Selecione o dia...

sexta-feira, 28 de março de 2008

Inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa é usado com sucesso no controle da dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100390.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a empresa Bthek Biotecnologia, ganhadora do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica de 2007, desenvolveram um inseticida biológico capaz de controlar o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), uma doença que vem crescendo de forma assustadora no Brasil.

Ruralistas querem mais prazo e juros menores para as dívidas renegociadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100395.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O setor agropecuário considerou insuficiente a proposta do Governo para solucionar o endividamento rural. A análise do grupo técnico da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) foi entregue hoje (27/3) aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, indicando quatro pontos imprescindíveis para equacionar o passivo dos produtores.

Os vários interessados na carne brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100392.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O que significam, para a Europa, as exportações de carne brasileira? E para o Brasil? O que queremos como produtores de carne? Estas duas perguntas são fundamentais para nortear o futuro da pecuária, seja ela bovina, suína e avícola. Para responder, é preciso saber as verdades econômicas de cada segmento da cadeia produtiva, incluindo o governo. O que está ocorrendo hoje com a carne bovina, seguramente, pode ocorrer com a carne de frango, além do que dificulta também a abertura do mercado europeu à carne suína brasileira.

Projeto GlobCover detalha imagens da Terra em alta resolução

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100376.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Terra nunca esteve tão bem na foto. Um novo retrato feito a partir de imagens obtidas por satélites revela detalhes da superfície do planeta com resolução inédita. O novo mapa estará pronto em julho, mas imagens preliminares foram apresentadas pela Agência Espacial Européia (ESA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) durante workshop do projeto GlobCover realizado na Itália.

Modo de adubação e absorção de fósforo pelas plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100409.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A eficiência da adubação fosfatada pode estar relacionada ao modo de adubação utilizado. Em geral, as adubações são feitas a lanço, com incorporação do adubo ao solo no sistema convencional, ou na superfície, no sistema plantio direto, ou aplicações no sulco de semeadura, em ambos os sistemas. Há, também, aplicações intermediárias (adubação feita em parte da área, intermediária entre a adubação a lanço, toda a área, e a na linha, concentrada), como, por exemplo, em faixa, em torno da linha de semeadura, que podem propiciar maior eficiência, principalmente em culturas com grande espaçamento entre linhas de semeadura. Diferentes modos de adubação representam diferentes proporções e intensidades de mistura do adubo com o solo.

O nematóide das galhas: o inimigo oculto da lavoura cafeeira rondoniense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100408.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Brasil é o maior produtor e exportador de café, é responsável por 28% da produção mundial e possui um parque cafeeiro com cerca de 6 bilhões de pés em aproximadamente 2,6 milhões de hectare. Nesse contexto, Rondônia ocupa a sexta posição entre os Estados produtores de café e destaca-se por ser o maior produtor de café da Região Norte, com uma produtividade média de 7,77 sacas/ha, segundo dados da SEAPES. Essa produtividade é considerada muito baixa, se comparada à média nacional que está em torno de 80 sacas/ha.

Arborização de pastagens em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100407.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As pastagens cultivadas tiveram uma grande expansão no Brasil durante as décadas de 70 e 80, principalmente com o lançamento de espécies de gramíneas do gênero Brachiaria. Em Rondônia, esse gênero é predominante nas pastagens e estas, por sua vez, são a base da pecuária bovina, tanto de corte quanto de leite. Como na maioria das vezes essas pastagens são formadas após a derrubada da floresta, em solos de baixa fertilidade natural e não são manejadas adequadamente, é comum que essas áreas apresentem-se degradadas alguns anos após o seu estabelecimento.

A cultura do cupuaçuzeiro em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100406.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura do cupuaçuzeiro [Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum.], espécie frutífera amazônica da família Sterculiaceae, se constitui em interessante alternativa de produção agrícola integrada, que deve prevalecer na pequena propriedade rural na Amazônia. Sendo muito propício para compor Sistemas Agroflorestais ? SAF?s - (consórcios), o cupuaçuzeiro, pelas excelentes qualidades organolépticas da polpa de seus frutos, que encontra muito boa receptividade no mercado regional, para o preparo de sucos, doces, sorvetes, etc., vem a contribuir na diversificação da produção, que se faz necessária na Agricultura Familiar na Amazônia, até mesmo para o enriquecimento cultural das comunidades rurais, por vezes, carentes de um melhor balanceamento em sua dieta básica.

Sigatoka Negra em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100405.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A banana é uma das frutas mais produzidas no mundo, sendo cultivada em mais de 120 países, tendo o Brasil como um dos principais produtores mundiais. Em Rondônia, a banana ocupa lugar de destaque, apresentando-se como uma das principais frutas cultivadas no Estado. Entretanto, esta cultura é atacada por diversas pragas e doenças, tendo a sigatoka negra como o principal problema. Esta doença é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, estádio anamórfico Paracercospora fijiensis (Morelet) Deighton.

Qualidade do café também depende da colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100404.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A desuniformidade de maturação dos frutos é uma das principais dificuldades a serem superadas para a realização de uma boa colheita do café, que em Rondônia começa no mês de abril para os cafés Robusta e Conilon. Nas lavouras de café do Estado o produtor encontra plantas com maturações precoce, média e tardia. Por isso deverão ser colhidas primeiro as plantas que apresentarem 80% de frutos maduros e em seguida as demais, a fim de evitar-se colher um percentual elevado de frutos verdes.

