Selecione o dia...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Governo estabelece diretrizes para recadastramento de imóveis rurais na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99985.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, anunciaram ontem (19/2), em Brasília, as diretrizes do trabalho de recadastramento de imóveis rurais nos 36 municípios da Amazônia Legal que lideram as estatísticas do desmatamento na região. O anúncio das normas ocorreu no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília. Elas estão contidas em Instrução Normativa do Incra publicada no Diário Oficial da União do dia 19.

Pesquisa em rede estuda melhoramento genético do cupuaçu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99983.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma das frutas mais apreciadas da Amazônia, devido ao seu sabor exótico e potencial econômico, o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é largamente utilizado como matéria-prima na agroindústria e indústria de cosméticos, servindo como fator de geração de renda para grande parte dos agricultores familiares da região.

Minas reforça apoio à cachaça de alambique

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara Técnica da Cachaça de Alambique Artesanal do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), criada pela Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, vai utilizar novos instrumentos para aumentar o suporte ao desenvolvimento da comercialização interna, exportação e pesquisa da bebida. Serão criados grupos específicos de trabalho com este objetivo e também com a função de buscar medidas para combater o mercado informal da cachaça de alambique.

Município baiano é referência internacional em projetos de desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99979.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com 65% dos 22 mil habitantes vivendo em área rural, o pequeno município de Presidente Tancredo Neves, na região do baixo sul da Bahia, se tornou referência internacional por abrigar dois projetos considerados modelo de desenvolvimento rural sustentável. Ações como o Projeto de Reestruturação da Cadeia Produtiva da Mandioca e a Casa Familiar Rural, na Fazenda Novo Horizonte, já atraíram técnicos de Angola, Equador, Venezuela e Peru, além de estados brasileiros, como Pará, Rondônia e Pernambuco.

17º Seminário Internacional do Café de Santos será de 20 a 23 de maio de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99996.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O 17º Seminário Internacional do Café de Santos, um dos mais tradicionais do setor, será realizado de 20 a 23 de Maio de 2008, no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, em Guarujá. Na edição deste ano, o evento terá como tema "Café do Brasil: um Parceiro Confiável" e deverá reunir cerca de 600 participantes brasileiros e estrangeiros, entre exportadores, torrefadores, importadores e traders, autoridades do Ministério da Agricultura, órgãos vinculados e representantes de entidades de classe.

Representantes da embaixada francesa visitam a Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99987.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior, recebeu para uma reunião, na sede da Federação, Geraldine Aupée, Chefe de Projetos do Setor de Criação de Animais da Ubifrance (Agência francesa para o desenvolvimento internacional de Empresas) que estava acompanhada da Lucienne Chrispin, Adido Comercial Adjunto do Setor de Agricultura e Agroindústria da Embaixada da França no Brasil.

Embrapa participa do Fórum de Legisladores do G8 5

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99986.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Em reunião prévia à realização do Fórum de Legisladores sobre Mudanças Climáticas do G8 5, previsto para hoje, 20, e amanhã, 21, no auditório do Itamaraty, em Brasília (DF), o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, apresentou ontem (19/2), a um grupo de parlamentares estrangeiros e brasileiros, o trabalho que a empresa vem desenvolvendo em biocombustíveis.

Café da manhã divulga frutas certificadas para o setor supermercadista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99984.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Associação Baiana de Supermercados (Abase), a Associação de Distribuidores e Atacadistas da Bahia (Asdab), a Associação de Permissionários da Ceasa (Aspec) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical promovem amanhã, 21 de fevereiro, um café da manhã com o tema ?Frutas certificadas ? um novo mercado a ser trabalhado?. O evento acontece a partir das 7h30, na sede da Abase, em Salvador.

Harvard estimula o acesso livre a publicações científicas e tecnológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99977.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Harvard (Harvard University), nos Estados Unidos, acaba de dar forte apoio à tendência pelo acesso livre a publicações científicas e tecnológicas. A Faculdade de Artes e Ciências (FAS - Faculty of Arts and Sciences) da universidade decidiu tornar público todos os artigos publicados por seus pesquisadores a partir de 12 de fevereiro de 2008.

Como Confeccionar Caixas Artesanais para Presentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27982.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esta é uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma atividade rentável, com baixíssimo investimento, sem sair de casa. Estas caixas são hoje muito solicitadas em lojas de artigos para presentes, em lojas de velas, bijuterias, em doceterias e delicatesses, pois elas valorizam muito o presente. São abordados os seguintes tópicos: material; desenho e corte dos moldes; confecção de caixa quadrada, retangular, triangular, redonda, oval e caixa de bebida; corte das peças; montagem das caixas; pintura interna e externa; revestimento interno e externo; revestimento especial: estuco e douração; e, decoração das caixas.

Como Comprar Cavalos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27981.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem como objetivo mostrar todos os itens que devem ser analisados no momento da compra de um cavalo. Um processo que exige conhecimento e muita atenção. São abordados os seguintes tópicos: finalidade do cavalo: cavalos para esporte, hipismo, machadores, cavalo de tração e pônei; pelagens mais comuns; avaliação física do animal: exame dos membros, cabeça, coluna, corporal e exame dos órgãos genitais; vícios; compra de potros; possíveis fraudes; e, onde comprar.

Frutas do Brasil - Morango Pós-Colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27530.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os morangos são frutas muito perecíveis e devem ser submetidos a um manejo rápido e cuidadoso em pós-colheita, para preservar sua qualidade. A tecnologia pós-colheita ajuda a preservar a qualidade dos frutos entre a colheita e sua comercialização. Neste manual, são apresentados dados importantes sobre o mercado e os aspectos de qualidade. É uma valiosa referência para produtores, empresários, pesquisadores, técnicos e estudantes que se dedicam a essa cultura.

Comunicação para ciência, ciência para comunicação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27529.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro discute e analisa, sob diferentes enfoques, a divulgação de informações relativas ao campo da ciência, à tecnologia e à inovação, um dos eixos da chamada sociedade da informação ou do conhecimento. Apresenta artigos de autores de diversas regiões do Brasil, com o intuito de manter a discussão em torno de questões científicas e tecnológicas, do ponto de vista da comunicação. O pressuposto maior que norteia a coletânea é a concepção de que a comunicação, envolvendo os resultados de estudos científicos, é um imperativo social, cultural e institucional.

Pesquisar este blog