Selecione o dia...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SBPC critica corte orçamentário na área de ciência, tecnologia e inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220781.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou ontem (17/02/12) nota "repudiando" o corte de R$ 1,486 bilhão do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Segundo o documento, o corte "foi recebido com desagrado pela SBPC". Em entrevista à Agência Brasil, a presidente da entidade, Helena Nader, disse que "a ciência brasileira está muito preocupada". Ela lembrou que o ministério incorporou "inovação" ao nome, mas não recebeu reforço orçamentário. "O ministério ganhou mais um penduricalho e está com menos dinheiro. É uma incoerência", ponderou.

MPF entra com ação para garantir segurança de líder comunitário no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220784.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação judicial para garantir a segurança de Júnior José Guerra, morador do Projeto de Assentamento Areia, em Trairão (PA), ameaçado de morte por denunciar madeireiros que atuam ilegalmente na região. A decisão foi tomada após várias tentativas frustradas feitas à Secretaria de Direitos Humanos (SDH) à Polícia Federal (PF) e à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Rede Brasil Rural empolga produtores do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220780.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Inserir a agricultura familiar nas redes eletrônicas de comercialização para promover o desenvolvimento deste setor é a proposta da Rede Brasil Rural, apresentada ontem (17/02/12), em Caxias do Sul (RS), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Centenas de representantes de associações, cooperativas e sindicatos participaram do evento, que inaugura uma série de capacitações no estado para qualificação dos agentes que vão operar a Rede.

Lagarta falsa-medideira traz preocupação para lavouras de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220779.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens), sempre caracterizada como praga secundária na cultura da soja, passou a ser considerada praga principal nas últimas safras. Na safra 2011/2012, ocorreram veranicos e altas temperaturas, principalmente a partir do início de fevereiro, o que segundo os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são favoráveis para a ocorrência da explosão populacional dessa praga.

Pequena proporção de mulheres no Congresso brasileiro preocupa ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220783.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A baixa proporção de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional foi motivo de cobrança dos peritos que fazem parte do Comitê das Nações Unidas para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Comitê Cedaw). Os questionamentos ocorreram durante a apresentação do relatório produzido por organizações da sociedade civil brasileiras, ontem (17/02/12), em Genebra, na Suíça.

Bancos fecham no carnaval e reabrem ao meio-dia de quarta-feira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220782.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os bancos não funcionarão para atendimento nos próximos dias 20 e 21, em função do carnaval. No dia 22 (quarta), os bancos abrem às 12 horas. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Evento debaterá realidade e perspectivas do milho transgênico no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220778.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o intuito de avaliar o cenário da produção do milho geneticamente modificado no Brasil e de produzir informações para aqueles que lidam no setor agropecuário e para a sociedade em geral, o projeto LAC Biosafety Brasil, a Embrapa Milho e Sorgo, a Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realizarão o Workshop de Milho Transgênico: Realidade e Perspectivas para o Brasil. O evento será realizado de 7 a 9 de março de 2012 em Sete Lagoas, Minas Gerais.

UFSCar recebe inscrições para curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220777.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Até o dia 23 de março de 2012, estão abertas as inscrições no curso de especialização em Gestão Ambiental, oferecido pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O público alvo é composto por engenheiros, arquitetos, biólogos, geólogos, geógrafos, químicos e outros profissionais envolvidos com a questão de problemas do meio ambiente e gestão ambiental.

Importação maciça ameaça produtores de cebola de Santa Catarina e do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220776.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um perigo ronda a cultura da cebola em Santa Catarina. A colheita está avançada, a produção foi boa e os preços estão compensatórios. Mas há uma ameaça no ar: está previsto o maciço ingresso no mercado brasileiro de cebola de Argentina e da Holanda a partir de março de 2012. "Isso será ruim para os cebolicultores brasileiros", vaticina o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri.

Deficiências logísticas matam a competitividade da avicultura de SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220775.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Santa Catarina é o segundo maior Estado produtor de aves do Brasil e o maior exportador. A receita com as vendas externas supera 1 bilhão de dólares. O abate anual é de aproximadamente 700 milhões de aves. O Estado reúne 13.000 avicultores, dos quais 10 mil são integrados às agroindústrias. O setor emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais 80 mil. As deficiências logísticas estão afetando o desempenho dessa cadeia produtiva, assegura o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila. Confira a entrevista.

Pesquisar este blog