Belo Horizonte sedia 6º Encontro de Produtores de Gado Leiteiro F1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100399.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Curso de Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Emater-MG promovem, no dia 4 de abril, no Teatro da PUC Minas (campus Coração Eucarístico), em Belo Horizonte, o 6º Encontro de Produtores de Gado Leiteiro F1. Esta edição, coordenada pelo pesquisador da Epamig Octávio Rossi, tem como tema central ?F1 leiteiro? Avanços?.

Recálculo ajuda produtor rural endividado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100397.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sem uma definição por parte do Governo Federal quanto às dívidas rurais, a sinalização é de diminuição de juros, mas é preciso avaliar, aposta especialista em recálculo. A substituição dos encargos inadimplemento da taxa Selic mais 1% ao ano por IPCA mais 6% a.a., uma das sugestões do governo Federal para o fim do endividamento agrícola, não compensa para os produtores rurais, comenta o especialista em recálculo e advogado, Carlos Alberto Pereira. Ele esteve na ontem (27), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Dourados, falando sobre a importância do recálculo para a quitação de dívidas rurais.

Brasil Ecodiesel obteve crescimento trimestral médio de 70% em 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100394.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Líder da produção de biodiesel no país, a Brasil Ecodiesel (Ecod) encerrou 2007 registrando crescimento de 533,9% em relação a 2006 e sendo responsável por 52,6% de todo o biodiesel produzido no país. O anúncio foi feito no último dia 26, durante teleconferência com jornalistas para o balanço de suas atividades financeiras e operacionais no quarto trimestre de 2007, além de uma avaliação do setor de biodiesel no ano passado.

Programa Pesebem é apresentado a possíveis parceiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100393.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Representantes pelo Confinamento Malibu, empreendimento que será inaugurado no próximo mês de abril, em Campo Grande (MS), com capacidade para abrigar 50 mil animais, estiveram no último dia 25, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para conhecer o Programa Pesebem, que tem como finalidade promover a conferência da pesagem dos animais que chegam para abate nos frigoríficos, instalando balanças dentro das plantas industriais que são monitoradas por um software desenvolvido exclusivamente para o Programa.

Cesan e Incaper iniciam testes de uso do lodo de esgoto na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100383.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) começaram os testes para uso e manejo na agricultura do lodo proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A empresa enviou 64 toneladas de lodo às Fazendas Experimentais do Incaper de Sooretama e Pacutuba, Cachoeiro de Itapemirim.

Projeto do IMA de educação sanitária já conscientizou 3.500 crianças de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100380.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vem, há 16 anos, atuando expressivamente com programas de defesa sanitária em Minas Gerais, para o controle da sanidade animal e vegetal, visando o incremento do agronegócio. Um de seus colaboradores é o Projeto Sanitarista Mirim, executado pela Coordenadoria de Educação Sanitária do Instituto desde 2003, que envolveu, em 2007, 3.500 crianças do Ensino Fundamental da rede pública nos municípios mineiros.

Criação Comercial de Paca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28055.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Considerada um dos animais da fauna brasileira mais difíceis de se criar em cativeiro, rodeada de crenças populares sobre supostos problemas na reprodução, a paca não teve, num primeiro momento, uma explosão na criação em cativeiro, como aconteceu com outras espécies de animais, desde o início da década de 90. Por causa da qualidade de sua carne, considerada por muitos a melhor carne de caça, alguns criadores continuaram a experimentar técnicas para criá-la, atingindo sucesso a partir do ano de 1997.

Cria de Bezerros de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28054.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Para se ter rentabilidade na atividade de cria, o pecuarista precisa melhorar dois índices de grande importância: a taxa de desmama e o seu peso. Este curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo tem como objetivo apresentar técnicas e manejos para otimizar estes dois assuntos. Aborda: cuidados ao parto; manejo dos recém nascidos; identificação; dietas líquida e sólida; suplementação (creep feeding); sanidade; preparo e execução da desmama; e, avaliação do desempenho.

Mudanças climáticas globais e doenças de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27604.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As mudanças climáticas globais e suas conseqüências para o ambiente e para o homem constituem, atualmente, um dos temas mais polêmicos e de maior penetração no meio acadêmico. As alterações ocasionadas têm amplas proporções, afinal suas conseqüências são de escala mundial, tanto no campo econômico e agrícola, como no tecnológico e científico.

Espécies Vegetais Exóticas com Potencial para o Semi-Árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27603.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As pesquisas com espécies exóticas na região semi-árida brasileira visam buscar alternativas ao produtor para satisfazer suas necessidades socioeconômicas. Nesta publicação, são descritas dez espécies, fornecendo os seguintes dados: descrição botânica; nomes científicos, o nome vulgar, as formas de propagação; pragas e doenças mais comuns; a utilização e o manejo cultural. Esta obra servirá como fonte de pesquisa e consulta para todos os interessados em conhecer o comportamento cultural e a utilização dessas plantas no semi-árido brasileiro.

Pesquisar este blog