Selecione o dia...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

João Pedro Stédile defende radicalização do Fórum Social Mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213154.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A derrota do neoliberalismo não esgotou o papel do Fórum Social Mundial (FSM) na busca de "outro mundo possível". Ao comentar os dez anos do FSM, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, apontou o imperialismo como o inimigo número um das esquerdas e dos movimentos sociais e defendeu a radicalização dos FSM como espaço de mobilização social.

"Davos deveria decretar sua falência intelectual", diz idealizador do FSM

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213161.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Empresário brasileiro Oded Grajew, um dos mentores do Fórum Social Mundial (FSM), conta como a iniciativa surgiu há dez anos e avalia a repercussão dessa rede de movimentos sociais sobre a política internacional desde então.

CTBE e Embrapa buscam uma agricultura de cana mais produtiva e sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213158.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), inaugurado no último dia 22, em Campinas (SP), já tem um importante aliado nas pesquisas ligadas ao ciclo agrícola da cana-de-açúcar. A instituição e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um acordo de colaboração para o estudo de estratégias agrícolas capazes de elevar a produtividade e a sustentabilidade da cultura de cana. A parceria envolve também o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), com atuação principal no desenvolvimento de Bioinformática tanto da Embrapa quanto do LNBio.

Superação da crise aumenta consumo de energia elétrica em 8,4% em dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213155.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O consumo de energia elétrica cresceu 8,4% em dezembro do ano passado em todo o país, em comparação com o mesmo mês de 2008. Segundo Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o crescimento forte foi puxado especialmente pela demanda residencial e comercial, que se manteve aquecida devido às medidas de estímulo do governo para combater a crise internacional.

Campina Grande debate plano de combate a desertificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213160.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Campina Grande (PB) sedia de 3 a 6 de fevereiro a reunião preparatória ao 1º Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (Ened), que se realiza em março, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Outras três reuniões preparatórias ocorreram em Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA).

Projeto da Câmara inclui cerealistas entre operadores de crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213159.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6321/09, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) que condiciona a concessão de crédito rural a cerealistas ao repasse dos recursos para produtores. A proposta altera a lei 8.171/91, que regulamenta a política agrícola. Atualmente, para os beneficiadores e agroindústrias terem acesso ao crédito rural de comercialização, é necessário apenas comprovar a aquisição da matéria-prima de produtores ou cooperativas rurais. Já o repasse só pode ser feito por bancos ou cooperativas.

Receita Federal aprova formulário para Declaração de Ajuste do IR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213157.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publica a Instrução Normativa nº 993 que aprovou o formulário para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física relativa ao exercício de 2010, ano-calendário de 2009.

Oded Grajew defende mudança de hábitos para chegar a outro mundo possível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213156.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um dos organizadores do Fórum Social Mundial (FSM), Oded Grajew, voltou a defender ontem (25/1) a mudança de consciência individual e a articulação de diferentes organizações da sociedade em favor de "outro mundo possível".

Mandioca: a base da alimentação do povo amazônico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213153.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A mandioca é a base da alimentação da população amazônica, tanto na cidade como no interior. É difícil você ir em uma casa onde não tem farinha, como complemento alimentar. Nas famílias pobres, principalmente do interior, é a base do chibé, ressalta o pesquisador do Museu Goeldi Jorge Oliveira, se referindo à mistura de água e farinha que chega a ser a principal refeição do dia em comunidades de baixa renda.

F.O.Licht anuncia programação do Sugar and Ethanol Brazil 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213152.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Chega à sexta edição anual o tradicional encontro de Açúcar e Etanol promovido pela F.O.Licht no Brasil. Programado para os dias 22, 23 e 24 de março, o Sugar and Ethanol Brazil 2010 reunirá os mais importantes nomes do mercado sucroalcooleiro brasileiro e autoridades internacionais, a fim de analisar o impacto de um mercado acirrado sobre o investimento e a comercialização.

Seminário sobre geomarketing abordará os impactos do Censo 2010 no setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213151.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No dia 31 de março acontecerá, em São Paulo, no Bourbon Convention Ibirapuera, o Seminário Geomarketing: Novas Tendências ? Saiba como tomar decisões certeiras usando análise geográfica. No evento serão apresentados os novos rumos e soluções da inteligência geográfica. A reunião vai abordar, entre outros assuntos, os impactos do Censo 2010 no setor de geomarketing. O objetivo da discussão, que será apresentada por um técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é mostrar como as novas tecnologias e metodologias de contagem populacional vão impactar todo o setor no próximo ano.

Pesquisar este blog