Selecione o dia...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"O Brasil Central é a China brasileira para os próximos anos", diz consultoria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, realizada nos dias 11 e 12 de agosto de 2011, mexeu com os negócios realizados pelos Estados que formam o Brasil Central: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Segundo Paulo Rabelo de Castro, sócio da RC Consultores, o Brasil Central é a "China brasileira para os próximos anos".

Código Florestal deve ser votado no Senado em outubro, diz Kátia Abreu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218965.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disse ontem (15/08/11) que o projeto de reforma do Código Florestal deve ser votado em outubro no Senado Federal. Segundo ela, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar o projeto no dia 24. Depois de dois meses, o texto deve ser votado em plenário.

A inevitável mecanização da agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218962.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O desemprego é um problema crônico do mundo. Nos diversos cantos da terra, existe falta de oportunidade para parcela da população. Mas é só isso? Por que então os empresários reclamam que faltam pessoas para trabalhar? A resposta é a qualificação profissional. Existe uma competição muito grande no mundo globalizado. O bom funcionário pode trabalhar em qualquer empresa ou país do mundo. Como seu número é restrito, suas oportunidades são maiores. Ele pode escolher o emprego que quiser.

ABIC divulga regulamento do concurso para seleção dos melhores cafés do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218960.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A temporada dos concursos estaduais para seleção dos melhores cafés já começou. São os lotes finalistas de cada uma dessas regiões produtoras que disputarão em novembro o 8º Concurso Nacional de Qualidade do Café - Safra 2011, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Cultivados com todo capricho pelos cafeicultores, esses cafés serão adquiridos em leilão, em dezembro, pelas indústrias e chegarão aos consumidores no início do próximo ano, em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas por selo numérico controlado, compondo a 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

Pós-colheita, marketing e comercialização na programação do ProMusa 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218969.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pós-colheita, marketing e comercialização - os três maiores gargalos da cadeia produtiva da banana - vão ser amplamente discutidos no terceiro dia do Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos - ProMusa 2011, que vai ser realizado em Salvador (BA), no período de 10 a 14 de outubro de 2011. Mais informações no endereço www.promusa.com.br e pelo telefone (71) 2102-6600.

Futuro do Brics é superar EUA e Europa, prevê estudo alemão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218967.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em poucos anos, as economias do Brasil, da Rússia, da Índia e da China devem superar as dos Estados Unidos e dos 27 países que integram a União Europeia (UE). A conclusão é do Instituto de Negócios Alemão (cuja sigla em alemão é IW). Segundo especialistas, a economia global gerou "mudanças tectônicas" nas economias emergentes.

Para especialista, agricultura familiar deve investir em nichos de mercado e agregar valor à produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218966.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agricultura familiar pode aproveitar nichos de mercado, como o de alimentos frescos, para se sobressair em relação à produção tradicional, afirmou ontem (15/08/11) o especialista em agronegócios e agricultura rural do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Hernando Riveros.

Cristina Kirchner obtém vitória esmagadora em primárias na Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218964.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Argentina, Cristina Kirchner (Frente para a Vitória), obteve vitória expressiva nas eleições primárias realizadas no dia 14 de agosto de 2011 no país, confirmando seu favoritismo para a eleição presidencial em 23 de outubro. O segundo colocado foi o deputado Ricardo Alfonsín (União Cívica Radical, a UCR) e o terceiro, o ex-presidente Eduardo Duhalde (União Popular).

Empresa muda foco após operações contra desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218963.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A preocupação com o meio ambiente deu um novo rumo aos negócios da Tratormat, em Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso. A empresa, que se dedicava à manutenção de tratores de esteira e à fabricação de correntões utilizados para o desmatamento, viu seus clientes minguarem após ações de combate ao desflorestamento ilegal na região há cerca de oito anos.

Estudo da Esalq avalia o uso econômico da reserva legal no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218961.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Há um conflito entre interesses públicos e privados em relação ao novo Código Florestal que está sendo votado no Senado Federal. Um dos pontos polêmicos, o uso da reserva legal (RL), foi foco de pesquisa desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que analisou o uso sustentável dessas áreas. Como compatibilizar o benefício da conservação da Reserva Legal no Cerrado, que é recebido por toda a sociedade, e os custos do dono da terra que é obrigado a abrir mão de usar parte de sua propriedade? Assim, o estudo analisou se o uso extrativista e sustentável da Reserva Legal no Cerrado seria suficientemente para amenizar as perdas em custo de oportunidade da área.

Pesquisar este blog