Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Ministério do Desenvolvimento quer lançar plano estratégico logístico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103472.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pretende lançar um plano estratégico logístico, com viés regional, a partir do estabelecimento de uma política pública em logística, que começa a ser discutida hoje (8) e amanhã (9/12) em Brasília (DF), por especialistas do setor público, privado e da academia. A qualidade e a segurança dos alimentos, tanto para o mercado interno como externo, determinam a competitividade das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e o ponto crucial que hoje impede a ampla comercialização dos produtos é a logística.

Ações ambientais na bacia do rio São Francisco vencem Prêmio Ouro Azul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103467.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto Plantando Água ? Consciência Ambiental na Bacia do São Francisco, que inclui dois trabalhos de extensão do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está entre os agraciados do 7º Prêmio Furnas Ouro Azul, que incentiva propostas de recuperação e conservação de recursos hídricos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Programa Broto Verde trouxe a Campo Grande adolescentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103465.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um grupo de 37 adolescentes entre 16 e 18 anos que participam do projeto Broto Verde Taquari em Coxim (MS), estiveram em Campo Grande no último dia 5. O objetivo da visita era fazer com que todos os adolescentes conhecessem a capital não esquecendo a atividade ambiental voltada ao agronegócio.

Conab divulga custo da produção de leite em janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103464.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os setores pecuaristas dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia vão conhecer, no final de janeiro, o valor pago por um fazendeiro para produzir o leite que é consumido nas cidades destas regiões. A partir do próximo dia 15 até o dia 20, técnicos da área de Informações do Agronegócio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam, pelos estados mineiro e gaúcho trabalho de campo para apurar, pela primeira vez, o custo da produção de leite da agricultura empresarial.

Fazenda Experimental Risoleta Neves da Epamig completa cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103460.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), completou cinco anos no último dia 5. Com 22 projetos de pesquisa em execução, a unidade deu início neste mês de dezembro à construção de um laboratório de micropropagação. Com ele, estará apta a fornecer ao mercado mudas de alta qualidade, ou seja, totalmente isentas de doenças. Além disso, o espaço será utilizado para a realização de pesquisas e treinamentos e absorver estagiários, bolsistas e estudantes de mestrado e doutorado.

Revista Ciência e Agrotecnologia da UFLA anuncia mudança na submissão de artigos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103458.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desde o início do mês de dezembro a submissão de artigos para publicação na revista Ciência e Agrotecnologia, passou a ser por via eletrônica. A revista é publicada bimensalmente e pode ser acessada através do site da Editora UFLA.

Segundo o Editor-Chefe, Professor Renato Paiva, "com esse serviço, a revista se moderniza oferecendo aos autores maior agilidade na submissão e na obtenção de informações sobre o trâmite dos artigos".

A modernização da revista também faz parte das comemorações do centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras, completado este ano.

Catálogo de produtos e serviços da Embrapa agora em inglês e espanhol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103456.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Catálogo de Produtos e Serviços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) agora está disponível em inglês e espanhol. A iniciativa vai ampliar a possibilidade de acesso à "gôndola" virtual que conta com 830 itens. O lançamento das novas versões da ferramenta on line foi realizado durante reunião de dirigentes da Empresa, no último dia 3, em Goiânia (GO).

Tecnologia da Embrapa ajuda no fortalecimento da produção de trigo de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103455.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A área plantada com trigo em Minas Gerais praticamente dobrou de tamanho na última safra, chegando aos 20 mil hectares, mas ainda está distante da meta do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), que pretende chegar a 200 mil hectares em 10 anos. Tecnologia para aumentar a produtividade e treinamento da assistência técnica são as ferramentas que a Embrapa Trigo vai disponibilizar como suporte à triticultura na região.

Decreto pode impedir livre concorrência no setor portuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103454.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Decreto 6620, publicado no fim de outubro para regulamentar a Lei dos Portos (8630/93), vai aumentar a burocracia no setor portuário e impedirá a livre concorrência entre empresas que pretendem investir na construção de novos portos e terminais portuários. A avaliação é do consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para Assuntos de Logística e Infra-Estrutura, Luiz Antônio Fayet, que participou de audiência pública no Senado, realizada no último dia 4, para discutir o decreto.

Setor produtivo e Governo discutem tarifa antidumping do glifosato importado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103453.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes do setor produtivo e do Governo realizaram, no dia 4/12, a última audiência pública para discutir o processo antidumping relativo à tarifa aplicada sobre o glifosato importado da China pelo Brasil, que atualmente é de 2,9%. As conclusões do encontro, realizado na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília, devem ser levadas à próxima reunião dos ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Conab fará pesquisa dos custos de produção para reajustar preço mínimo do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103452.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa em 10 dias um levantamento dos custos de produção do leite para atualizar o preço mínimo fixado pelo governo para o produto. Segundo os pecuaristas, o valor atual (em média R$ 0,47 o litro considerando todas as regões do país) está defasado, puxando para baixo os preços praticados pelo mercado, que sofreu forte redução este ano por conta do excesso de produção.

Embrapa desenvolve motor movido a lixo e sobras da agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103451.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um motor que utiliza até lixo e sobras da agricultura como combustível para funcionar. Essa foi uma das novidades apresentadas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Exposição Tecnológica Mundial - Expowec 2008, realizada em Brasília. O evento terminou no último dia 6.

Pesquisadores do Cepea analisam o futuro da pecuária de corte brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em meio à turbulência da economia internacional, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, fazem projeções para pecuária de corte brasileira nos próximos anos. Considerou-se uma taxa de crescimento de produção de carne bovina de 4,98% ao ano ? número definido a partir dos últimos dez anos e considerado factível para a situação da atividade no cenário nacional e mundial. A taxa de crescimento do PIB foi estimada em 3,5% para os próximos anos, com base em informações de mercado.

Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras tem novo site

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103457.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) acaba de publicar o seu novo site na internet. Por meio do site os pesquisadores e alunos terão acesso a todas as informações referentes à Propriedade Intelectual e procedimentos relacionados à inovação tecnológica e à proteção do conhecimento, através do depósito de patentes, e registro de marcas, desenho industrial, cultivares, softwares, indicação geográfica e direitos autorais.

Criação de Canários de Cor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28559.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os canários começaram a ser criados pelo homem por volta do século XIII. Desde então, uma grande variedade de cores surgiu, através das mutações, criações seletivas e até mesmo hibridações. Até o início do século XX, o canto e a forma dos canários eram alvos da dedicação dos criadores. No entanto, uma mutação surgiu em um criadouro de canários de canto clássico, chamando a atenção para a cor dos pássaros. Este fato despertou um novo interesse por parte dos criadores, desencadeando uma série de experimentos. Na verdade, se não existissem os criadores, não existiria esta enorme variedade de cores.

Criação de Calopsitas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28558.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] - Neste livro você serão tratados os seguintes assuntos: calopsita; descrição e classificação; a calopsita selvagem na natureza; domesticação; padrões de cores; instalações: gaiolas e viveiros; aquisição e formação de reprodutores; alimentação; reprodução; higiene; acidentes; doenças; e, genética e padrões de cor.

Pesquisar este blog