Selecione o dia...

segunda-feira, 3 de junho de 2019

PROGRAMA MAIS PECUÁRIA – 3/6/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

IBGE APONTA QUEDA DE 0,2% NO PIB NO 1º TRIMESTRE - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,2% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2018, segundo dados divulgados na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja os detalhes com o repórter Saulo Lopes.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

DORIA QUER REPETIR EM 2022 ESTRATÉGIA DE FHC EM 1994 - Textos, Kennedy Alencar

Fonte: Kennedy Alencar

O PSDB está se afastando de Jair Bolsonaro para tentar viabilizar a candidatura presidencial do governador de São Paulo, João Doria. O plano é tentar repetir em 2022 a estratégia vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso em 1994.

Naquele ano, FHC fez uma aliança entre o PSDB e o PFL, que hoje é o Democratas. Doria tenta colocar em prática a mesma estratégia.

Depois de um período de proximidade com Bolsonaro, fundamental para que fosse eleito governador de São Paulo no segundo turno em outubro passado, Doria está tomando distância do presidente da República.




Ainda que de forma indireta, meio nas entrelinhas nas entrevistas, o governador paulista tem criticado a articulação política do governo, a falta de clareza na estratégia econômica e a quantidade de crises criadas pelo próprio Bolsonaro, seus filhos políticos e aliados de extrema-direita, como o escritor Olavo de Carvalho.

Partidários de Doria dizem que ele tem um plano claro. Quer fazer uma chapa presidencial tendo como vice ACM Neto, presidente do DEM e prefeito de Salvador. Tem procurado estreitar laços com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A ideia de políticos ligados a Doria é convencer Rodrigo Maia a disputar o governo do Rio.

Mais: como o apresentador de TV Luciano Huck voltou a se movimentar para ser candidato à Presidência, tucanos têm procurado apontar outro caminho. Avaliam que, inexperiente, Huck deveria se candidatar a prefeito do Rio de Janeiro.

Assim, a chapa ideal de uma aliança entre PSDB e DEM em 2022 teria Doria na cabeça para presidente. ACM Neto na vice pelo DEM. Rodrigo Maia, do DEM, para governo do Rio. E Luciano Huck, eventualmente filiado ao PSDB, como candidato à sucessão do prefeito Marcelo Crivella.

Tucanos avaliam que FHC poderia convencer Huck a concorrer a prefeito, mas interlocutores do apresentador dizem que ele acha a prefeitura pequena demais para suas ambições políticas.

Maia e Huck têm sonhos presidenciais próprios, mas o presidente da Câmara não conseguiu viabilizar sua candidatura no ano passado e o apresentador desistiu duas vezes. Já Doria busca se mostrar como um nome de centro-direita mais denso politicamente e mais preparado administrativamente do que Bolsonaro para conduzir os rumos do país.

O tucano sabe que Bolsonaro poderá tentar a reeleição, mas já participou de conversas de bastidor nas quais o presidente sinalizou que poderia se contentar com um mandato.

O PSDB avalia que o ministro da Justiça, Sergio Moro, emite sinais dúbios, ora parece querer ir para o Supremo Tribunal Federal, ora parece desejar se lançar à Presidência em caso de naufrágio administrativo de Bolsonaro.

Em resumo, o movimento de levar o PSDB claramente a ocupar um espaço de centro e centro-direita, afastando-se da extrema-direita e da centro-esquerda, é parte da estratégia daqueles que trabalham para eleger Doria presidente da República em 2022.

Ouça o comentário feito hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Kennedy Alencar.

Hits: 0

POR QUE DESMILITARIZAR AS POLÍCIAS? – ENTREVISTA COM LUIZ EDUARDO SOARES - Vídeos, Nexo

Clique na imagem para ver o vídeo de Nexo Jornal.




Escritor Luiz Eduardo Soares, que pesquisa o tema da segurança pública no Brasil, diz que a política de encarceramento em massa tende a fortalecer o crime organizado

Acesse o Nexo: https://www.nexojornal.com.br/

Curta a página do Nexo no Facebook: https://www.facebook.com/nexojornal/

Todos os comentários em vídeos do canal do Nexo passam por moderação. Conheça nossa política: http://nxo.do/2oFhIdo

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

RECOLHEDORA DE CAFÉ DO CHÃO MOGIANA, TRABALHANDO COM CHUVA - Vídeos, Revista Cafeicultura

Clique na imagem para ver o vídeo de Revista Cafeicultura.




Máquina de recolhimento de café na estrelinha do cafeeiro, mostra sua eficiência em condições de tempo chuvoso

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

CARBONITA CERTIFICA A PRIMEIRA TURMA DO PROGRAMA APRENDIZAGEM RURAL NO VALE DO JEQUITINHONHA - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Na última sexta-feira (31), foi finalizado o primeiro Programa Aprendizagem Rural no Vale do Jequitinhonha.

