Selecione o dia...

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Retirada de 180 agroquímicos do mercado terá impacto na produtividade e fará explodir a inflação, avalia CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228582.htm
[ POLITICA ] Preocupada com os prejuízos incalculáveis que a eventual retirada do mercado de 180 agroquímicos pode causar ao produtor rural e ao consumidor brasileiros, reduzindo a produtividade das lavouras e fazendo explodir a inflação dos alimentos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou ofício à Justiça, para mostrar, do ponto de vista técnico, a importância destes produtos, alguns em uso há quase 70 anos.

Produção massal de colônias de abelhas sem ferrão e uso comercial para a polinização agrícola estarão na Agrishow

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228587.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) e da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) desenvolvem um projeto com o objetivo possibilitar a instalação da primeira bio-fábrica de polinizadores no Brasil e oferecer o serviço de polinização por abelhas para os agricultores que dependem delas. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) e tem parceria com a empresa Promip, do setor de controle biológico.

Embrapa lança aplicativo para controle do uso de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228586.htm
[ SOFTWARES ] Pelo tablet ou celular, os agricultores brasileiros vão poder controlar a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está desenvolvendo um aplicativo do sistema Gotas para uso em dispositivos móveis, visando facilitar o trabalho no campo.

Abertas as inscrições para Congresso Mundial de Fertilizantes no Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228584.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o XVI Congresso Mundial de Fertilizantes, que acontece entre 20 e 24 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ). Para se inscrever basta acessar a página do evento em www.16wfc.com/pt. As inscrições com desconto seguem até 10 de abril.

Comissão da Câmara aprova reflorestamento de APP com árvores frutíferas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228583.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 2 de abril de 2014, proposta que permite aos agricultores utilizar árvores frutíferas para recompor áreas de preservação permanente (APPs). O projeto - PL 6330/13 -, do deputado Afonso Hamm (PP-RS), altera o Código Florestal (Lei 12.651/12).

Jovem de assentamento rural representa o Brasil em competição internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228581.htm
[ EVENTOS ] Juliana Almeida saiu do assentamento Maísa, comunidade rural de Mossoró, Rio Grande do Norte, para representar o Brasil na 3ª edição da World Skills Americas, em Bogotá, Colômbia. Ela foi "descoberta" há dois anos, quando uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi ao assentamento realizar uma ação voluntária, de corte de cabelo e manicure. E foi o cabelo de Juliana que chamou a atenção da coordenadora da equipe.

Fortaleza vai sediar o VI Congresso Brasileiro de Mamona

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228585.htm
[ EVENTOS ] A capital cearense será o palco do VI Congresso Brasileiro de Mamona, que acontecerá de 12 a 15 de agosto de 2014, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). Com o tema "Agricultura Familiar e Segurança Alimentar", o evento tem como objetivos debater a organização da cadeia produtiva da mamona e de outros cultivos e incentivar o desenvolvimento do agronegócio sustentável das oleaginosas energéticas.

Iniciativas são contempladas no 5º Premio ODM Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228580.htm
[ CONCURSOS ] As 30 iniciativas vencedoras do 5º Prêmio ODM Brasil foram escolhidas esta semana por um grupo de 16 jurados em reunião na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio, criado em 2004, tem o objetivo de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) , da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja agenda termina em 2015.

Conferência discute ampliação da assistência médica nas áreas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228579.htm
[ EVENTOS ] Ampliar a formação e a capacitação de médicos especializados no atendimento às famílias e às comunidades rurais, além da descentralização dos cursos de medicina, serão as principais sugestões que a 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural e o 4º Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade apresentarão à sociedade científica e às autoridades para ampliar a assistência médica das áreas rurais e dos municípios mais distantes dos grandes centros.

Presidente do Cimi denuncia ao papa Francisco violações aos direitos indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228578.htm
[ POLITICA ] O papa Francisco e o presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Kräutler, se reuniram no dia 4 de abril de 2014, no Vaticano, para discutir as violações aos direitos indígenas no Brasil. Segundo a assessoria do Cimi, os representantes da entidade indigenista ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) relataram ao líder mundial da Igreja Católica casos de violência contra as comunidades indígenas - em especial a situação dos povos guaranis e guarani-kaiowás de Mato Grosso do Sul, que vivem em áreas consideradas insuficientes para suas necessidades.

Perda de rentabilidade faz captação da poupança cair 70% em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228577.htm
[ ECONOMIA ] A alta dos juros, que tem elevado a rentabilidade dos fundos de investimento, continuou a reduzir o interesse pela poupança. Segundo números divulgados pelo Banco Central (BC), os brasileiros depositaram R$ 1,79 bilhão a mais do que retiraram da caderneta em março. A captação líquida (diferença entre depósitos e saques) caiu 70% em relação ao mesmo mês de 2013 e atingiu o menor nível para meses de março desde 2011.

Pesquisar este blog