Selecione o dia...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Plano Nacional de Trigo vai permitir aumento de 25% na produção da safra 2008/2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100614.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aumentar em 25% a produção de trigo da safra 2008/2009 é a principal meta do Plano Nacional de Trigo lançado ontem (17/4) pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este crescimento vai garantir uma produção de 4,75 milhões de toneladas, o que corresponde a 47% da demanda brasileira. A estimativa de aumento da produção de trigo tem como base a produtividade da safra atual, de 2,1 mil quilos por hectare.

Safra de cana-de-açúcar 2008/2009 deverá ser a maior da história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100616.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A próxima safra de cana-de-açúcar (2008/2009) deverá ser a maior da história, com 498,1 milhões de toneladas colhidas. A estimativa foi divulgada ontem (17/4) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Segundo projeção da entidade, a safra que se iniciou neste mês será 16% maior do que a anterior, quando foram colhidas 431,2 milhões de toneladas de cana.

Lula defende produção de biocombustíveis durante conferência da FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100615.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao defender a produção de biocombustíveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no último dia 16 que crime contra a humanidade é renegá-los. Com a manifestação, Lula rebateu declarações feitas pelo suíço Jean Ziegler, diretor de Direito à Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU). No último dia 14, Ziegler classificou a produção de biocombustíveis como ?crime contra a humanidade?. "O verdadeiro crime contra a humanidade será descartar a priori os biocombustíveis e relegar os países estrangulados pela falta de alimento de energia à dependência e à insegurança", disse Lula.

III congresso brasileiro de mamona abre inscrições para trabalhos científicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100602.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos científicos dirigidos ao III Congresso Brasileiro de Mamona, sobre produção e aproveitamento da oleaginosa. O congresso, vai ser realizado de 4 a 7 de agosto próximo, em Salvador. Outras informações podem ser obtidas no site do Congresso.

Participantes da Conferência Regional da FAO visitam a Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100626.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 20 participantes da 30ª Conferência Regional da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) visitaram ontem (18/4) a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Embrapa ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Os visitantes de aproximadamente 15 países da América Latina e Caribe estão em Brasília desde o dia 14 de abril, participando do evento, que é realizado a cada dois anos e representa o fórum máximo da Organização nessas duas regiões.

Certificação em Produção Integrada de Mamão: Informações básicas¹

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100619.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O mamoeiro é uma planta tropical, que encontra excelentes condições de desenvolvimento em várias regiões do Brasil. A participação brasileira na produção mundial de mamão é da ordem de 24%, com um volume de 1,6 milhão de toneladas de frutos (FAO, 2006), e apresentando um valor da produção estimado em R$ 765 milhões (IBGE, 2006). Dentre os Estados com maiores volumes de produção destacam-se a Bahia, responsável por 46% da produção nacional, e o Espírito Santo, com 40% (IBGE, 2006). Vale ressaltar que a cultura do mamão é uma das principais atividades da fruticultura baiana, gerando em torno de 30 mil empregos.

Prefeitos destacam importância da Embrapa em municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100613.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O município pernambucano de Dormentes é o primeiro do Estado no desenvolvimento da caprinovinocultura, posto conquistado com apoio da Embrapa. A opinião foi expressa pelo prefeito da cidade Geomarco Coelho de Souza, durante visita, nno último dia 15, ao estande da Empresa montado na XI Marcha dos Prefeitos a Brasília, que aconteceu até ontem (17/4) no Hotel Blue Tree.

Mudança do clima exige ação dos governos para conter os efeitos do aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100612.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As ações para conter os efeitos do aquecimento global precisam ser iniciadas já, o quanto antes. A urgência que precisam tomar as políticas governamentais em todo o mundo é defendida pelo pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por causa da alta trajetória das atuais emissões globais de combustíveis fósseis, superior às previsões mais pessimistas feitas por especialistas no ano de 1999.

Dia de Campo na TV aborda inseminação artificial em bubalinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100611.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Inseminação artificial em bubalinos" é o tema da semana no Dia de Campo na TV. O programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). E vai ao ar dia 18 de abril, a partir das 9h pelo Canal Rural (NET, SKY e internet), com reapresentação no dia 20, às 8h pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica).

Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28097.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Conheça as técnicas para produzir cana de qualidade e com alta produtividade, valorizando a sua produção de cachaça. São abordados os seguintes assuntos: produtos da cana; botânica e fisiologia da planta; preparo do solo; aração, sulcamento e adubação; o plantio; distribuição das mudas, seccionamento e cobertura; práticas de cultivo; colheita; e, corte e transporte até o pátio do alambique. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do engenheiro agrônomo Luiz Antônio de Bastos Andrade, professor e pesquisador do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras.

Cultivo de Camarões Marinhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28096.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A produção de camarões marinhos, em ambiente de cultivo, vem crescendo muito nos últimos anos. Isto ocorre, visando a atender a crescente demanda de mercado mundial, por este produto. Dentre as várias espécies existentes, o camarão branco do Pacífico vem se destacando, por ser uma espécie relativamente rústica e por apresentar excelentes índices zootécnicos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são apresentados os seguintes assuntos: aspectos gerais; infra-estrutura necessária; preparo dos viveiros; aquisição das pós-larvas; engorda dos camarões; e, despesas, preparo e comercialização.

Cassava: the bread of Brasil - Yuca, el pan de Bra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27646.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Ricamente ilustrado, con un lenguaje simple y directo, en edicione bilingüe (inglés/español), el libro rescata las discusiones en torno al origen de la yuca, hace una retrospectiva de su trayectoria en Brasil, su presencia entre los primeros habitantes de la Tierra, la importancia que tuvo para la colonización portuguesa, para la alimentación y la formación de la diversificada cocina brasileña. También aborda los diversos usos en la industria, el mercado nacional e internacional y los importantes trabajos de investigación realizados, destacando los recientes esfuerzos, dirigidos a la biofortificación y desarrollo de nuevos productos.

Processamento e Utilização da Mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27645.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A mandioca destaca-se como uma planta de muitos usos, desde a alimentação humana e animal ao uso industrial. É a principal fonte de carboidratos para mais de 700 milhões de pessoas no Mundo. Este livro reúne informações sobre o processamento e utilização da mandioca, iniciando com a abordagem sobre os produtos e subprodutos dessa cultura. Para alimentação humana, são focalizados aspectos relativos à industrialização da farinha da mandioca, destacando a produção da farinha d`água e da farinha de tapioca e outros produtos típicos da Amazônia, tais como: beiju, carimã ou massa puba, tucupi, tacacá; panificação, massas, mandioca pré-cozida congelada, "chips", etc. Quanto à utilização enfatizou-se o uso na alimentação animal; neste caso, são apresentadas informações detalhadas sobre o uso da mandioca na alimentação de suínos, aves, bovinos, caprinos e ovinos.

Pesquisar este blog