Foi na cidade de Carbonita, que o Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba e a Empresa ArcelorMittal Bio Florestas, respectivamente representados no evento, por Raimundo Papa Júnior, Danilo Dayrell Silva e Júlio César de Castro, certificaram 17 jovens da Escola Estadual Coronel Coimbra.

Voltado para a silvicultura e com uma carga horária total de 492 horas/aula básicas, específicas e práticas profissionais, o programa chegou ao fim em clima de alegria e de muitos elogios:

“Foi gratificante representar o Sistema Faemg/Senar Minas nesse evento, pois percebi a satisfação de ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos alunos” ressaltou Raimundo Para Júnior.

“Sinto-me capacitada e preparada profissionalmente” disse a aluna Jackeline Carvalho de Almeida

“Conhecimento é algo que ninguém tira de nós” disse Cintia Rodrigues Honorio ao agradecer as instituições pela aprendizagem e companheirismo.

Jucilene Carvalho Ribeiro destacou a relação de seu sucesso profissional com tudo que aprendeu durante o Programa.

“Conhecimento é a garantia de um amanhã” proferiu a participante Rayane Jamilly Coelho.

Já Júlio César de Castro, gerente operacional da Empresa Arcelor Mitral Bio Florestas, gravou um vídeo avaliando o resultado do Programa.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Hits: 0

PROGRAMA TRAÇA PERFIL DOS REBANHOS POR REGIÃO - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

“Um dos pontos mais buscados na pecuária de leite é a padronização do rebanho. O Programa Cross Mate nos auxilia muito nesse ponto, além de organizar as informações das propriedades. Sempre alinhado com o objetivo traçado pelo criador, facilita o levantamento das avaliações morfológicas das vacas e dos acasalamentos individuais. Com gráficos e tabelas, o programa nos apresenta como os touros estão sendo utilizados, quantidade, forma de cruzamentos, os graus de sangue e projeta o futuro do rebanho, bem como a evolução genética”, afirma o técnico de Leite da Alta, Rodrigo Peixoto.




  Segundo Rodrigo, o Cross Mate apresenta os acasalamentos de forma muito clara e organizada, também, para os inseminadores, minimizando muito os erros na hora das inseminações. Ele explica que o programa foi criado para orientar no acasalamento dirigido propriedades com foco em raças tropicais, auxiliando produtores no processo de seleção de animais para compor o rebanho.    “Com um atendimento personalizado, o programa gera um relatório de orientação do acasalamento, a partir do tipo de sistema da propriedade e da avaliação linear do rebanho, ranqueando as matrizes e os touros por um índice individual. Com base em seis características morfológicas e a partir do objetivo estipulado pela propriedade, o programa realiza as melhores combinações entre touro e vaca. É imprescindível definir o objetivo de seleção. Os acasalamentos realizarão permanentes mudanças genéticas ao longo do tempo”, afirma a técnica de Leite responsável pelo programa, Júlia Gazoni.    Em funcionamento desde junho de 2018, o Cross Mate já acasalou 15.827 matrizes, em 52 rebanhos, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. “O Cross Mate gera muita segurança na utilização dos touros indicados, projetando o rebanho futuro da fazenda, já que é baseado no plano genético traçado entre nós, técnicos, e os produtores, de acordo com cada sistema de manejo”, afirma o gerente regional da Alta em Fortaleza (CE), Eliezel do Nascimento.   Distribuição de matrizes por região e grau de sangue              Quando falamos do perfil linear das matrizes acasaladas, a Região Norte apresentou vacas com forma leiteira arqueada, forte composto de úbere e pelagem escura. No Nordeste, as matrizes avaliadas apresentaram uma conformação mediana, dando destaque à pelagem escura, e no Sudeste, a morfologia avaliada das matrizes foi mediana. “Com os dados já recebidos no programa, conseguimos traçar o perfil médio das matrizes e quais são as principais composições raciais por região, entendendo quais características devem ser trabalhadas para obter animais saudáveis, funcionais, produtivos e adequados ao tipo de sistema de produção. Assim, aumentamos a eficiência e a longevidade dos animais, reduzindo o descarte involuntário, permitindo a criação de estratégias, a partir de plano futuro de melhoramento para intensificar a pressão de seleção e entregar aos produtores não só o acasalamento das vacas, mas o retorno do investimento”, finaliza Júlia.    Benefícios do Cross Mate – Gerar maiores ganhos genéticos anuais para o rebanho – Aumentar o uso de touros jovens com alto potencial genético – Controlar a consanguinidade – Reduzir os descartes de animais superiores devido a problemas morfológicos – Definir um plano futuro de melhoramento genético, elevando a pressão de seleção – Auxiliar nas estratégias e decisões da propriedade para aumentar a lucratividade



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Hits: 0

SENAR MINAS E SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PALMÓPOLIS RECUPERAM MAIS NASCENTES - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

“A experiência foi fabulosa. É gratificante poder contribuir com a natureza e ver a resposta dela de forma tão imediata”. Essa frase é de Wallace Salomão Soares, que participou do curso de nascentes do Sistema Faemg/Senar Minas, promovido na Fazenda Indiana e Aldeia, na cidade de Palmópolis, Vale do Jequitinhonha.

