Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dois terços dos contribuintes já entregaram declaração do ITR 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215655.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A uma semana de acabar o prazo, cerca de dois terços dos proprietários de terras enviaram a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Até ontem (23/09/10), 3.325.663 contribuintes entregaram o documento. Neste ano, a Receita Federal espera receber 5 milhões de declarações.

Mulheres contribuem para crescimento de negócios na área rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215653.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ontem, 23 de setembro de 2010, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) comemorou a formatura da 3ª turma do curso Com licença vou à luta e constata o quanto é importante a participação feminina para garantir o sucesso da empresa rural. "O envolvimento das mulheres tem ajudado as famílias na gestão da propriedade, no controle do fluxo de caixa, no planejamento e no investimento dos lucros", afirma Andrea Barbosa Alves, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar.

Publicação da CNA divulga entidades que apóiam projetos de educação rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215652.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acaba de lançar o Catálogo de Oportunidades, para ajudar a promover ações de fortalecimento do ensino no campo. A publicação é um guia com a relação de 88 entidades, 86 com sede no Brasil e duas no exterior, que apóiam projetos voltados para a educação no País. O material, elaborado pelo Instituto CNA (ICNA), será encaminhado a secretarias estaduais e municipais de educação e diretores de escolas localizadas na zona rural.

Decretos trazem medidas para simplificar contratação de professores de IFs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215650.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três decretos publicados ontem (23/09/10) no Diário Oficial da União visam a dar mais autonomia aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia para a contratação, por meio de concurso público, de professores e técnicos administrativos. Decretos com atribuições semelhantes para as universidades federais foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2010.

Brasil terá missão agrícola ao Norte da África em novembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215651.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fará uma missão comercial ao Norte da África, no período de 19 a 30 de novembro de 2010. A missão, que terá como destino Argélia e Egito, é aberta às empresas e cooperativas do agronegócio interessadas em exportar para a região. As inscrições podem ser feitas até hoje (24/09/10).

Ministro defende concorrência entre os portos para aumentar a eficiência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215654.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro dos Portos, Pedro Britto, defendeu a concorrência para melhorar a eficiência no setor. "A concorrência entre os portos é salutar. Hoje, Santos tem o maior porto da América Latina, mas eu acho que falta competição entre portos para que ele seja também o melhor, para que sinta um incômodo positivo. Talvez, quem sabe, este seja nosso próximo desafio: criar um competidor para o porto de Santos para torná-lo ainda melhor", disse o ministro ao participar da 5ª edição do Fórum Brasil Camex, em Santos (SP), no dia 22 de setembro de 2010.

Estudo da Embrapa mede demanda hídrica de culturas consorciadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215648.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Medir a demanda hídrica de culturas é ponto fundamental para determinar os períodos mais críticos das plantas, em que elas estão mais sensíveis à deficiência hídrica. Esses dados são essenciais também para subsidiar a elaboração do zoneamento agrícola das culturas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Embrapa recebe convite da Universidade de Wageningen da Holanda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215647.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa recebeu, no dia 21 de setembro de 2010, o convite da Universidade de Wageningen (Holanda) para participar de um consórcio de instituições, voltado para a criação de uma rede (network) internacional. O diretor-presidente da Empresa, Pedro Arraes, aceitou a proposta do presidente da instituição holandesa, Aalt Dijkhuizen, durante encontro realizado, em Brasília (DF), na sede da Embrapa.

Medida Provisória flexibiliza atuação internacional da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215646.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As áreas de cooperação cientifica, tecnológica e para transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ganham reforço, a partir de ontem (23/09/10), com a Medida Provisória 504. A MP, publicada no Diário Oficial da União, flexibiliza a operacionalização da Embrapa no exterior, permitindo que a instituição responda com maior rapidez às demandas internacionais por suas tecnologias e aumente a interação com organizações congêneres.

Disputa de terra gera confronto entre índios e agricultores em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215645.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A indefinição quanto à demarcação da Terra Indígena Panambi, em Mato Grosso do Sul (região de Douradina, centro-sul do estado), gerou novo confronto entre pequenos produtores rurais e um grupo de índios que representa 86 famílias indígenas Guarani-Kaiowá.

Pesquisar este blog