Selecione o dia...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cerca ecológica paulista será exemplo de inovação no campo no Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212792.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A busca pela qualidade de vida foi o principal motivo de um produtor de leite de Tupã trocar o alto custo de vida da capital paulista pela tranquilidade na Estância Santa Mônica, em Tupã, onde ocorreu o segundo encontro De Produtor para Produtor. O evento integra uma das ações do projeto Lucra Leite, desenvolvido pelo Sebrae-SP, que reuniu mais de 130 pessoas, no dia 4 de dezembro.

Especialista teme que Consolidação das Leis Sociais "congele" políticas públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212788.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O economista Ricardo Paes de Barros, especialista em políticas sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), avalia como positiva a ideia do governo fazer uma Consolidação das Leis Sociais (CLS), desde que a nova legislação "deixe em pedra apenas princípios".

Investir em tecnologias limpas é lucrativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212781.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As tecnologias para a geração de energia limpa estão despontando como um caminho que traz inovação, sustentabilidade e lucratividade. Com isso, está em vias de se tornar o terceiro maior setor industrial mundial, segundo relatório da Rede WWF, divulgado no último dia 11 em Copenhague, Dinamarca.

Epamig divulga calendário 2010 do curso Elaboração de vinhos: teoria e prática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212769.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, localizado na cidade de Caldas, no Sul de Minas, realizou, nos dias 2 a 4 de dezembro, o curso Elaboração de vinhos: teoria e prática, que promove um ambiente propício para o ensino e troca de conhecimentos nas áreas de enologia e produção de vinhos. O objetivo do curso é dar suporte para o pequeno produtor e demais pessoas que estão iniciando o trabalho com a vinificação.

Cultivo de camarão em cativeiro tem potencial de crescimento no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212783.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apreciado em diversas culinárias do mundo, o camarão é uma iguaria cada vez mais valorizada. A carcinicultura (criação do camarão marinho) é o setor da aquicultura que mais se destaca hoje em dia, sendo praticada em 50 países. No Brasil, a maior parte do cultivo é feito na região Nordeste, que reúne condições climáticas favoráveis para a prática.

Aluna da UEM descobre gene resistente à antracnose que ataca a cultura do feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212782.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ana Clara Meirelles, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), identificou um novo gene de resistência à antracnose. A antracnose é responsável por consideráveis perdas de produtividade na cultura do feijoeiro, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum (Sacc. & Magnus) Lams.-Scrib. A descoberta permitirá a criação de cultivares mais produtivas e com amplo espectro de resistência.

Micronutrientes trazem ganhos econômicos e ambientais à cultura de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212780.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O programa brasileiro para o desenvolvimento do etanol de cana-de-açúcar vem desde o início dos anos 1970 e revelou-se muito bem-sucedido nestas últimas quatro décadas, após superar as dificuldades dos anos 1980. O programa, enfatizado pelo Pró-álcool, criou uma alternativa real de biocombustível aos combustíveis fósseis, derivados do petróleo. A crescente demanda mundial por açúcar, por sua vez, adicionou a necessidade de exploração cada vez mais intensa das áreas de cultivo e sua ampliação a regiões do país, como o cerrado, no Centro-Oeste, e a Amazônia, por exemplo, cujos solos são pouco favoráveis a esse tipo de cultura.

IZ avalia Sistema de Identificação Eletrônica de Bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212778.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), firmou contrato com as empresas BML SOL Soluções Eletrônicas Ltda e a Planejar Brasil para o desenvolvimento e avaliação de um Sistema de Identificação Eletrônica de Bovinos.

Sidagro será implantado em barreiras sanitárias fixas da Adab na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212734.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai implantar o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) em 15 postos fixos de fiscalização do Estado. O objetivo é fornecer informações em tempo real, informatizar e monitorar o trânsito de produtos de origem animal e vegetal nas estradas baianas.

São Paulo lança recomendações para controle dos animais de estimação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212672.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Saúde de São Paulo publicou na internet um novo manual de recomendações para controle de população de cães e gatos no Estado. Segundo a Secretaria, todos os 645 municípios paulistas devem seguir as recomendações do manual, que passou por uma ampla revisão, a primeira desde 2006.

Pesquisar este blog