Segundo Wallace, o manancial estava em situação precária, com volume de água bem reduzido, com bastante vegetal em seu interior e com pequena vegetação em seu entorno, mas, logo no início ao curso, o cenário foi modificando.




“Com as técnicas de recuperação e proteção de nascentes aplicadas, foi possível observar nitidamente, o aumento do volume de água a brotar no interior da nascente” ressaltou o participante.

O treinamento teve uma carga horária de 24 horas/aulas. A coordenação do conteúdo programático, trabalhado durante o curso, ficou por conta da instrutora Gracielle Brito Sales, que ensinou teoricamente, sobre definição de nascentes, ciclo da água e legislação ambiental.

Já nas aulas práticas, os participantes realizam a limpeza da nascente e do seu entorno, a construção do solo de cimento onde são instalados canos para a passagem controlada da água entre outras técnicas de recuperação e proteção de nascentes.

Além do curso na fazenda Indiana e Aldeia, o Sistema Faemg/Senar Minas, promoveu o curso de nascentes na Fazenda Roseira, também no município de Palmópolis, certificando 20 pessoas no total. 



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Hits: 0

CURSO DE DEFUMADOR DESPERTA PRODUTOR RURAL EM COMERCINHO - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato Rural de Medina, promoveu recentemente, na zona rural de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, o Curso de Defumador de carnes e pescados / Carne Suína, certificando 10 produtores rurais.

O treinamento teve como objetivo ensinar a obtenção de produtos de origem suína, pela transformação e conservação das carnes. Os produtores aprenderam desde as normas de qualidade e segurançaao processamento da carne, separação dos miúdos, limpeza da tripa, preparo das peças e defumação das mesmas.

Foram 40 horas/aulas na Fazenda Jacaré, onde os participantes se mostraram interessados e atenciosos com o conteúdo repassado pelo instrutor Hudsson Costa Joviano Aquino.

“A turma colocou muito empenho para que o curso acontecesse” informou o instrutor ao comentar que o desfecho do treinamento teve como resultado 100 de aprovação.  

“No início não tinha muitas expectativas, mas logo que o instrutor começou a explicar o processo de defumação me interessei e apaixonei com a atividade.




Já estou pensando em comprar duas máquinas para fazer e comercializar linguiças defumadas” disse o produtor Matheus Gonçalves Dias, que não poupou elogios ao Senar Minas pela aprendizagem que será uma excelente opção de renda extra.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Hits: 0

PASTAGEM PROMISSORA É ENCONTRADA NO INTERIOR DE SC - Vídeos, Vale Agrícola

Clique na imagem para ver o vídeo de Vale Agrícola.




Uma pastagem que fecha mais rápido o solo e que se adapta bem a terrenos fracos é encontrada por acaso, em Dona Emma (SC). A variedade também apresentou alto teor de proteína, no primeiro teste. Confira!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 1

ENTENDER O CLIMA É DETERMINANTE PARA UMA BOA SAFRA - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Destaque Rural.




O clima é uma grande variável que influencia na produção em todo o mundo. Conversamos com o metereologista do Climatempo, João Castro sobre as ferramentas que o produtor rural pode utilizar para se informar mais sobre clima.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

SANIDADE E HOMEOPATIA SÃO TEMAS DO CURSO DE LEITE ORGÂNICO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/06), os participantes do II Curso de Pecuária Leiteira Orgânica, promovido pela Embrapa e fazenda Nata da Serra, acompanham o segundo módulo que vai discutir a “Sanidade na Pecuária Orgânica de Leite. A capacitação vai acontecer no auditório da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).

Na quinta de manhã, o veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, chefe adjunto de Administração da Embrapa Pecuária Sudeste, vai falar sobre a sanidade do rebanho leiteiro.




A partir das 10h, o convidado é o também veterinário Mário Ramos, da Secretaria de Agricultura de Bauru, que vai abordar o tema homeopatia. No final da tarde o grupo deve visitar o sistema de leite do centro de pesquisa.

Na sexta-feira acontecerá uma oficina para integrar a turma deste ano com a turma que fez o curso em 2018. Os grupos vão discutir desafios e oportunidades para a produção orgânica de leite e trocar experiências. Ao final, o produtor italiano Piero Alberti, da fazenda Terra Límpida, de Cássia dos Coqueiros (SP), fará um relato.

