultivo comercial de variedades de feijão transgênicas resistentes ao vírus do mosaico dourado, que é o pior inimigo dessa cultura agrícola na América do Sul. No Brasil, a doença está presente em todas as regiões e, se atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% na produção.

Epamig divulga publicação sobre produção eficiente de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216505.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma das principais características do rebanho bovino brasileiro está em sua composição, com 74% de vacas mestiças, 6% de vacas especializadas e 20% sem especialização. Explorar de forma positiva esta característica pode elevar a produtividade e tornar a atividade pecuária mais lucrativa. A nova edição da revista Informe Agropecuário - Vacas F1 Holandês x Zebu: produção eficiente de leite leva ao público resultados de pesquisa voltados para a utilização de fêmeas F1 meio-sangue para produção de leite a baixo custo e bezerros de corte de qualidade.

Emirados Árabes Unidos pressionam por acordo Mercosul-Golfo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216504.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os Emirados Árabes Unidos querem dar andamento às negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados. O processo está parado devido a entraves que se referem, especialmente, à inclusão de produtos petroquímicos, principais itens exportados pelos países do bloco árabe. Atualmente, os Emirados ocupam a presidência rotativa do GCC, assim como o Brasil ocupa a do Mercosul, posição que será transferida ao Paraguai pelos próximos seis meses.

Inventário florestal é mais um avanço na política de meio ambiente, diz ministra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216502.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Florestal Brasileiro (SBF) lançou ontem (16/12/10) o Inventário Florestal Nacional, que vai levantar dados das florestas do país para construir um retrato geral dessas áreas. Até o ano que vem, equipes de pesquisadores, estudantes e engenheiros florestais vão percorrer 20 mil pontos amostrais. Os principais aspectos a serem analisados são: o diâmetro e a altura das árvores, o número de árvores com diâmetro acima de 10 centímetros, a condição fitossanitária (saúde) das árvores, o tipo de solo, a quantidade de matéria orgânica morta, os vestígios de exploração florestal e o tipo de relevo.

Cartilha da Turma da Mônica irá estimular a integração entre crianças do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216500.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aproveitar os personagens da Turma da Mônica, criados pelo desenhista Mauricio de Sousa, para promover a integração e a amizade entre as crianças do Mercosul é o objetivo de revista lançada ontem (16/12/10) em Foz do Iguaçu, durante a cúpula que reúne países do bloco.

Dia de Campo na TV fala sobre a produção de oleorresina de copaíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216497.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção sustentável de oleorresina de copaíba. O programa vai ao ar hoje (17/12/10), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 19, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise no dia 22, às 9h10, e na no dia 24, às 16 horas.

O DNA do cafezinho brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216496.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A qualidade do café produzido no país vem sendo o foco de grandes esforços por parte dos órgãos de pesquisa, indústrias e entidades fiscalizadoras, sejam elas públicas ou não. Isso porque a disputa pelo mercado internacional de café gourmet está tomando proporções cada vez maiores enquanto o mercado interno brasileiro está crescendo à taxas maiores que a média mundial. A valorização do café impulsionado pelo crescente aumento em seu consumo pode incentivar também um aumento nos índices de adulteração do café torrado e moído e do café solúvel. Neste caso, entram em cena adulterantes de baixo valor comercial como grãos (soja e milho) e cereais (arroz, cevada e trigo).

Pesquisar este blog