Selecione o dia...

sábado, 12 de dezembro de 2009

Impasse sobre recursos divide países na Conferência do Clima na Dinamarca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212750.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O financiamento de ações para o combate às mudanças climáticas em países em desenvolvimento é uma das principais lacunas da prévia do acordo apresentada ontem (11/12) na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, Dinamarca. As informações são da BBC Brasil.

Clones de café arábica em escala comercial estarão disponíveis em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212744.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A espécie Coffea arabica é comercialmente propagada por sementes. Mas esta realidade poderá ser diferente a partir do próximo ano, quando deverão ser distribuídas as primeiras mudas clonais de café arábica produzidas em larga escala em uma biofábrica-piloto via embriogênese somática. O objetivo inicial é a validação da tecnologia e a avaliação do comportamento dos clones junto a produtores rurais de várias cooperativas do estado de Minas Gerais.

Decreto apóia regularização ambiental de propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212741.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Decreto publicado no Diário Oficial da União de ontem (11/12) institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, conhecido como Programa Mais Ambiente. O objetivo é combinar produção de alimentos com ações de preservação ambiental.

Rio Grande do Sul deve perder 1 milhão de toneladas de arroz por causa da chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212740.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul por causa da chuva podem chegar a 1 milhão de toneladas nesta safra, 12% a menos do que foi colhido no ano passado. O estado é o maior produtor nacional de arroz, contribuindo com 63,1% da produção brasileira. A estimativa era colher 8 milhões de toneladas.

Minas Gerais terá 226 unidades de integração Lavoura/Pecuária/Floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212749.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais irá implantar, até março do próximo ano, 226 unidades demonstrativas do sistema de integração Lavoura/Pecuária/Floresta, além de 885 novas áreas de plantio de eucalipto. O trabalho, que começou em 2008, foi incrementado em 2009 com o investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão pelo governo estadual.

Análises apontam uso consciente de agrotóxicos em morangos e tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212747.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Análises laboratoriais feitas para o Projeto Alimento Seguro (PAS), implantado este ano pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para monitorar o uso de agrotóxicos nas culturas de morango e tomate apontaram que, cada vez mais, produtores destas culturas estão fazendo uso consciente destes produtos. Das 138 amostras coletadas de maio a novembro deste ano, 125 (90,5%) estavam conformes ? dentro da quantidade de resíduo permitido por lei e utilizando o produto indicado para a cultura.

Governo prepara para fevereiro proposta da Consolidação das Leis Sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212743.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende enviar, em fevereiro, ao Congresso Nacional proposta para regulamentar de forma definitiva, não mais por meio de decreto, as políticas sociais do governo federal. Esta semana, Lula se reuniu com os ministros da área para tratar da elaboração do texto.

Estudo do IBGE revela que em três anos acesso à internet no Brasil cresceu 75,3%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212742.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O acesso à internet no Brasil cresceu 75,3% de 2005 a 2008 e compreendeu cerca de 56 milhões de pessoas com 10 anos de idade ou mais. O percentual de brasileiros que acessou a rede pelo menos uma vez na vida passou de 20,9% para 34,8%.

Análise econômica de sistemas de produção integrados é tema de seminário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212739.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O pesquisador João Batista Marques apresenta o seminário Análise econômica de sistemas de produção integrados na próximo dia 16, a partir das 9h, no Salão de Atos da Embrapa Pecuária Sul.

Participantes de seminários aprovam Carta Agroecológica de Porto Alegre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212735.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A pressão sobre o ambiente e a crise climática são alguns dos sintomas do modelo capitalista vigente no planeta. A análise foi feita na palestra de encerramento do X Seminário Internacional e XI Seminário Estadual sobre Agroecologia, realizados de 8 a 10, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS).

Pesquisar este blog