O curso acontece na Embrapa Pecuária e na fazenda Nata da Serra, em Serra Negra (SP), que produz leite orgânico há mais de 20 anos. Patrocinam o treinamento a Danone, Nestlé, Socil, Gensur e Tru-Test. Assista aqui aos vídeos “Módulo 1 – Parte 1” e “Módulo 1 – Parte 2” gravados durante o primeiro módulo em Serra Negra, em abril. O curso todo terá seis módulos e termina em outubro.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

ALIANÇA LATINO-AMERICANA PARA O PACTO DE MILÃO É LANÇADA COM APOIO DA EMBRAPA E DA FAO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, lançado na Expo 2015 em Milão como forma de incentivar municípios a implementarem políticas públicas para fortalecimento da sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, conta agora com uma aliança de cidades latino-americanas. A chamada Declaração do Rio, assinada por representantes de 12 cidades latino-americanas ao final do I Fórum Regional das Cidades Latino-americanas signatárias do Pacto de Milão, estabalece as prioridades para a região incrementar a segurança alimentar por meio de políticas públicas que contribuam com a sustentabilidade, fortalecimento da identidade e redução das desigualdades.




O documento, construído pelas cidades com contribuições da Embrapa e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), irá nortear ações já em andamento em 24 cidades latino-americanas que aderiram ao Pacto de Milão e servirá para incentivar outras localidades a implementarem políticas públicas alimentares saudáveis e sustentáveis.

O Fórum reuniu mais de 200 especialistas de vários países da América Latina em palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas alinhados aos três ligados à segurança alimentar e nutricional na região: desigualdade, identidade e sustentabilidade. O comitê gestor contou com a participação da equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos. A pesquisadora Mariella Uzêda (Embrapa Agrobiologia) e o analista Gustavo Porpino (Secretaria de Inovação) foram palestrantes; e a analista Aline Bastos (Embrapa Agroindústria de Alimentos) moderou uma mesa na abertura do evento sobre perspectivas alimentares globais e aplicações locais. Um estande da Embrapa apresentou pesquisas e tecnologias relacionadas ao desperdício de alimentos como embalagens articuladas para frutas e revestimento que aumenta a vida útil dos alimentos. Uma variedade de soja verde desenvolvida pela Embrapa também foi divulgada. Conhecida como edamame, essa soja hortaliça tem sabor levemente adocicado, sendo rica em proteína, sais minerais, vitaminas e isoflavona.

Durante a abertura do evento, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro de 29 a 31 de maio no Museu de Arte do Rio, José Graziano, presidente da FAO, destacou que a aliança latino-americana é relevante para transformar compromissos globais em ações locais. “Implementar o Pacto de Milão significa promover sistemas alimentares sustentáveis com promoção de dietas saudáveis e redução do desperdício de alimentos”, salienta.

Para Graziano, os eixos de ação devem incluir a expansão das redes de bancos de alimentos, construção de restaurantes populares, incentivo a agricultura urbana sustentável e implementação de programas educacionais nas escolas com foco na melhoria da nutrição. “Sistemas alimentares devem oferecer dietas saudáveis, que incrementam a qualidade de vida. A América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo e 80 de todos os alimentos são consumidos em áreas urbanas”, complementa para destacar a importância do Pacto ser implementado nas cidades latino-americanas.

O fortalecimento dos vínculos rurais-urbanos também foi lembrado na mensagem por vídeo de Graziano e na fala presencial de Alain Grimard, representante da ONU-Habitat. “O desenvolvimento urbano só pode ser sustentável com área rural  sustentável”, destaca Grimard, para quem, no contexto da América Latina, é urgente fortalecer mercados locais e aproximar a produção agropecuária dos consumidores. “Se são as cidades que lideram a demanda por alimentos, é natural que esta agenda esteja integrada às cidades”, enfatiza.

A Chefe Geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabral, representou o presidente Sebastião Barbosa no evento e destacou que, em cenário de aumento populacional nas cidades, migrações, mudanças climáticas e produção agrícola afetada por vários agentes bióticos como fungos e bactérias, e também por fatores abióticos, como o déficit hídrico, a escassez de acesso aos alimentos pode ser acentuada se os territórios não avançarem em inclusão produtiva e fortalecimento da sustentabilidade.

“O sistema de pesquisa agropecuária brasileiro gerou resultados importantes em curto período”, afirmou Lourdes ao citar o plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio e a integração lavoura-pecuária-floresta como casos de sucesso. Para a pesquisadora, a conexão da agricultura com saúde e nutrição é um modelo consolidado e a vontade dos consumidores por mais qualidade reforça a importância de fortalecer a agricultura familiar e periurbana.

