Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BNDES apoia internacionalização de empresas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213372.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está tomando providências para preparar no exterior uma estrutura que permita prestar um apoio efetivo às empresas brasileiras que queiram se internacionalizar. O processo visa também a atrair investidores estrangeiros para o país.

Anuário do MAPA divulga estatísticas do setor de Agroenergia no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213370.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Anuário da Agroenergia - clique aqui para acessar (9,8 MB - arquivo PDF)-, disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), menu Cana-de-Açúcar e Agroenergia, mostra estatísticas das culturas da cana-de-açúcar e das oleaginosas soja, palma (dendê), girassol, algodão, amendoim e mamona. A publicação também traz números do mercado e produção de açúcar e dos biocombustíveis etanol e biodiesel, além de dados consolidados do setor sucroalcooleiro, desde a safra 1948/1949.

Asbraer prepara documento para candidatos sobre a importância e os desafios da Extensão Rural Brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Academia Brasileira de Extensão Rural, está empenhada na elaboração de um documento para ser entregue aos candidatos das próximas eleições. A proposta é apresentar informações sobre o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), ressaltando os desafios e a importância deste serviço para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar nos estados e país.

Epagri: Santa Catarina já pode produzir azeitonas e azeite de oliva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213364.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O engenheiro florestal e coordenador do Projeto de Oliveiras da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dorli Mario Da Croce está comemorando a grande produção de azeitonas em algumas unidades experimentais espalhadas pelo Estado. "Já é possível indicar algumas variedades de oliveiras para os pequenos agricultores familiares iniciarem o cultivo", informa Dorli.

Café: fonte de energia para o carnaval

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213371.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cafezinho de todos os dias é também uma excelente fonte de energia para os foliões neste Carnaval. Além da cafeína (substância mais conhecida), cada grão possui grande variedade de minerais, como potássio, cálcio, sódio, ferro, aminoácidos, triglicerídeos e ácidos graxos livres, além de açúcares como glicose, frutose, maltose e polissacarídeos.

Ministério da Agricultura abre consulta pública para certificação da cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213369.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Começou dia 11 a consulta pública as normas para a Certificação Fitossanitária de Origem, com o objetivo de prevenir e controlar a praga bicudo da cana (Sphenophorus levis), que atinge canaviais e bromélias. O projeto de instrução normativa foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria N° 77, da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Seminário do Agronegócio para Exportação acontece dia 5/3 em Londrina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213368.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Será realizado em Londrina, no dia 5 de março, o 31º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, visando estimular os agentes do agronegócio da região a acessarem o mercado internacional.

Convênio entre Emater-MG e Escolas Famílias Agrícolas reforça educação de jovens rurais no Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A preocupação com a qualidade de vida do jovem rural, oferecendo a ele oportunidades de se fixar no meio em que vive, é foco de ações desenvolvidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Além do Projeto Transformar, que investe na qualificação de filhos de agricultores na faixa etária de 16 a 29 anos, a empresa pública mineira mantém um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa). A entidade reúne as chamadas Escolas Famílias Agrícolas (Efas). Ao todo são 18 no estado, com um total de 457 alunos matriculados no ensino fundamental e 497 no ensino médio. Os estudantes têm idades entre 11 e 20 anos.

O sorgo e o etanol na Terra do Sol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213363.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Brasil começou o ano de 2010 com problemas no mercado do etanol. Depois de uma relativa estabilidade os preços do álcool combustível voltaram a subir nos postos. Não chega a faltar álcool, mas a oferta por parte das usinas está com pequena margem de segurança em relação à demanda.

Prazo para envio de trabalhos do simpósio sobre nanotecnologia termina dia 20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213362.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O prazo para o envio de trabalhos do Simpósio Internacional: Impactos das nanotecnologias sobre a saúde dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, que acontece na Fundacentro, de 25 a 27 de maio de 2010, termina no próximo dia 20.

Pesquisar este blog