Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comercialização do trigo da safra 2010 terá recursos de R$ 300 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (09/11/10) a portaria interministerial com as regras para a comercialização do trigo em grão da safra 2010 - clique aqui para acessar a portaria. As operações de equalização de preços serão feitas por meio de leilões promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Existem duas formas de remuneração ao produtor, e o governo dispõe de R$ 300 milhões para apoiar essa comercialização: os prêmios Escoamento de Produto (PEP) e Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

Programa Sindicato Forte do Sistema CNA/Senar atinge sua primeira meta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216125.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No início de 2010, os coordenadores do Programa Sindicato Forte estipularam como meta capacitar 100 sindicatos rurais em todo o Brasil. Essa meta será atingida hoje, 10 de novembro, com o treinamento de sindicatos do Rio Grande do Sul. O Programa Sindicato Forte, oferecido pelo Sistema CNA/Senar, capacita os sindicatos para o atendimento aos produtores rurais.

Confinamento de bovino tem queda de 7,08% em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216122.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] 592,83 mil cabeças de gado. Esse é o número de animais confinados em Mato Grosso em 2010 constatado no 3º levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no período de 1º a 29 de outubro. Isso representa 7,08% abaixo dos números registrados em 2009, com 637,98 mil cabeças. Já em relação aos outros dois levantamentos realizados neste ano, um em março e outro em julho, o número de cabeças confinadas registrou ligeira queda de 0,06%, na comparação com março, e uma alta de 10,21% na comparação com julho.

Lavouras de soja são acompanhadas em tempo real pela internet e TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216118.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pelo segundo ano, o projeto Lavouras do Brasil, realizado pelo Canal Rural com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá acompanhar em tempo real as lavouras de soja. Em outubro de 2010, duas áreas de produção, em Mato Grosso e Paraná (maiores produtores brasileiros de soja) e duas áreas experimentais começaram a ser monitoradas, 24 horas, por câmeras de vídeo.

Eletrobras e Embrapa buscam parceria para beneficiar pequenas agroindústrias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216127.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A energia elétrica no meio rural, além de permitir o uso de equipamentos domésticos e garantir maior conforto à população, abre perspectivas de geração de renda e desenvolvimento a partir de pequenos negócios. A energia como vetor de desenvolvimento é a essência dos Centros Comunitários de Produção (CCP), um programa da Eletrobras, que nos últimos sete anos ajudou a implementar oito projetos que vão de beneficiamento de leite e derivados à produção de doces e farinhas.

Senado rejeita definição de novos critérios de tramitação de ações de desapropriação de imóveis rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216126.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, no dia 3 de novembro de 2010, parecer do senador Jayme Campos (DEM-MT), contrário ao Projeto de Lei 329/06, de autoria do senador Sibá Machado (PT-AC). A proposição altera a Lei Complementar nº 76, de 6 de julho de 1993, definindo novos critérios de tramitação judicial de ações de desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária. Desta forma, o PLS foi rejeitado na CCJ, como defendeu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade avalia que a proposta fere o direito de ampla defesa e de justa e prévia indenização.

Irregularidade de chuva atrapalha cultura de soja no Sul do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216124.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Plantio da soja avança em boa parte da Região central do Brasil, mas Estados da Região Sul sofrem com a irregularidade de chuvas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as precipitações irregulares e de baixo volume estão prejudicando o desenvolvimento das lavouras e dificultando a germinação das sementes.

A demanda por energia que mais cresce no mundo é de um derivado da madeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216123.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produtividade florestal no Brasil é muito superior à observada nos países com clima mais frio. Há no país uma quantidade muito grande de resíduos de biomassa que deve aumentar com a proibição progressiva da queimada das palhas da cana. O país tem condições para liderar a produção mundial de pellets e diversos outros bio-combustíveis com origem na madeira.

Alemanha, China e Brasil criticam política do banco central dos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216117.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Presidente do Fed colhe críticas devido a injeção de dinheiro na economia. Para o ministro brasileiro Guido Mantega, é "dinheiro que cai de helicóptero". Já ministro alemão adverte que medida criaria mais problemas. Em artigo publicado no jornal Washington Post, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, defendeu a política monetária do Fed contra as duras críticas que vem sofrendo devido aos planos de compra de 600 bilhões de dólares em títulos públicos.

Tecnologia da Informação a favor do homem do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216121.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] O mundo ainda vive os reflexos da última grande crise econômica, encabeçada pelo setor imobiliário americano, no final de 2008. Entretanto, mercados tradicionais, como a União Europeia e o Japão, puderam assistir à transformação da economia brasileira, de emergente em potência econômica. Segundo o Forum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais melhorou em termos de competitividade, superando grandes economias, como a russa e a chinesa.

Pesquisar este blog