Durante o ato de assinatura da Carta do Rio, o analista Fernando Teixeira, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindustria de Alimentos, citou o conceito de “caloria vazia” para ressaltar que estratégias de segurança alimentar devem ter foco na oferta de nutrição de qualidade. “O problema não é meramente ter acesso aos alimentos, mas também disponibilizar variedade e nutrição”, disse.

Articulação da Embrapa

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro e coordenador do evento, Epitácio Brunet, ressaltou que o projeto liderado pela Embrapa nos Diálogos Setoriais União Europeia –Brasil possibilitou a aproximação da Prefeitura do Rio com experiências europeias e resultou na realização do Fórum do Pacto de Milão. “Vamos trabalhar agora para aumentar a adesão de mais cidades latino-americanas ao Pacto e já temos a sinalização de Lima para sediar o segundo Fórum em 2020, e de Buenos Aires para sediar uma reunião preparatória em outubro desse ano”.

Declaração do Rio

A Carta do Rio sobre política alimentar urbana saudável e sustentável firma o compromisso de 12 cidades e governos locais latino-americanas signatários do Pacto de Milão, em associação com organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa das Nações Unidads para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS). Também prevê o respeito aos acordos previamente assinados pelas cidades como o Pacto Global da ONU, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Agenda Urbana, o Plano de Implementação de Quito, a Agenda de Ação de Addis Abeba, o Pacto Mundial de Prefeitos e Clima e Energia, o Compromisso de Bogotá, a Data Limite 2020 de C40 e a Declaração Conjunta Urban 20.

A declaração realiza uma pactuação em torno de políticas públicas para promover sistemas alimentares urbanos que sejam saudáveis, nutritivos, inclusivos, resilientes e sustentáveis, com especial enfoque na sustentabilidade e na conservação de biodiversidade, na redução da desigualdade e no fortalecimento das identidades locais.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

EMBRAPA TERRITORIAL INTEGRA O 13º CIIC - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Sete bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dois estagiários da Embrapa Territorial estão inscritos no 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2019, a ser realizado, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, SP, nos dias 30 e 31 de julho.

Os bolsistas PIBIC são orientados pelos pesquisadores André Luiz Furtado, Cristiaini Kano, Cristina Rodrigues, Ivan Alvarez, Lauro Nogueira Júnior, Paulo Barroso e Sérgio Galdino.




Os dois estagiários são orientados pela chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, e pelo supervisor Carlos Alberto de Carvalho (Gite).

As instituições que participam do 13º CIIC são Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ) e as unidades Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Territorial.

Desde 17 de maio está no site, o número total de inscritos e, até 18 de julho, a indicação dos bolsistas que farão apresentação oral. No site há informações, entre outras, sobre programação, instruções e avaliação do evento.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

SUPERVISORA PARTICIPA DE REUNIÃO DA FFCI - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A supervisora  do Núcleo de Desenvolvimento Instituciona (NDI), Luciane Dourado, representou, no dia 2 de maio, o chefe-geral Evaristo de Miranda, na 6ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), no auditório da Venturus, localizado no Polo II de Alta Tecnologia, em Campinas, SP.

Estavam presentes à reunião o presidente da FFCi e diretor do Parque Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel, e o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. Também participaram da reunião os diretores da FFCi, Antônio Álvaro, diretor-presidente da Fundepag; José Eduardo Azante, vice-presidente da Corporate Innovation da Venture Hub; Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp; Padre José Benedito David, vice-reitor da PUC Campinas; e Rui Albuquerque, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

A apresentação do Portal Campinas Região Inovadora, Movimento Campinas Competitiva e Inova Campinas 2019 foram alguns dos assuntos da pauta da reunião.




O Portal Campinas Região Inovadora, lançado este ano, é ferramenta de divulgação e comunicação da entidade, composta por 22 membros. No Portal há informações sobre a Embrapa Territorial, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente.

O evento Inova Campinas é realizado desde 2012, com o objetivo de promover rodadas de negócio, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas. A edição deste ano ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro, na Expo Dom Pedro.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

MIRANDA PRESTIGIA SOLENIDADE MILITAR - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, participou, em 8 de maio, na 2ª Companhia de Comunicações Leve, em Campinas, SP, da solenidade alusiva ao Dia das Comunicações. Entre as autoridades presentes à cerimônia, estavam o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, general Ricardo Carmona; o chefe do Estado-Maior da 11ª Brigada Infantaria Leve, general Antônio Lós Reis; e ex-comandantes de organizações militares, como os generais Seixas e Dias.

O general Mário Seixas foi ex-comandante da 2ª Companhia de Comunicações Leve, no período de 1975 a 1977, e da 11ª Brigada Infantaria Blindada, de 2000 a 2002.




