Selecione o dia...

sábado, 22 de agosto de 2009

Criada a Global Water Roundtable para estabelecer padrões de uso da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211524.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma nova iniciativa lançada durante a Semana Mundial da Água vai estabelecer padrões globais para a gestão da água, com o objetivo de abordar a ameaça global de pressão sobre recursos hídricos, a crescente poluição dos rios e o declínio das espécies de água doce. Em conjunto com o anúncio, a World Wildlife Fund (WWF) também aceitou uma doação de US$ 1 milhão durante quatro anos da JohnsonDiversey para apoiar esse trabalho inovador, que está sendo acordado através da Alliance for Water Stewardship.

Mudança nos índices de produtividade vai minar o sucesso do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211518.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, fez um duro pronunciamento na tribuna do Senado Federal, alertando que eventuais mudanças nos índices de produtividade das propriedades rurais "vão minar todo o sucesso do agronegócio brasileiro". A senadora disse que as mudanças poderão criar insegurança jurídica no campo, atingindo mais de 500 mil famílias. Para ela, o setor não precisa de índices de produtividade, "pois o mercado expropria quem não é eficiente".

CNA defende mecanismo para facilitar a formalização do produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211517.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A criação de um regime tributário próprio do produtor rural foi tema de reunião realizada no último dia 20, entre a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A idéia é criar pelo menos quatro perfis diferentes de enquadramento dos produtores como Pessoas Jurídicas (PJ): produtor familiar, empresa individual, cooperativa de produção e empresa agropecuária.

Tecnologia da Informação mobiliza lideranças paranaenses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211509.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Paraná como um polo de referência em desenvolvimento de softwares e serviços de Tecnologia da Informação (TI), atrativo para investimentos e com um ambiente favorável para a implantação de políticas públicas que promovam a competitividade das empresas. Esse é o reconhecimento que as lideranças do setor no Estado estão buscando. Para alcançar esse objetivo, empresários dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de TI e representantes de entidades de apoio uniram esforços para trabalhar o setor de uma forma cooperada e executar ações que alcancem todo o Paraná.

Frango caipira é alternativa de renda para famílias rurais de SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211522.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A criação de frango caipira está trazendo bons resultados para produtores da microbacia Córrego das Flores, em Canoinhas, no Estado de Santa Catarina. O projeto envolve inicialmente quatro famílias que criam, no total, 300 frangos. Os animais se destinam ao consumo próprio e à venda nas comunidades vizinhas.

Nunca houve tantos escravos como na atualidade, diz pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211521.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estimativas apontam que haja entre 12 milhões e 27 milhões de escravos, conta o jornalista Benjamin Skinner. Brasil, um dos últimos países a abolir formalmente a escravidão, é um dos mais proativos no combate ao tráfico.

Organização Mundial da Saúde quer diminuir impacto do vírus A (H1N1)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211520.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três agências da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Cruz Vermelha e ONGs, vão dar início a uma campanha para ajudar os governos a reduzir o impacto da pandemia causada pela gripe A (H1N1). Batizada de "Chamada para Ação", a campanha é liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com o Escritório da ONU para Assistência Humanitária (OCHA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Empresa inicia construção de duto de etanol em julho de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211519.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Uniduto Logística, empresa de capital nacional, deve começar a construção de um duto de etanol em julho do próximo ano, cuja extensão será de 618 quilômetros e capacidade para transportar 21 bilhões de litros do biocombustível por ano. As informações foram divulgas pela agência de notícias Dow Jones e confirmadas pela Assessoria de Imprensa da Uniduto.

Plantas daninhas causam danos evitáveis nas lavouras de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211523.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na safra 2008/2009, estima-se que as plantas daninhas tenham ocasionado perdas próximas a seis milhões de toneladas na cultura do milho no Brasil. Por falta de um adequado manejo, em algumas áreas há estimativas de redução de até 85% na produção desta cultura. São números com que o produtor deve se preocupar e, sobretudo, evitar.

Salinidade em áreas irrigadas: origem do problema, consequências e possíveis soluções

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211489.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A irrigação é uma prática agrícola muito antiga e bastante utilizada no mundo inteiro, principalmente nas regiões tropicais em que predomina o clima quente e seco, como, por exemplo, o Semi-Árido do Nordeste brasileiro, cuja taxa de evapotranspiração excede a de precipitação pluvial durante a maior parte do ano. Nessas áreas, em que as culturas não dispõem de água suficiente para suprir suas necessidades hídricas durante todo o ciclo vegetativo, a irrigação assume papel de fundamental importância no que se refere à garantia de boas safras agrícolas.

Pesquisar este blog