Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Embaixador protesta contra embargo à carne brasileira pela União Européia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28945.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O embaixador brasileiro Clodoaldo Hugueney Filho protestou no último dia 5 contra a suspensão temporária de importação da carne bovina brasileira pela União Européia, durante intervenção no Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça). Ele é um dos negociadores do Brasil junto à entidade.

Exportação de frutas com apoio da Apex-Brasil poderá render US$ 786 milhões em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28944.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações de frutas por empresas apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) deverão render US$ 786 milhões neste ano. Estas vendas não envolvem todo o setor, mas apenas os produtores que fornecem frutas in natura, polpa e castanha de caju, informou o gestor de projetos da agência, Marcos Soares.

Legislação ambiental cria entraves para agricultura irrigada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28940.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A legislação brasileira sobre o licenciamento ambiental da agricultura irrigada não é padronizada e possui critérios de difícil cumprimento e, por muitas vezes, aleatórios. Uma pesquisa de doutorado apresentada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, mostra o impacto ambiental que pode ser causado pelo mau uso da irrigação na agricultura nas áreas de montante (de onde vêm as águas do rio) e jusante (para onde as águas vão) e no perímetro irrigado e a necessidade de uma regulamentação ambiental para as plantações irrigadas.

Marketing viral e o guaraná da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28897.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O marketing viral e publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para espalhar uma notícia, verdadeira ou falsa. Esta técnica muitas vezes é patrocinada por uma empresa para difundir suas marcas. Também é muita usada com propósitos políticos. Sintetica e rapidamente para você entender, o marketing viral é uma espécie de versão eletrônica da fofoca. Veja como esta técnica foi usada para promover o Guaraná Antártica, envolvendo até um Senador que é contra a privatização da Amazônia.

Rio Grande do Sul pode ter nova safra recorde de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28947.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de analisar o clima no Rio Grande do Sul até agora e avaliar a previsão para este mês, o diretor técnico da Emater-RS, Paulo Silva, traz uma boa notícia para os gaúchos: se o clima ajudar - ou até mesmo se não prejudicar, com ausência ou excesso de chuvas -, a safra de grãos do Estado, este ano, poderá superar o recorde obtido em 2007, de 21,95 milhões de toneladas, que elevou o PIB gaúcho a 7%, com crescimento de quase 20% do agronegócio. "Ainda é cedo pra dizer isso, mas pelo trabalho dos produtores no plantio, dá para sermos otimistas", afirma.

Agrônomo defende benefícios ambientais e econômicos do plantio de transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28946.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O plantio de soja e algodão transgênicos traz benefícios econômicos e ambientais, na opinião do presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), o engenheiro agrônomo Ywao Miyamoto. Para ele, com a maior resistência a pragas e doenças e, por conseqüência menor uso de agrotóxicos, o plantio de transgênicos ajuda a proteger o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores.

Proteína encontrada nas plantas é usada pela bactéria causadora do “amarelinho” para se proteger

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28941.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo inédito de três proteínas da bactéria Xylella fastidiosa, causadora do famoso ?amarelinho?, apontou que uma enzima com atividade de hidroxinitrila liase, comumente encontrada nas plantas, pode fazer parte do sistema defensivo da bactéria. A descoberta foi da pesquisadora Célia Sulzbacher Caruso, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), em sua tese de doutorado Clonagem, expressão e caracterização de proteínas recombinantes de Xylella fastidiosa.

Campanha de Prefeito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27956.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O eleitor está cada vez mais esclarecido e exigente, valorizando o perfil pessoal e profissional do candidato, sua plataforma de governo e a qualidade de sua campanha eleitoral. Essas mudanças exigem novos métodos de organização e execução da campanha eleitoral, para se obter sucesso. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo e um CD/Áudio, com duração de 63 minutos, sobre o tema "Inteligência Política para Vencer Eleições", é dirigido aos candidatos a prefeito e foi produzido para desvendar os segredos da Campanha Eleitoral Vitoriosa.

Caminhada Orientada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27955.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] E1202287563.gifO conteúdo temático deste videocurso está dividido fundamentalmente em duas partes. A primeira aborda as vantagens da caminhada; os tipos de pessoas que podem praticá-la; os procedimentos que devem ser adotados antes do período de condicionamento; e, os elementos rotineiros para o exercício saudável. A segunda, aborda a análise dos vários pontos que podem influenciar diretamente no sucesso ou fracasso de um programa de caminhada. Trata-se portanto, de um instrumento valioso para quem deseja iniciar a prática desta atividade, ou melhorar a programação e a rotina dos exercícios que já vêm sendo realizados.

O Cultivo da Batata na Região Sul do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27504.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A falta de publicações atualizadas sobre a cultura da batata e a forte demanda por mais informações sobre o assunto, foram os motivos que levaram a Embrapa Clima Temperado a reunir os resultados de pesquisa e experiências acumuladas por pesquisadores e técnicos e a produzir o mais completo livro publicado no Brasil sobre essa cultura. Ainda que a abordagem seja do cultivo na Região Sul, a maioria dos conceitos e das tecnologias certamente poderá ser utilizada em outras regiões produtoras de batata. Direcionado a produtores, extensionistas, pesquisadores, professores e estudantes, o livro aborda em seis partes, divididas em 28 capítulos, ilustrados com fotografias, gráficos e tabelas, aspectos referentes à socioeconomia, à planta, às práticas culturais, às doenças, às pragas e à produção de sementes.

Uso Agricola dos Solos Brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27503.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro trata do tema de forma abrangente, abordando o solo como o maior patrimônio, desde a sua constituição, tipos e distribuição geográfica, aptidão para diversos usos atual e potencial, limitações e formas de degradação, contaminação e recuperação, além de aspectos relativos à conscientização da sociedade, políticas públicas, legislação, programas, convenções e cenários sobre o uso do solo. A obra retrata o atual conhecimento do potencial e do uso das terras brasileiras, alertando sobre os erros cometidos no passado e as alternativas para a exploração sustentável do recurso natural solo. Embrapa Solos.

Pesquisar este blog