Selecione o dia...

sábado, 22 de março de 2008

Agricultura responde pela criação de 25 mil novos postos de trabalho em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100321.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor agrícola respondeu por mais de 25 mil postos de trabalho no mês de fevereiro, o que significa um aumento de 1,67%, um recorde no período. Os números fazem parte do resultado da pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo nota do MTE, o comportamento pode ser atribuído às atividades relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar, da soja, do fumo e de outros produtos da lavoura permanente no Centro-Sul.

Vinho alemão se especializa para ficar inigualável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100320.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores alemães descobriram a importância de fatores como o solo, a orientação solar e o microclima para individualizar vinho alemão e torná-lo inimitável. Viticultores e comerciantes de vinho de todo o mundo estão reunidos em Düsseldorf (oeste da alemanha) na Prowein, feira de vinhos ocorrida de 16 a 18 de março. Os produtores alemães buscam repetir a receita do sucesso de 2007, quando a Alemanha exportou três milhões de hectolitros de Riesling, Müller-Thurgau e Silvaner, no valor de 635 milhões de euros.

Fies terá novas modalidades de financiamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100317.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, adiantou no último dia 20 algumas alterações no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), com novas facilidades para aprovação do crédito estudantil. Entre as novidades estão uma bolsa de 25% do valor da mensalidade e o ?fiador solidário?, que permite que grupos de cinco estudantes sejam fiadores entre si, sem necessidade de um fiador individual que tenha renda igual ou superior à das parcelas, como nos programas anteriores.

Preços das commodities têm a maior baixa em 52 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100316.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As commodities ? produtos essenciais, como matérias-primas e alimentos ? tiveram nos últimos sete dias a sua maior queda de preços em uma única semana em 52 anos. O índice do Commodities Research Bureau (CRB), referência no mercado financeiro para commodities em geral, caiu 8,3% do dia 14 até o dia 20 de março, fechando na marca de 381,74 pontos. No entanto, ele ainda está acima do nível de 31 de dezembro de 2007, quando registrava 358,7 pontos.

Política de gestão de água aumenta eficiência na irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100322.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A gestão dos recursos hídricos, em bases sustentáveis, é fundamental para aumentar a eficiência da irrigação na agricultura. Conforme o coordenador-substituto do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), Luiz Novais de Almeida, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é importante por enfatizar o papel da agricultura irrigada na geração de emprego e renda e a contribuição da água no processo produtivo. O Brasil é detentor de 12% das disponibilidades hídricas do planeta, porém sua distribuição é bastante diferenciada, havendo regiões com abundância e outras com escassez.

Parceria entre Embrapa e Prefeitura de Nova Friburgo leva pesquisa e treinamento a agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100319.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Chefe Geral da Embrapa Agrobiologia, Eduardo Campello e a Prefeita de Nova Friburgo (RJ), Saudade Braga assinam no próximo dia 25, o contrato que vai formalizar a existência do Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) no município. O núcleo, que já está funcionando em Nova Friburgo, tem a função de aproximar pesquisadores, técnicos e produtores para solucionar problemas da região, que é conhecida pela produção de flores, frutas e hortaliças.

Agricultores nordestinos recebem sementes de milho e feijão da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao longo do mês de março, mais de 80 mil famílias nordestinas foram beneficiadas com a distribuição de sementes de milho e feijão desenvolvidas pela Embrapa. A ação integra o programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Controle de Cupins em Áreas agrícolas, Pastagens e Construções Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28043.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cupins são insetos que podem causar sérios danos às plantas cultivadas e às construções, tanto no ambiente rural como no ambiente urbano. Os ataques de cupins são dificilmente detectados em seus estágios iniciais, pois, freqüentemente, utilizam túneis sub-superficiais para atingirem seus alvos. Assim, a percepção da presença dos cupins ocorre, via de regra, somente quando o ataque atinge níveis bastante elevados.

Controle de Carrapato, Berne e Mosca do Chifre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28042.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os carrapatos são os parasitas externos que trazem grandes prejuízos à pecuária leiteira, principalmente quando não são controlados de forma correta. Entretanto, os bernes e a mosca dos chifres também devem ser controlados. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são mostrados, detalhadamente, o sistema estratégico de controle dos carrapatos e o manejo integrado nas pastagens, assim, como técnicas para tratamento dos bernes e da mosca dos chifres.

Fundamentos de Estabilidade de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27592.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Todos os alimentos sofrem graus variados de deterioração durante a estocagem. A taxa de perda de qualidade é determinada basicamente pelos seguintes fatores: 1) composição e características do produto; 2) condições de processamento; 3) características e efetividade do sistema de embalagem; 4) condições ambientais às quais o produto é exposto durante a estocagem. As contribuições reunidas nesta obra, constituem um passo importante na construção da vanguarda tecnológica aplicada à ciência dos alimentos no Brasil.

Agricultura Familiar - Dinâmica de grupo aplicada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27591.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Embrapa Cerrados há muito vem atuando nos domínios da pesquisa voltada às organizações rurais de base familiar, aprofundando o estudo e o conhecimento sobre o seu funcionamento. Detectou-se que o problema não tem sido a falta de tecnologia, mas a precária condição de funcionamento dessas organizações no que se refere à dinâmica de grupos. Desta forma, a pesquisa agrícola, começa a incluir em sua linha de atuação nova tecnologia de trabalho: a dinâmica de grupos.

Pesquisar este blog