Em 2009, o general Seixas, então secretário municipal de cooperação nos assuntos de segurança pública de Campinas, foi membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Monitoramento por Satélite.

O capitão Damasceno, respondendo pelo comando da 2ª Companhia de Comunicações Leve, fez a leitura da Ordem do Dia. Na mensagem foi ressaltada a atuação do Marechal Rondon, patrono da área de comunicações do Exército brasileiro. Em homenagem foi depositada uma coroa de flores no busto do Marechal Rondon. Em seguida a tropa fez um breve desfile. 



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

JORNALISTA JOSÉ HAMILTON RIBEIRO VISITA A UNIDADE - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, recebeu, em 7 de maio, a visita do jornalista José Hamilton Ribeiro. Com mais de 60 anos de carreira no jornalismo, José Hamilton é vencedor de sete prêmios Esso, o mais importante da imprensa brasileira, e um dos fundadores do programa Globo Rural. 

José Hamilton veio conversar com Evaristo de Miranda para delinear roteiro de uma reportagem sobre o Brasil rural. As ações da Embrapa Territorial também serão relatadas na reportagem a ser exibida no Globo Rural.




O analista Gustavo Spadotti, supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE) acompanhou a visita.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

MILHO: PREÇOS TÊM FORTE REAÇÃO EM MAIO - Textos, Cepea

Fonte: Cepea

Cepea, 03/06/2019 – Os preços do milho, que estavam em movimento de queda desde março, passaram a subir em maio, especialmente na segunda quinzena. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) registrou elevação de 14,66 no acumulado de maio (de 30 de abril a 31 de maio), fechando a R$ 38,56/sc de 60 kg na sexta-feira. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da retração de vendedores, que estão atentos ao atual maior ritmo das exportações e também à possibilidade de que as vendas externas sigam aquecidas nos próximos meses.




Do lado comprador, muitos agentes, desabastecidos, precisam aumentar os valores para conseguir fechar negócios – que, por sua vez, se restringem a pequenos lotes. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Cepea.

Hits: 0

MANDIOCA: MENOR INTERESSE DA INDÚSTRIA REDUZ LIQUIDEZ - Textos, Cepea

Fonte: Cepea

Cepea, 03/06/2019 – A quantidade de mandioca ofertada para as indústrias foi menor na semana passada, devido à retração de parte dos agricultores e às condições climáticas desfavoráveis, conforme indicam pesquisadores do Cepea. Porém, com algumas indústrias sem interesse em aumentar o esmagamento, as vendas caíram, pressionando as cotações. Entre 27 e 31 de maio, o preço médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 308,24 (R$ 0,5361 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), baixa de 2,1 frente à semana anterior.




Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Cepea.

Hits: 0

OVOS: PROCURA AUMENTA NO FINAL DE MAIO, MAS PREÇO AINDA É INFERIOR AO DE ABRIL - Textos, Cepea

Fonte: Cepea

Cepea, 03/06/2019 – Na última semana de maio, granjeiros relataram ligeiro aumento na procura por ovos comerciais, o que impulsionou levemente os preços na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Apesar do aumento pontual, as cotações recuaram no mês. No acumulado de maio (de 30 de abril a 31 de maio), o ovo branco, tipo extra, desvalorizou-se 3,3 em Bastos (SP), a R$ 74,78/caixa de 30 dúzias na sexta-feira, 31. Quanto ao ovo vermelho, tipo extra, o recuo no mesmo período foi de 4,2 em Bastos, a R$ 86,74/cx no dia 31.




Segundo colaboradores do Cepea, a expectativa é de que as temperaturas mais baixas de junho reduzam a produção de ovos, o que pode limitar as desvalorizações. Ao mesmo tempo, as festas juninas e o início de mês devem estimular o consumo, contribuindo para sustentar os valores da proteína. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Cepea.

Hits: 0

SOJA: COM POSSÍVEL MENOR PRODUTIVIDADE DOS EUA, VENDEDOR SE RETRAI NO BR - Textos, Cepea

Fonte: Cepea

Cepea, 03/06/2019 – Com o clima desfavorável para o cultivo da soja nos Estados Unidos e o possível impacto sobre a produtividade, sojicultores brasileiros (principais exportadores mundiais da commodity) se afastaram dos negócios na semana passada, de acordo com informações do Cepea. Esse cenário foi verificado mesmo com a demanda aquecida pelo grão. A expectativa é de remuneração ainda maior nas vendas da oleaginosa nos próximos meses. Já a liquidez para exportação segue satisfatória, ainda favorecida pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.




Quanto ao farelo de soja, a demanda pelo produto nacional segue aquecida, tanto por compradores domésticos quanto externos. Esse cenário elevou com força os prêmios de exportação deste derivado, o que resultou em maior paridade de exportação e aumento na receita com as vendas no mercado interno. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Cepea.

