Selecione o dia...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Governo estuda retirar PIS/Cofins de toda a cadeia produtiva do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213377.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo sinaliza com a possibilidade de retirar a incidência de PIS e Cofins de toda a cadeia produtiva do agronegócio, segundo informou ontem a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO). De acordo com a senadora, a desoneração completa ainda não é algo totalmente definitivo, mas o setor vem discutindo uma nova política agrícola com representantes dos ministérios da Agricultura e da Fazenda. "O ICMS ainda é um problema para o setor, mas o governo sinalizou que pode, pelo menos, tirar o PIS e a Cofins", disse a presidente da CNA.

Presidente da CTNBio cria comissões para analisar Resolução Normativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213380.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A primeira reunião ordinária, deste ano, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) presidida pelo geneticista Edilson Paiva ? eleito no último dia 10 por 18 votos favoráveis e nomeado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende - ocorreu no dia 11, em Brasília, com a aprovação de cinco liberações comerciais.

Nova obra técnico-científica reúne informações sobre a cultura da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213378.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Responsável por cerca de quarenta por cento da produção de grãos no Brasil, a soja é considerada uma das mais importantes culturas brasileiras, representando quase trinta por cento do mercado internacional e vinte por cento das exportações do agronegócio. Sua importância é tão significativa que dados comprovam ser ela a responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de vários municípios, onde seu cultivo se desenvolve de forma mais intensa.

Criação do Simples Rural pode ser a salvação para o campo, avalia Faesc

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213373.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A proposta de criação do Simples Rural, um sistema jurídico-tributário para simplificar as relações no setor primário da economia e racionalizar a carga de impostos, é defendida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). "Essa alternativa pode ser a salvação do campo", prevê o presidente José Zeferino Pedrozo.

Projeto inclui produtos extrativos no Programa de Aquisição de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213381.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6680/09, do deputado Marco Maia (PT-RS), que inclui produtos extrativos como açaí, pequi e castanha do Brasil no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. A medida permite que o governo subvencione a compra direta de produtos extrativos dos agricultores familiares.

Avicultores devem ficar atentos ao calor excessivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213379.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O calor deste início de ano afetou a avicultura de uma forma geral. Especialmente nos dias em que o excesso de consumo causou interrupções no fornecimento de energia, o índice de mortalidade cresceu e o produtor contabilizou prejuízos. Mas é possível fazer algo para evitar a morte dos frangos quando falta energia? Os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),elaboraram um documento com recomendações que podem ajudar o produtor.

Entenda a certificação digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213376.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Hoje, o computador é o centro de boa parte das negociações. São conversas, compras e transações bancárias. Tudo online. Até as questões legais, contábeis e tributárias ganharam seu espaço no mundo virtual, graças a um tipo de documento eletrônico, a certificação digital. "Esse documento é a identidade de uma pessoa ou de uma empresa no mundo digital. É um tipo de codificação para ser reconhecido nesse ambiente", afirma Sandra Turchi, superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Apicultores lamentam veto do presidente Lula à regulamentação da profissão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213375.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 144/2009, que regulamenta a profissão de apicultor, foi vetado integralmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O veto se baseou em manifestação contrária dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), da Justiça e da Advocacia-Geral da União, com base no artigo 5º, inciso XIII da Constituição Federal. Esse artigo garante o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, salvo quando a atividade possa significar algum tipo de risco à sociedade.

PAC 2 prevê construção de mais 11 mil km de ferrovias até 2020

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213374.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A segunda versão do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) está em fase final de ajustes no governo e deverá conter investimentos planejados para até 2020. Entre seus principais destaques estarão projetos do setor de transportes, principalmente hidrovias e ferrovias, para apoiar a produção agropecuária e industrial. O Valor Econômico teve acesso ao projeto mais avançado de investimentos que deverão ser feitos para expandir a malha ferroviária dos atuais 29 mil quilômetros para 40 mil km até 2020. Desse total, 35 mil km já deverão estar prontos em 2015.

5º ConbATER vai discutir nos dias 25 e 26 de maio desafios da agricultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213367.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Produção e Sustentabilidade: Desafios para a Agricultura, esse será o tema do 5º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural ? ConbATER, a ser realizado nos dias 25 e 26 de maio, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. Essa será a primeira vez que o ConbATER acontece em Minas Gerais. O Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural é o grande fórum nacional para o debate sobre o papel da extensão rural no país e como ela pode contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável na agricultura familiar brasileira.

Pesquisar este blog