Selecione o dia...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia de Campo na TV apresenta novas regiões vitivinícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217792.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Novas regiões vitivinícolas. O programa vai ao ar amanhã, dia 22 de abril de 2011, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet), a partir das 9h30min. No dia 24, passa às 8h, pela TV NBR (canal do governo federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 27, às 9h10min, e no dia 29, às 16h.

Novas cultivares de girassol da Embrapa chegam ao mercado para a safra 2011/12

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217791.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores brasileiros de girassol contam com duas novas opções para a safra 2011/12. Já estão no mercado sementes das cultivares BRS 321 e BRS 324, desenvolvidas pela Embrapa Soja (Londrina/PR) e comercializadas pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Dourados (MS).

Feira do Pró-Genética ajuda rebanho mineiro a evoluir

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217790.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores mineiros, principalmente aqueles que integram a agricultura familiar, terão uma nova oportunidade para introduzir tourinhos de alta genética em suas propriedades. Cerca de 50 desses animais, de origem comprovada, serão colocados à venda dia 27 de abril de 2011, no Parque de Exposição Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, região Norte do Estado. A feira é uma promoção do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Câmara dos Deputados deverá votar Código Florestal no começo de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217787.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados deverá votar o projeto de lei que altera o Código Florestal no dia 3 ou 4 de maio de 2011. A previsão foi feita pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), após reunir-se com os líderes partidários. Maia disse que incluirá o projeto na pauta de votações e que as divergências deverão ser resolvidas na votação.

Código Florestal: agricultores que preservarem APPs poderão ter benefícios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217794.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O novo Código Florestal poderá conceder benefícios a agricultores que sempre obedeceram à legislação e mantiveram em suas propriedades área de proteção permanente (APP) e reserva legal. O relator da matéria, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que vai acolher sugestão feita pelo líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), em encontro realizado ontem (20/04/11).

Acrimat: Desmatamento evitado em Mato Grosso é de 16,8 milhões de hectares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217793.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Acrimat ? Associação dos Criadores de Mato Grosso - fez um levantamento para medir o impacto dos investimentos feitos pelos pecuaristas na produção de gado em Mato Grosso nos últimos 15 anos usando como base o abate de gado do Estado e a área de pastagem utilizada. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) - o desmatamento evitado foi de 16,8 milhões de hectares em Mato Grosso de 1996 a 2010. "Avanços tecnológicos na cadeia produtiva de bovinos foram fundamentais para esse processo", avalia o diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo.

Embrapa Café desenvolve pesquisa com a França sobre recursos genéticos do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217786.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O projeto Fenotipagem, genotipagem e análise da diversidade genética e estrutura de uma coleção da Etiópia de Coffea arabica, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Café Luiz Filipe Protásio Pereira, é um dos aprovados no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Fundação Agrópolis, da França. A Agrópolis, responsável pelo repasse financeiro ao projeto, é uma rede que integra todas as instituições de pesquisa agrícola e para o desenvolvimento sustentável do país na cidade de Montpellier, incluindo o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad). A execução da pesquisa será feita como o Cirad, um dos principais parceiros internacionais da Embrapa Café.

Publicação Embrapa aborda principais técnicas de análise de vinho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217785.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cor, limpidez, textura, aroma, sabores, estrutura: essas são algumas das principais características levadas em consideração para definir se um vinho é ou não de qualidade. Especialistas treinados conhecem bem as formas de usar os sentidos e, a partir deles, reconhecer até mesmo a cultivar, a safra e a origem geográfica da uva, assim como identificar eventuais defeitos resultantes, por exemplo, da utilização inadequada de produtos e recipientes na produção da bebida.

Produtor tem até 29 de abril para aderir a plano de renegociação de dívidas do BB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217784.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor rural mineiro tem até o dia 29 de abril de 2011 para aderir, junto ao Banco do Brasil (BB), ao plano de renegociação de dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2010, com mais seis meses de vencimento (até 30 de junho de 2011). O plano foi ajustado entre o banco e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O coordenador da Assessoria Jurídica da federação, Francisco Simões, esclarece que o plano permite o restabelecimento da situação de adimplência para produtores enquadrados nas condições abaixo:

Produtor gaúcho investe na piscicultura como alternativa de renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217782.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores da região dos Vales, no Rio Grande do Sul, estão encontrando na piscicultura uma oportunidade de renda. Municípios como Estrela e Salvador do Sul, já realizam feiras de peixe durante o ano todo. Roca Sales possui uma associação de piscicultores que produz mais pescado do que o consumo municipal. Capela de Santana está construindo um abatedouro a exemplo de Venâncio Aires, e Teutônia possui um frigorífico com inspeção federal.

Pesquisar este blog