Selecione o dia...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Recomposição das reservas legais poderá ser feita em áreas diferentes das desmatadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101998.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em mais uma reunião para discutir agendas em comum entre os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, os ministros Reinhold Stephanes e Carlos Minc acordaram que a recomposição de reservas legais poderá ser feita em áreas diferentes das desmatadas. Stephanes preferiu se referir aos acordos como "harmonização de pensamentos". "O mais importante é incentivar as pessoas a recuperarem as áreas degradadas. E incentivar quem quer fazer sua reserva legal, mesmo em área fora da sua propriedade, porque não diminui a produção", disse Minc. Segundo ele, a recomposição dessas reservas poderia ser feita, inclusive, dentro de área pública ainda não regularizada.

Brasil e Egito assinam acordo que deverá incrementar exportações de carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101999.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os ministros da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, e do Comércio e Indústria do Egito, Rachid Mohamed Rachid, assinaram no último dia 12 acordo de cooperação na área de serviços veterinários. Com validade de cinco anos, a partir de 1º de setembro, o acordo tem como foco a exportação, importação e trânsito de animais e seus subprodutos, com base em normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Exportações das cooperativas brasileiras crescem 28,4% no primeiro semestre de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101985.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações diretas das cooperativas brasileiras registraram um crescimento de 28,4% no primeiro semestre de 2008, na comparação com o mesmo período de 2007. As vendas do setor ao exterior somaram US$ 1,86 bilhão, enquanto no ano passado totalizaram US$ 1,45 bilhão. Já o volume exportado foi de 3,5 milhões de toneladas, contra 3,8 milhões de toneladas em 2007.

Bahia pode adotar sistema de irrigação israelense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101987.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O sistema de irrigação por gotejamento enterrado usado em Israel pode ser uma referência para as culturas irrigadas da Bahia. O sistema possibilita conjugar, com economia de água, uma irrigação de alta eficiência, usando o gotejamento, com a mecanização agrícola, comum em grandes áreas, a exemplo da produção de grãos e da cana-de-açúcar.

Leilão para fornecimento de energia de biomassa tem três empresas vencedoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102005.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Três empresas do setor de produção sucroalcooleiro serão as responsáveis pelo fornecimento de energia de biomassa com entrega prevista para 2009, de acordo com o resultado do 1º Leilão de Energia de Reserva, promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na manhã de hoje (14/8).

Embrapa Informação Tecnológica lança livro sobre mudanças e seus efeitos sobre a agricultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102003.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Confirmado para amanhã (15 de agosto) o lançamento do livro Mudanças Climáticas: impactos sobre doenças de plantas no Brasil, que trata de um dos assuntos mais estratégicos para o Brasil, no que diz respeito à vulnerabilidade da agricultura frente às alterações do clima no planeta. A partir das 19h30, no Café Universitário, ao lado do estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), uma das coordenadoras da publicação, a pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Ambiental da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Raquel Ghini, participa de um bate-papo com o público, seguido da sessão de autógrafos. A programação faz parte da agenda de lançamentos da Embrapa Informação Tecnológica, para a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

CDDPH cria comissão para apurar criminalização de movimentos sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102000.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Diante de denúncias apresentadas por entidades como a Central de Movimentos Populares e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) decidiu no dia 12/8 criar uma comissão especial para investigar a criminalização de movimentos sociais no Rio Grande do Sul.

Geração de energia limpa é discutida em dia de campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101996.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), realiza no próximo dia 20, na Fazenda Experimental em Nova Porteirinha, Norte de Minas, o Dia de Campo de Agroenergia e da Cultura do Sorgo. O evento visa debater os meios de geração de energia limpa através da produção do pinhão-manso, da mamona, da cana-de-açúcar e do girassol, além de tratar a cultura do sorgo como opção para a convivência com a seca.

Sadia é incluída em relatório da ONU sobre desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101986.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Sadia é uma das 50 empresas do mundo inteiro incluídas no relatório intitulado "Criando Valores para Todos: Estratégias de Negócios com os Pobres", lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A idéia é destacar ações do setor privado destinadas a reduzir a pobreza, melhorar as condições de vida dos mais pobres e, com isso, contribuir para o desenvolvimento econômico mundial.

Produção de Biodiesel na Fazenda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28328.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O biodiesel, um combustível renovável e biodegradável, para motores do ciclo diesel, produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais, já faz parte da matriz energética brasileira, contando com o apoio e o incentivo do governo. Você verá neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos que é possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica, utilizando o processo do craqueamento. Esse processo é bastante simples e permite produzir biodiesel para utilizar em propriedades agrícolas e em pequenas comunidades de regiões isoladas.

Produção de Banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28327.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você vai conhecer a infra-estrutura e as técnicas utilizadas nos bananais mais produtivos do país. São abordados os seguintes assuntos: técnicas de produção de mudas e de plantio; como conduzir a cultura; como controlar pragas e doenças; técnicas para a colheita; e, tratamento pós-colheita. Para mostrar isto, o CPT foi a Itajaí, em Santa Catarina, Vale do Ribeira, em São Paulo, Janaúba, em Minas Gerais, e documentou as principais técnicas utilizadas nos empreendimentos rurais de maior sucesso e as tecnologias de ponta desenvolvidas nos Centros de Pesquisas.

Pesquisar este blog