Hits: 0

2º CURSO PECUÁRIA LEITEIRA ORGÂNICA – MÓDULO I - Vídeos, Embrapa

Clique na imagem para ver o vídeo de Embrapa.




Primeiro módulo do II Curso Pecuária Leiteira Orgânica realizado na fazenda Nata da Serra, em Serra Negra (SP), nos dias 26 e 27 de abril.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

2º CURSO PECUÁRIA LEITEIRA ORGÂNICA – MÓDULO I - Vídeos, Embrapa

Clique na imagem para ver o vídeo de Embrapa.




Primeiro módulo do II Curso Pecuária Leiteira Orgânica realizado na fazenda Nata da Serra, em Serra Negra (SP), nos dias 26 e 27 de abril.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

CMA FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA NO DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE - Textos, Senado Federal

Fonte: Senado Federal

O Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, vai ser tema de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. A reunião será às 14h desta quarta-feira (5).

A proposta do evento é discutir sobre o papel dos biomas na produção de água, biodiversidade e estratégias de conservação como parte de um amplo debate social entre os interessados na pauta ambiental.

“Sob a premissa ‘o meio ambiente une’, cunhada pelo saudoso ambientalista Paulo Nogueira Neto, propomos trazer ao Senado Federal, durante todo o mês de junho, debates contemporâneos sobre diversos temas ambientais, de modo a promover reflexões e provocar esta Casa Legislativa a assumir compromissos”, afirmou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da CMA, em seu requerimento pedindo  a audiência pública.

O mês de junho no Senado será dedicado às causas ambientalistas, com iluminação do prédio na cor verde e com a promoção de uma série de debates sobre desenvolvimento e sustentabilidade, entre outros temas.

Foram convidadas a diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, e a coordenadora do Programa de Ciências da WWF, Mariana Napolitano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Senado Federal.

Hits: 4

VEM AÍ: FEIRA PRÓ-GENÉTICA DE APIACÁ/ES - Vídeos, ABCZ

Clique na imagem para ver o vídeo de ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.




Não perca! No próximo dia 15, em junho, acontece a Feira Pró-Genética de Apiacá/ES, com o melhor da genética zebuína melhoradora!⠀



A partir das 08h, no Centro de Eventos da Associação de Produtores de Leite Sul Capixaba, no Sítio Palhadinha.

Oportunidade imperdível! Veja as dicas da Eline Jucá, técnica da ABCZ, e venha fazer bons negócios!



#ABCZ #PMGZ #MelhoramentoGenético #zebu #RaçasZebuínas #ABCZNoticia #ProGenetica

• MAIS INFORMAÇÕES: www.abcz.org.br/

•• WHATSAPP: Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp! É só salvar nosso contato (34) 9.9988-2035 e enviar seu nome para receber todas as notícias da ABCZ.

••• FIQUE POR DENTRO DE TUDO:

Instagram: www.instagram.com/abcz.pmgz

Facebook: www.facebook.com/zebuabcz

Pinterest: www.pinterest.com/abczbrasil

Twitter: www.twitter.com/abczbrasil

Issuu: www.issuu.com/revista_abcz

Flickr: www.flickr.com/abczbrasil

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

TRAGA A SUA IDEIA INOVADORA PARA O AGTECH MEIO-NORTE - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Uma boa ideia, em qualquer ambiente, sempre é bem-vinda. No AGTech Meio-Norte: Inovação para o Agro, que a Embrapa Meio-Norte realizará de três a cinco de setembro deste ano, em Teresina, empreendedores, professores, profissionais da agropecuária e estudantes, vão poder colocar àquela boa ideia em um plano de ação durante a maratona Ideas For Farm (Ideias para a fazenda).

O desafio de inovação é aberto para uma pessoa, individualmente, ou em grupo de até quatro profissionais, buscando eliminar gargalos da agropecuária sustentável, especificamente nas áreas da apicultura, avicultura e Sistema Integrado de produção de alimentos (Sisteminha Embrapa).




O regulamento está no endereço  https://www.embrapa.br/meio-norte/agtech-ideas-for-farm. A ideia pode ser inscrita até o dia 15 de agosto.

As ideias inovadoras, segundo a chefe-adjunta de Inovação e Tecnologias, Izabella Hassum, podem participar da maratona “em qualquer estágio de maturidade”. A pesquisadora disse que as equipes ou startups, (empresas emergentes que têm como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio) caso sejam selecionadas na fase pré-classificatória, concorrerão com outras propostas na fase final.

