Selecione o dia...

quinta-feira, 31 de julho de 2008

OIE reconhece Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa com vacinação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101829.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O estado de Mato Grosso do Sul foi reconhecido ontem (30/7) pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. A decisão foi comunicada pelo diretor-geral da organização, Bernard Vallat, à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Governo mantém redução de imposto na importação de máquinas para setor produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101818.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A redução de 14% para 2% do Imposto de Importação na compra de de máquinas e equipamentos destinados ao setor produtivo sem similar nacional deve continuar até o final de 2010. O benefício deveria ser extinto no dia 1º de dezembro deste ano, mas foi prorrogado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Alta do preço do boi influencia pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101815.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O aumento de preços da arroba do boi, registrado nos últimos meses, vai influenciar diretamente as pesquisas envolvendo a cadeia produtiva da carne. A expectativa é de pesquisadores da Embrapa Pantanal, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Sindicato Rural de Corumbá.

Bahia sedia o III Congresso Brasileiro de Mamona

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101803.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Brasil dominou a tecnologia de produção, tem uma das maiores áreas plantadas do mundo e chances de se tornar o maior fornecedor de mamona do planeta. A planta é produtora de matéria-prima para um dos mais nobres e versáteis óleos da indústria e tem potencial para se tornar um dos pilares da matriz agro-energética do país.

Dia de Campo na TV apresenta melancia resistente ao oídio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101839.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV apresenta a BRS Opara, "Variedade de melancia resistente ao oídio". O programa será exibido amanhã, 1º de agosto, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 3, pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet). A produção deste tema é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Canal Rural mostra fazenda que é exemplo de preservação do patrimônio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101838.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O programa Grandes Fazendas, exibido semanalmente pelo Canal Rural e apresentado por César Giobbi, apresenta, no próximo dia 2 de agosto, a Fazenda das Cabras, propriedade de 1798 - época das demarcações das terras de Sesmaria -, localizada em Joaquim Egídio, distrito de Campinas. O programa mostra as transformações do local e conta a trajetória da propriedade.

Professor da Unioeste é premiado por artigo publicado em revista especializada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101822.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O professor Cárliton Vieira dos Santos, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, recebeu o prêmio "Ruy Miller Paiva" pelo melhor artigo publicado em 2007 na Revista Brasileira de Economia e Sociologia Rural, uma das mais renomadas revistas científicas de economia do Brasil (Qualis A Nacional).

Entenda o impacto do fracasso das negociações na Rodada Doha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101813.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de mais de uma semana de reuniões em Genebra, na Suíça, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, confirmou no dia 29 de julho o fracasso das negociações para um acordo de liberalização do comércio mundial no âmbito da Rodada Doha.

Teca é destaque nas pesquisas da Embrapa Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101808.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em comparação com o mogno, a teca, com alto valor no mercado nacional e internacional, é uma das espécies florestais que atualmente se destaca nas pesquisas da Embrapa Rondônia. A demanda da madeira se dá por várias vantagens, pois além de muito utilizada nos revestimentos de navios, fabricação de móveis, construção naval, laminação, lenha e carvão vegetal, é recomendada para o reflorestamento, devido à sua durabilidade, estabilidade, facilidade de pré-tratamento, resistência natural ao ataque de fungos, insetos, pragas e brocas.

Planejamento e Organização de Eventos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28302.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A organização de eventos requer o domínio de uma série de conhecimentos e técnicas para que se obtenha sucesso e lucro. Este curso tem o objetivo de apresentar um conjunto de informações que são a base para a atuação do profissional de eventos. São abordados os seguintes assuntos: eventos: definição e importância; classificação e tipologia dos eventos; como montar uma empresa de eventos; captação de eventos; planejamento e organização de eventos: Projeto, check-list, recursos financeiros, realização do evento, pós-evento; cerimonial e protocolo: Composição de mesa, sessão de abertura, colocação de bandeiras; montagem do evento: Arranjos de mesa, serviços de alimentação; eventos no setor hoteleiro; e, a excelência dos serviços em eventos.

Planejamento e Implantação de Apiário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28301.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Um apiário rentável depende de alguns fatores entre os quais se destacam o planejamento e a implantação. Este videocurso tem o objetivo de apresentar tecnologias para o apicultor se tornar cada vez mais eficiente e ter sucesso na atividade. São abordados os seguintes assuntos: construção de colméias racionais; equipamentos para o manejo das abelhas; pasto apícola; planejamento do apiário; equipamentos e acessórios; obtenção de enxames; e, início da operação.

O Agronegócio da Mamona no Brasil - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27854.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nos 21 capítulos desta sua segunda edição revista e ampliada, este livro traz uma aprofundada análise da cadeia agroindustrial da mamona no Brasil, a qual engloba aspectos econômicos, agronômicos, ricinoquímicos e sociais dessa atividade. Considerando que hoje o País se destaca como o terceiro maior produtor de mamona no ranking mundial (com potencial para o aumento de sua participação nesse mercado, sobretudo por dispor de áreas agrícolas apropriadas, solos e clima propícios, tecnologia de cultivo e um moderno parque industrial de extração de óleo), além do fato de a atual política governamental de adição de biodiesel ao diesel derivado de petróleo abrir grande perspectiva de ampliação do cultivo brasileiro dessa oleaginosa, esta publicação tem por objetivo servir de fonte de pesquisa para agricultores, empreendedores rurais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na exploração racional e auto-sustentável do cultivo brasileiro de mamona.

Frutas do Brasil - Abacaxi Pós-Colheita - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27853.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Abacaxi destaca-se no agronegócio de frutas tropicais como um produto de elevada importância socioeconômica, principalmente como fonte geradora de emprego e renda em todos os elos da cadeia produtiva. Os manuais desta série foram concebidos como fonte de orientações técnicas sobre a tecnologia, tais como: indicadores do mercado mundial de abacaxi, características da fruta, colheita e beneficiamento, procedimentos básicos para a certificação fitossanitária, transporte e armazenamento. Destina-se a pesquisadores, técnicos, professores, estudantes e produtores.

Pesquisar este blog