Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pecuária é responsável por metade dos gases estufa no Brasil, conclui pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212785.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pecuária é responsável pela metade das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. A constatação é de estudo realizado por diversos pesquisadores coordenados por Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Roberto Smeraldi, da organização não governamental (ONG) Amigos da Terra ? Amazônia Brasileira.

Contrato entre Emater-MG e Incra vai beneficiar mais de nove mil assentados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212773.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de nove mil famílias beneficiárias de reforma agrária no estado serão atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) até junho de 2011. É o que versa o maior contrato firmado entre a empresa pública mineira e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Pelo acertado, a Emater-MG vai garantir assistência técnica a 9.187 famílias de 163 assentamentos.

Gerenciamento qualificado é essencial para o sucesso no mercado de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212770.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Visando conscientizar cafeicultores com relação ao mercado cada vez mais competitivo, a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Glória Zélia Teixeira Caixeta produziu a Circular Técnica nº 62 Dicas para gerenciamento da cafeicultura e comercialização do café - clique aqui para baixar a publicação (288 Kb - arquivo PDF).

Novo Informe Agropecuário da Epamig destaca gestão ambiental na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212768.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A gestão ambiental no setor agropecuário é uma ferramenta estratégica para o enfrentamento do atual processo de intensificação das mudanças climáticas e da volatilidade de mercados. Com o objetivo de orientar produtores e segmentos afins, a Epamig lança o Informe Agropecuário - Gestão ambiental na agricultura.

Copenhague vai conhecer o sistema produtivo da pecuária de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212796.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) segue para Copenhague (Dinamarca), integrando a comitiva oficial do Governo de Mato Grosso, para participar da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 15) que começou no último dia 7. Leva na bagagem um levantamento que mostra que a produção de gado em Mato Grosso já apresenta resultados palpáveis de que está preservando o meio ambiente.

Produtos e serviços relacionados a energia eólica terão isenção de impostos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212787.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aproveitando a proximidade do primeiro leilão de energia eólica do Brasil, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu estender o prazo de desoneração tributária para produtos relacionados à geração desse tipo de energia. A isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) foi prolongada até 31 de janeiro para operações com equipamentos e componentes para o aproveitamento de energia solar e eólica.

Emater/RS lança Mapas da Irrigação dia 15

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212772.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo e os secretários estaduais de Agricultura, João Carlos Machado; de Irrigação, Rogério Porto; e de Meio Ambiente, Berfran Rosado, participam no próximo dia 15, em Passo Fundo, do lançamento dos Mapas da Irrigação.

Programa da Conab beneficia produtores de pequi do norte de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212766.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Minas Gerais executa desde o início do mês de novembro o Plano de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, com a apresentação do Programa de Subvenções a extrativistas do estado. A ação vai beneficiar pequenos produtores de pequi dos municípios de Montes Claros, Japonvar, Chapada Gaúcha, Rio Pardo de Minas e Buritizeiro.

Fispal quer ampliar participação de micro e pequenas empresas em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212712.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Em 2010, a Fispal Tecnologia e a Fispal Food Service, promovidas pela Brazil Trade Shows (BTS), vão oferecer um pacote de benefícios para possibilitar a participação de micro e pequenas empresas (MPEs) nas duas feiras, consideradas as mais importantes da indústria de alimentos e bebidas na América Latina. Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está entre os 10 países mais empreendedores do mundo, com 5,5 milhões MPEs formais.

Antes de criar abelhas, confira a flora de sua região

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212610.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Piauí tem apresentado um crescimento expressivo no setor apícola devido ao seu elevado potencial para a atividade, traduzindo-se em altos níveis de produção e exportação de mel. Além do crescimento da apicultura, nos últimos anos também tem sido verificado um interesse crescente de produtores em trabalhar com meliponicultura, a criação de abelhas nativas sem ferrão. Essa atividade tem atraído pessoas que já trabalham com abelhas ou mesmo que nunca trabalharam, mas que se sentem atraídas pelo manejo relativamente fácil dessas espécies e pelo alto valor agregado de seus produtos. Entretanto, um dos primeiros conselhos às pessoas que querem investir na criação de abelhas, é a observação da flora no local onde serão instalados os apiários ou meliponários. Como as abelhas coletam basicamente néctar e pólen das flores, para seu desenvolvimento e expressão do seu potencial produtivo, as colônias dependem da disponibilidade da florada. Assim, é imprescindível o conhecimento dos recursos florais existentes em uma localidade, cuja quantidade e qualidade dependem das espécies vegetais naturais ou cultivadas, condições climáticas e fertilidade do solo da região.

Pesquisar este blog