Selecione o dia...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Cresce o número de fazendas de pecuária de corte com rastreabilidade em MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213053.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Minas Gerais alcançou o número de 640 propriedades aptas a fornecer animais para frigoríficos exportadores para a União Europeia (UE) durante o ano de 2009. Esse número representa 34,22% das 1.870 propriedades em todo o Brasil e mantém o estado no primeiro lugar, seguido de Goiás e Mato Grosso.

Philip New: "Biocombustíveis não são os culpados da fome"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213060.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor de British Petroleum (BP), Philip New, em recente entrevista ao jornal alemão Berliner Zeitung, desmistifica a questão do avanço dos biocombustíveis em relação a um suposto aumento da fome mundial. No relato ao jornalista Jakok Schlandt, o executivo de uma das maiores empresas do setor energético do planeta fala em especial do etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar. Confira.

Produtores capixabas utilizam a prática de consócio da ovinocultura com café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213056.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores da Região Sul Caparaó estão experimentando uma técnica pouco utilizada por agricultores que investem na cultura do café: a convivência do carneiro com café. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), avalia essas práticas e faz observações visando o melhor conhecimento para sua adaptação no Estado.

Café: mais de mil propriedades certificadas em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213054.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O programa Certifica Minas Café, em 2009, fez a certificação de 641 fazendas, aumentando para 1.024 o número de propriedades com essa classificação no Estado, informa o assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Bernardino Cangussu. Ele diz que o número atual equivale a quase o triplo das fazendas mineiras de café que obtiveram a certificação internacional na primeira etapa do programa, em 2008.

Pesquisa desenvolve queijos de leite de cabra com ervas e frutas da caatinga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213059.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estimular a renda de produtores rurais nordestinos e, ao mesmo tempo, desenvolver novos queijos de leite de cabra com uso de frutas e ervas da caatinga. Estes são os objetivos do projeto Novas tecnologias aplicadas ao leite de cabra para o desenvolvimento de queijos utilizando produtos oferecidos no Bioma Brasileiro, que tem sido desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde abril de 2009, sob a liderança da pesquisadora Selene Daiha Benevides, engenheira de alimentos e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Embrapa suspende temporariamente programa de atividades no Haiti

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213058.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) informou ontem (15/1), em nota à imprensa, que suspendeu temporariamente suas missões no Haiti, cuja capital, Porto Príncipe, foi devastada por um terremoto no último dia 12. A empresa desenvolve programas que visam a melhorar o sistema de produção com sustentabilidade no país caribenho.

Qualidade do etanol leva ANP a autuar 31 distribuidoras no interior de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213057.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou ao longo desta semana, no interior de São Paulo, 31 distribuidoras de combustíveis por comercializarem etanol fora das especificações.

Produtores rurais têm prazo maior para aquisição de máquinas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213055.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou circular comunicando aos agentes financeiros a prorrogação do prazo para contratação de linha de crédito para aquisição de máquinas e implementos agrícolas.

Comércio Internacional de Lácteos ganha segunda edição revista e ampliada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213052.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] Foi lançada na primeira semana de janeiro a segunda edição revista e ampliada do livro Comércio Internacional de Lácteos. A publicação da Embrapa Gado de Leite tem como editores os pesquisadores Glauco Rodrigues Carvalho e Kennya Beatriz Siqueira, além do analista José Luiz Bellini Leite.

Dia de Campo quer incentivar produção de uva orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213051.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Buscando divulgar a produção de uva orgânica e incentivar novos produtores a aderirem ao sistema, a Emater/RS-Ascar, o Centro Ecológico de Ipê, a Embrapa e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves promovem, no próximo dia 20, um Dia de Campo sobre Produção de Uva Orgânica. O evento, com início às 14h, será realizado na propriedade do agricultor Jorge Salton, na localidade de Faria Lemos, em Bento Gonçalves (RS).

Pesquisar este blog