Selecione o dia...

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Brasil se reafirma como produtor sustentável de energia em fórum internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100974.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de quatro dias de debate sobre alternativas de produção energética, o Fórum Global de Energias Renováveis terminou ontem (21/5) com a conclusão de que é possível encontrar saídas para que os países se desenvolvam sem comprometer a sustentabilidade do planeta.

Governo adia mais uma vez envio da MP da Dívida Agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100968.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo adiou mais uma vez o envio, ao Congresso Nacional, da Medida Provisória (MP) que renegocia a dívida dos produtores rurais, previsto para ocorrer ontem (20/5). De acordo com o deputado Homero Pereira (PR/MT), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária os produtores rurais estão cada vez mais apreensivos com essa situação. ?A data determinada pelo Governo para apresentar uma solução era dezembro de 2007. Estamos em maio de 2008 e ainda não há uma definição. Essa demora trás conseqüências gravíssimas aos agricultores e a produção?, argumenta.

Ministério da Agricultura vai discutir mistura de fécula de mandioca à farinha de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100966.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O País vai voltar a discutir a adição de 10% de fécula de mandioca à farinha de trigo na fabricação de pães, massas e biscoitos. O objetivo é reduzir a dependência das importações de trigo e baratear o preço do pãozinho e das massas para o consumidor final. O tema será debatido em reunião do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que convocou os representantes das câmaras setoriais nacionais da mandioca e das culturas de inverno, entre as quais está incluído o trigo.

Medidas simples reduzem reações da vacina contra febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100961.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A febre aftosa é uma doença contagiosa caracterizada por febre e lesões vesiculares que ao se romperem formam úlceras na boca, focinho, tetas e nos cascos. Ela ataca espécies animais de casco bipartido como bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, entre outros. ?A única forma de proteger o animal contra a doença é a vacinação?, diz a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte.

Agronegócios: Amanhã é o último dia para pagar Contribuição Sindical

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100984.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Amanhã, dia 23, será o último dia para pagar a Contribuição Sindical Rural, mais conhecida entre o setor como CNA. Os produtores rurais que não quitarem o débito até amanhã nos bancos e caixas lotéricas pagarão juros e correção do imposto. A contribuição sindical tem caráter tributário e os empresários e os empregadores rurais que precisam contribuir são pessoas físicas ou jurídicas que, tendo empregado, empreende, a qualquer título, atividade econômica rural.

Começam hoje na UFV o 6º Simcorte e 2º Simpósio Internacional de Produção de Bovinos de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100977.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Serão realizados, no Espaço Acadêmico-Cultural ?Fernando Sabino? na Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos dias 22, 23 e 24 de maio, o 6º Simpósio de Produção de Gado de Corte e o 2º Simpósio Internacional de Produção de Gado de Corte, voltados para pesquisadores, estudantes, profissionais e produtores rurais.

Agrobalsas 2008 mostra a importância do agronegócio no Maranhão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100978.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] No próximo dia 27 terá início o Agrobalsas 2008, que se estenderá até 31 de maio na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, região Sul do Maranhão. O objetivo é socializar tecnologia à produção de alimentos e às cadeias produtivas ligadas ao agronegócio, integrando pequenos e grandes produtores.

Frente parlamentar vai unir setores de pesquisa no combate à dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100975.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar para o Apoio e Desenvolvimento da Biotecnologia, que reúne mais de 200 parlamentares, vai promover ainda este semestre um evento de um dia na capital federal dedicado à discussão de pesquisas de controle biológico para combater a dengue no Brasil.

Ministério da Agricultura vai discutir mistura de fécula de mandioca à farinha de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100965.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O País vai voltar a discutir a adição de 10% de fécula de mandioca à farinha de trigo na fabricação de pães, massas e biscoitos. O objetivo é reduzir a dependência das importações de trigo e baratear o preço do pãozinho e das massas para o consumidor final. O tema será debatido em reunião do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que convocou os representantes das câmaras setoriais nacionais da mandioca e das culturas de inverno, entre as quais está incluído o trigo.

Aneel autoriza geração de energia em propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100964.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, anunciou no último dia 20, no Fórum Global de Energias Renováveis, em Foz do Iguaçu, que recebeu do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, a garantia de que o órgão federal vai aprovar o projeto de Geração Distribuída (produção de energia junto à unidade consumidora), modalidade que foi implantada e testada pela empresa em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), na região Oeste do Paraná. ?O trâmite do projeto na Aneel já caminhou 99%, faltando apenas algumas formalidades burocráticas que serão concluídas dentro de 15 dias?, comemorou Samek, que recebeu a notícia de Kelman ontem, por telefone.

Semana do Alimento Orgânico terá ampla programação no Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100962.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico começa no dia 26 de maio em todos os Estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, organizadores do evento apostaram em uma estratégia descentralizada para ampliar a divulgação da produção orgânica. A organização está sob responsabilidade da Comissão Estadual da Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul, coordenada pela Superintendência Federal da Agricultura do MS.

Escargot

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28164.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A grande procura pela carne de escargots no mercado interno e externo exige melhores condições de criação, melhores índices de produtividade e qualidade do produto. Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo mostra técnicas de criação em confinamento total, alimentação com ração e ausência total de terra. A instalação é simples e barata. Você vai aprender a instalar o heliário, o manejo dos animais, a reprodução, a alimentação e o abate, buscando maior rendimento da porção comestível em quantidade e qualidade.

Equoterapia - Terapia com o Uso do Cavalo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28163.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Equoterapia é uma terapia com o cavalo, sobre o cavalo e usufruindo do meio-ambiente onde ele vive. Esse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, fornecem informações básicas para aqueles que desejam montar um Centro de Equoterapia, abordando os seguintes assuntos: uso do cavalo; cavalo ideal; doma do cavalo para Equoterapia; manejo mental, alimentar, de trabalho e sanitário do cavalo; profissionais que podem atuar na área; instalações, materiais e equipamentos; programas de atuação; movimentos de pista e suas funções; condução do cavalo na terapia; técnicas integradas; e, exemplos de casos.

Recuperação ambiental c/manejo intensivo de pastagens na pecuária leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27714.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] As áreas preservadas são importantes tanto do ponto de vista econômico, pois ajudam a elevar a produtividade agrícola e pecuária na propriedade, quanto no aumento da produção e da produtividade em propriedades familiares. O manejo intensivo de pastagens eleva em mais de dez vezes a lotação animal, liberando assim as áreas a serem protegidas, por meio de plantio de árvores nativas na recuperação das matas ciliares e proteção de nascentes que antes estavam em processo de degradação.

Maniçoba - forrageira de alta qualidade p/o semi-árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27713.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] Há mais de 10 anos, estudos e testes realizados na Embrapa Semi-Árido têm conseguido domesticar a maniçoba e favorecer a adoção do seu cultivo nas roças. Os riscos de intoxicação decorrentes da formação do ácido cianídrico quando da ingestão dessa planta, pelos animais, são quase anulados com o manejo simples de triturar galhos e folhas da maniçoba em máquina forrageira.

Pesquisar este blog