Quem vencer a maratona em Teresina participará do Pontes para Inovação, em 2020, na sede da Embrapa, em Brasília. Esse evento busca  conectar as Agritechs (modelo de uso de tecnologia na agricultura, horticultura e aquicultura, para melhorar rendimento, eficiência e  lucratividade) a investidores, para que  possam ter acesso a recursos financeiros e avanço nos negócios.

As regras para participar do Pontes para Inovação estão no endereço www.pontesparainovacao.com.br . Estão aptas a participar da chamada “empresas que adotam ou que tenham interesse em adotar tecnologias da Embrapa; ou ainda aquelas que tenham uma tecnologia inovadora para o agronegócio e que queiram ser parceira da Embrapa para o aperfeiçoamento dessa tecnologia”. Essas empresas devem ter um faturamento anual inferior a R$ 16 milhões.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

CHEFE-GERAL APRESENTA PALESTRAS SOBRE ESTUDOS DA UNIDADE - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O chefe-geral Evaristo de Miranda apresentou uma série de palestras no mês de maio.  No dia 15 de maio, durante a 55ª Expoagro, realizada em Dourados, MS, a palestra teve como tema a contribuição dos agricultores à preservação do meio ambiente no Brasil e no Mato Grosso do Sul. 

No dia 17 de maio, em Olímpia, SP, Miranda apresentou aos CEOs de empresas francesas instaladas no País, os resultados dos estudos sobre atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil. O diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Major Olivaldi, também foi convidado para a reunião na sede administrativa da Tereos.

Participaram da reunião na Tereos, os CEOs das seguintes empresas: Air France, Renault, Carrefour, Pechiney- Saint Gobin e FOR, além de autoridades da Embaixada da França em Brasília e do Consulado Geral da França em São Paulo. 

Na noite do dia 22 de maio, o chefe-geral da Embrapa Territorial participou, em Passo Fundo, RS, de um jantar palestra, no Gran Palazzo, promovido pela empresa Produtécnica.




O evento reuniu mais de 150 produtores rurais assistidos pela Produtécnica. O tema da palestra foi atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil, com detalhamento da situação territorial no estado do Rio Grande do Sul. 

Pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) assistiram, no dia 23 de maio, palestra do chefe-geral da Embrapa Territorial sobre as áreas de atuação da Unidade e as pesquisas de inteligência territorial, em destaque para a cultura do trigo.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

RECEITA: CUECA VIRADA DE LARANJA - Vídeos, Rio Grande Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Rio Grande Rural.




I N F O R M A Ç Õ E S : Entre em contato com o Plantão Técnico pelo site www.emater.tche.br ou procure o Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município

V E I C U L A Ç Õ E S : https://goo.gl/ZFT6yK

* Para consultar o canal NET da sua região, acesse tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

A 20ª Edição da Abertura da Safra de Citros, realizada em Montenegro, contou com coquetel especial com produtos a base de citros. As receitas foram produzidas pelos grupos organizados do lar. Elas nos ensinam a fazer cueca virada de laranja. (Ellen Bonow/Paulo Carneiro)

Programa #1068

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 4

APLICATIVO CÓDEX: APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Junho/2019 – 1ª Semana – Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

Esta semana, no Prosa Rural, você vai conhecer o Códex, aplicativo desenvolvido pela Embrapa para Android.
O Códex apresenta conteúdo informativo sobre as ações que os proprietários e empreendedores rurais necessitam saber para se adequarem às exigências do Código Florestal.  Além de conter informações sobre diversas tecnologias da Embrapa, o Códex oferece soluções que contribuem para a produção sustentável e a preservação ambiental.




Participam do programa os pesquisadores da Embrapa, João Vila e Edilson de Oliveira. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

PROSA RURAL – MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DO MELOEIRO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Junho/2019 – 1ª Semana – Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Esta semana o Prosa Rural convida o pesquisador da Embrapa Semiárido, Tiago Lima, para falar sobre o manejo integrado de pragas do meloeiro.
A Embrapa Semiárido realiza pesquisas para avaliar táticas de monitoramento e controle de pragas do meloeiro, buscando uma integração dessas estratégias para conseguir uma maior eficiência de controle e menor impacto ao meio ambiente. Esses métodos de monitoramento e controle para pragas-chave do meloeiro são uma alternativa ao uso exclusivo de controle químico. Saiba mais sobre esse assunto ouvindo o Prosa Rural desta semana.




O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 0

PROGRAMA GIRO DO BOI- 03/06/2019 - Vídeos, Canal Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Rural.




O Programa Giro do Boi, há 5 anos traz notícias, curiosidades e entrevistas especiais sobre a pecuária brasileira. Confira também os números da cotação e o gado de qualidade que foi produzido em diferentes regiões do país.

Veja mais acessando: www.girodoboi.com.br

Participe do programa enviando mensagens no whats: 11 956376922

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Hits: 0

Pesquisar este blog