Selecione o dia...

sábado, 26 de julho de 2008

Região Sudeste concentra 60% das empresas de software agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101763.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), aponta, em levantamento inicial, que existem no País 114 empresas desenvolvedoras de software para uso no setor agrícola. De acordo com o estudo, 60% delas estão concentradas na região Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Em segundo lugar, está a região Sul, com 25% das empresas.

União Européia habilita mais 33 propriedades para exportar carne bovina in natura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101771.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A União Européia (UE) habilitou oficialmente, ontem (25/7), mais 33 Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). A partir de ontem, 123 propriedades de cinco estados brasileiros estão aptas a fornecer animais para frigoríficos exportadores de carne bovina in natura ao bloco europeu.

Minas prepara certificação de 380 fazendas de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101769.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma nova etapa do Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras será completada até o final de agosto, quando 380 fazendas mineiras estarão em condições de se submeter à auditagem do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). "Depois dessa vistoria, será feita outra avaliação, desta vez por um auditor internacional, que vai certificar as propriedades", informa o assessor de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Wilson Lasmar. O programa de certificação de café criado pela Secretaria é o primeiro do país desenvolvido por um governo estadual.

Áreas Degradadas é o tema da edição de julho do Informe Agropecuário da Epamig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101742.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A busca por sistemas de produção mais sustentáveis tem sido uma das prioridades das pesquisas agropecuárias. A sustentabilidade na agricultura está diretamente ligada à redução da degradação e de riscos ao meio ambiente, isto é consenso entre os pesquisadores. Diante deste cenário, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) publica o Informe Agropecuário Áreas Degradadas, com informações sobre os impactos das atividades agrícolas ao meio ambiente e apresentação de soluções para minimizar os danos.

Qualidade da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul e Vale do Juruá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101782.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A farinha de mandioca ainda não é um produto muito valorizado, sobretudo pela elevada variabilidade de tipos existentes, diretamente relacionada com cultivar, clima, solo, ponto de colheita, variabilidade genética, matéria-prima e outros, mas principalmente com o método de processamento.

O fenômeno da endogamia em plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101781.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Endogamia em plantas é o efeito do cruzamento natural ou artificial entre indivíduos relacionados por ascendência, ou seja, que possuem certo grau de parentesco entre si. Este evento vem acompanhado, principalmente, da perda de vigor e fertilidade, ocasionando a baixa viabilidade do indivíduo em espécies de polinização aberta (plantas alógamas). Esses efeitos da endogamia não se aplicam às espécies que se reproduzem predominantemente por autofecundação, ou seja, o cruzamento do indivíduo com ele próprio (plantas autógamas).

Tomou posse a nova diretoria da Acrismat para o biênio 2008-2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101780.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A nova diretoria da Acrismat - Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, biênio 2008-2010, tomou posse ontem (25/7), no espaço Mercearia, em Cuiabá. A chapa única liderada pelo atual presidente Luiz Antônio Ortolan Salles permanecerá na Associação e dará continuidade ao seu "Plano de Ação da Suinocultura 2006-2010".

Questão indígena: Comissão de advogados reúne-se hoje na Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101779.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir das 8 horas de hoje (26/7), a comissão de advogados formada no último dia 24, que discutiu as ações contra as portarias da Fundação Nacional do Índio (Funai), reúne-se na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). A reunião vai definir a carta que será encaminhada às prefeituras, governo do Estado e Sindicatos Rurais para auxiliar nas vistorias pela Funai das propriedades rurais.

Plantio em dobro poderá se tornar pena para quem desmatar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101770.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3431/08, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que obriga o responsável por desmatamento a plantar o dobro de espécimes vegetais removidas ilegalmente ou danificadas, sem prejuízo das outras sanções penais e administrativas já previstas. Os parâmetros técnicos para o plantio serão fixados pelo órgão ambiental competente.

Produtores de cana-de-açúcar querem Política Geral de Preços Mínimos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101767.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As dificuldades enfrentadas pelos produtores independentes de cana-de-açúcar, que estão recebendo preços até 50% inferiores aos custos de produção, reforçam a urgência de inclusão deste produto na Política Geral de Preços Mínimos (PGPM). O mecanismo garantiria uma rentabilidade mínima ao setor canavieiro a partir de instrumentos como o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), que é uma subvenção econômica dada ao produtor rural ou cooperativa que vender seu produto pela diferença entre o valor de referência definido pelo Governo e o do Prêmio arrematado em leilão. O Pepro é acionado quando o preço comercializado nos leilões fica abaixo do preço de referência.

Uma lei irrestrita para o intercâmbio de germoplasmas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101721.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A conservação e uso sustentável da Biodiversidade não é um tema novo. A conferência de Estocolmo, realizada em 1972, foi a primeira a tratar do assunto. As Nações Unidas realizaram em 1973, a primeira sessão do Conselho Governamental para o estabelecimento de um Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA). Nesta sessão, identificou-se a "conservação da natureza, da vida selvagem e dos recursos genéticos" como uma área prioritária.

Perfuração de Poços Artesianos e Semi-Artesianos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28292.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O maior percentual de água doce, existente em nosso planeta, está localizado abaixo da superfície do solo, nos chamados lençóis subterrâneos de água. Estima-se que este percentual corresponda a um volume equivalente a duas mil vezes o volume de água dos nossos rios. A grande vantagem é que esta água pode ser captada com grande facilidade, por meio da construção de poços, e ser utilizada nos diversos sistemas de abastecimento e, ou, de produção.

Pequenas Barragens de Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28291.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A construção de pequenas barragens em uma propriedade rural deve ser feita seguindo critérios técnicos, relativamente simples, mas que garantirão uma barragem eficiente, segura e sem riscos de arrombamentos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: aspectos legais; elementos da barragem; tipos de barragens; projeto da barragem; construção da barragem; construção do extravasor; e, acabamentos e proteção da barragem.

ABC da Agricultura Familiar: Guandu Petrolina - Uma opção para sua alimentação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27844.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Parte da Coleção ABC da Agricultura Familiar, nesta edição o pequeno agricultor encontrará informações e dica sobre o guandu, espécie também conhecida como andu, cultivado há bastante tempo em regiões semi-áridas, cujas principais utilizações estão relacionadas à alimentação humana, produção de forragem e adubação verde para recuperação de solos. Tipos mais indicados para plantio, vantagens, quando e como plantar e cuidados que se deve tomar são algumas das principais orientações sobre a espécie. Com linguagem simples e objetiva, a publicação é de fácil compreensão e fácil acesso.

ABC da Agricultura Familiar: Umbuzeiro - Valorize o que é seu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27843.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Umbuzeiro é uma árvore nativa do semi-árido e traz enormes benefícios à população da região, pois, ela floresce na seca, alimenta as abelhas e, quando frutifica, faz a fartura tomar conta do sertão. Com os seus frutos, o sertanejo tem alimentação para sua família e para seus animais, além de poder vender uma parte da produção. Esta publicação feita em linguagem simples e objetiva ensina tudo o que o agricultor precisa saber para cultivar o umbuzeiro: Onde, como e quando plantar umbuzeiro, como adubar, o plantio do umbuzeiro não exige o desmatamento da caatinga, como fazer as mudas, colheita e rendimento, aproveitamento e receitas com umbu.

Pesquisar este blog